quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Luara


Sendo relativamente conhecido na região onde moro, sudeste do Brasil, obtendo 207 registros em 2015 no estado de São Paulo (dados ARPEN/SP), o nome Luara sempre despertou minha curiosidade. O som me agrada, a grafia baseada em um anagrama de Laura, a associação com a palavra luar e a origem incerta me motivaram a criar um post sobre ele. Recentemente admitido em Portugal, acredito que muitas pessoas, entre brasileiros e portugueses, gostariam de saber mais sobre Luara. Em minhas pesquisas descobri interessantes fatos associados à esse nome que compartilho agora com os leitores d'O Blog dos Nomes.

Para mim, de imediato, Luara remete à palavra luar, a luz da lua. Existe a chance que essa ligação tenha origem indígena, abordaremos esse fato mais à frente. A impressão que me passa é de ser uma elaboração feminina para essa palavra e, sendo assim, o nome ganha contornos especiais, pois aqui acontece a ligação de Luara com a lua, e, consequentemente com a sensibilidade, o romantismo, com noites banhadas de luar...sem dúvidas uma bela associação! Reforçando a ligação com a lua, temos A Lenda de Luara, um lindo conto criado por Maria de Lourdes Aragão, a Dalinha Catunda, poetisa, escritora e cordelista brasileira. Publicado originalmente no jornal O Diário do Nordeste, em 2005, A Lenda de Luara conta a história de uma linda menina, que segundo a autora "era filha do rio e afilhada da lua". "Aparecia "vestida em gotas de orvalho refletindo a luz do luar". De acordo com esse conto, Luara seria a mãe de São Jorge, o guerreiro que vive na lua. A história completa pode ser lida clicando aqui.

Além de ser uma possível forma feminina da palavra luar, existe a hipótese que Luara seja um anagrama de Laura. Algum escrivão acidentalmente teria registrado alguma Laura como Luara e o nome foi se propagando(essa é a hipótese que acho menos provável).

Luar e Laura? Eu estava quase convencida que Luara poderia ter uma dessas origens, e que seria um nome exclusivo do Brasil, mas eu disse quase! Não estava convencida por completo. Então pesquisei um pouco mais e me deparei com Luara Hayrapetyan, uma jovem cantora russa com ascendência armênia, participante do concurso Eurovision da Canção Júnior, em 2009. Ela também é conhecida como Luara Melody. Pelo que vi essa menina não tem parentes brasileiros (se estiver enganada, podem me corrigir), como esse nome foi parar na Rússia e na Armênia então? Não sei se os pais da Luara Hayrapetyan conheceram o nome assim, mas o fato é que Luara está presente em vários livros e sites internacionais (e nacionais também), como o nome de uma entidade pertencente ao movimento esotérico e religioso Grande Fraternidade Branca.

Não sou especialista no assunto, mas pelo que li a Grande Fraternidade Branca é uma fraternidade hierárquica celestial, composta de seres etéreos como anjos, arcanjos e seres elementais. Esse movimento está presente em vários países, desde o século XIX. Percebi que há uma mistura de personagens de diversas mitologias entre as divindades. Luara seria a companheira do deus romano dos mares,  Netuno (em Portugal Neptuno) e juntos eles regem o elemento água, tendo as Ondinas (os seres elementais da água) sob sua responsabilidade. Netuno/Neptuno e Luara governam os sete mares, que correspondem aos sete planos da existência. Também fiquei em dúvida de onde um movimento internacional antigo descobriria o nome Luara. Como disse, na Fraternidade Branca há a mistura de divindades de diferentes mitologias, e me lembrei de Iara, que na mitologia indígena brasileira é a sereia dos rios e águas, também conhecida como mãe d'água. A ligação com Luara é nítida, já que ela também é uma divindade da água. Creio que venha de Iara a elaboração de Luara dentro dessa corrente religiosa. Para conhecer mais nomes usados na hierarquia celestial da Fraternidade Branca(muitos são interessantes) clique aqui.

Em alguns sites nacionais a origem de Luara consta como indígena, e seria ligado à lua. Pelas minhas análises e pesquisas, Luara pode ter mesmo origem indígena, mas seria através de Iara, um nome proveniente do tupi Ig-iara. Uma possível mistura da palavra lua com Iara. Através dessa livre associação, podemos dizer que o significado do nome Luara é "sereia banhada pela luz do luar".

Em Portugal, o nome foi admitido em 2016, uma boa notícia para os portugueses! Como até o ano passado ainda não constava da lista de nomes aceitos, Luara obteve apenas 1 registro em 2015, provavelmente essa menina seja filha de pais portugueses com dupla nacionalidade ou estrangeiros. Para os próximos anos, acredito que os registros aumentarão, já que  Luara parece se encaixar no estilo de Luena, nome que está no top 100 do ranking português.

Como referências ao nome Luara, além da já mencionada Luara Hayrapetyan, podemos citar Luara Quaresma, escritora e blogueira brasileira e Luara Russomano, filha do político e repórter brasileiro Celso Russomano.

Seja qual for a origem de Luara, a imagem que faço desse nome é a de uma noite enluarada com um céu repleto de estrelas envolto em muitos sonhos!
E para vocês, como esse nome é visto? Já o conheciam?

Fontes consultadas:

Behind the Name, Diário do Nordeste, Grande Fraternidade Branca, Ascended Master Index, Acessando a Divina Luz, Arpen/SP, IRN Portugal, Suaveolens, Dicionário de Nomes (autor: Nelson Oliver), O Livro dos Nomes (autora: Regina Obata), Wikipédia.

66 comentários:

  1. Respostas
    1. eu amo meu nome, é único, sempre fui única nas escolas, nos lugares, na faculdade, acho diferente e linda essa conexão com a lua, se não fosse meu, seria da minha filha, sinto uma energia enorme nele :)

      Excluir
  2. Conheci uma garota com esse nome, gostei da forma como post foi abordado e também pela inovação em citar as fontes.

    ResponderExcluir
  3. Prefiro Luar, mas gostei muito do post! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não gosto de Laura,Luara é um nome lindo! Foi o nome q inventei em 76 e coloquei na minha 2a filha e ela é guerreira e forte Anos após meu pai achou um CD c o nome q dizia ser uma deusa guerreira.Q ela é Não sabia q é TB a deusa companheira de Netuno.

      Excluir
    2. Tenho uma filha Luara de 11 anos. O primeiro significado q encontrei na época, é de q Luara é a primeira estrela q brilha no céu. Ela adorou ouvir essas outras versões!!

      Excluir
  4. Não gosto, mas acho melhor que Luana sem dúvida. Simpatizo com Luar.

    ResponderExcluir
  5. Amei
    Estou grávida de 5 meses... eu queria Helena e meu marido Luara... ele já havia me convencido em chamá-la de Luara, mas depois de ler A Lenda de Luara e seu post... me apaixonei pelo nome... minha bebê chamará Luara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Joyce, fico muito feliz que o post tenha contribuído na sua escolha, muito bonita por sinal! Parabéns pela sua Luara!

      Excluir
    2. Olá, Joyce!
      Meu nome é Luara e meu nome foi escolhido por mim hehe Minha mãe sonhou.
      Nada acontece por acaso né? Coloquei aqui "sem querer" e você está aí querendo ter uma Luarinha.
      O significado no nome é : a primeira estrela que brilha no seu ou primeira luz do dia. A origem é indígena !❤

      Espero que sua bebê ame taaaanto o seu nome, assim como amo o meu!
      Beijos e felicidades à sua família.

      Excluir
    3. Primeira estrela que brilha do CÉU*

      Excluir
    4. Ela vai amar muito esse nome! Assim como eu amo!

      Excluir
    5. Olá sou mãe de uma linda menina chamada Luara, para trabalhos escolares pesquisei o seu nome é encontrei as seguintes informações: Tupi guarani luz da lua, e origem italiana, espero que gostem, nós amamos

      Excluir
    6. Olá, eu me chamo Luara quem escolheu foi minha madrinha. Ela achava Luara um nome muito lindo só que minha mãe não queria colocar! Só que minha madrinha falou pra ela que não tinha quase ninguém com esse nome lindo, eu vi a lenda do meu nome e achei muito interessante e legal!

      Excluir

    7. Olá me chamo Luara , amo meu nome também 😻😻estou esperando uma menina , e adivinha vou chamar de Helena que é lindo também ,seu comentário chamou minha atenção na hora Joyce Cristina ehehe .. lindo post amei de verdade 🙏❤️

      Excluir
  6. Eu acho engraçado estes pessoas que não gostam do nome, virem perder seu tempo ao ler toda a história da narrativa para no final escreverem que não gosta. Se não gosta, não perca seu tempo aqui. Amo meu nome, amo o teu significado.

    ResponderExcluir
  7. Adorei o post, eu não conhecia essa história. Mtooo legal mesmo!!

    ResponderExcluir
  8. Amei seu post, amo meu nome!!
    Tenho 28 anos e as 2 Luaras que conheci na vida eram bem mais novas do que eu.
    Meu nome foi escolhido pela minha avó, no dia do meu nascimento ela sofreu um grave acidente e enquanto estava desacordado sonhou com uma pessoa falando para ela que este deveria ser meu nome!!! Amo o significado do meu nome e em especial a origem do meu!!
    Obrigada pela bela pesquisa!!!! 💙💙

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luara, nós é que agradecemos a visita e a parilha da sua história conosco. Ficamos felizes que tenha gostado do post, foi feito com muito carinho :)

      Equipe O Blog dos Nomes

      Excluir
    2. Minha mãe também conta que sonhou com meu nome, que nunca havia ouvido esse nome antes. Com certeza é um mome especial!

      Excluir
  9. Eu coloquei o nome Luara à minha filha em Portugal em 2007 :) Filha de uma portuguesa e de um brasileiro :)

    ResponderExcluir
  10. Amo meu nome Jamille Luara

    ResponderExcluir
  11. Nós tb ficamos felizes com sua visita Luara :) Abraços!

    Equipe O Blog dos Nomes

    ResponderExcluir
  12. Ah, eu amo meu nome. Amo mais ainda essa "peculiaridade" dele. Quando criança não gostava, queria trocar, rs. Hoje penso que se não fosse meu, Luara seria o nome da minha filha. Minha mãe quando criança conheceu uma Luara e se apaixonou pelo nome, botou na cabeça que quando tivesse uma filha se chamaria assim, anos mais tarde.. cheguei!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também quando criança não gostava do meu nome.
      Hoje eu amo de paixão!!!!!!!
      Diferente e bonito para escrever e falar.

      Excluir
    2. Nome da Minha Filha, que virá ao Mundo daqui alguns dias... Luara Eduarda.

      Excluir
  13. Eu usava esse nome no meu email, não sabia que era tão comum, nunca conheci uma Luara, mas meu marido se encantou com o nome através do meu email. Namoramos pela internet e ele achava que era meu nome. Agora estou grávida de uma menina e ele já decidiu que será Luara. No começo não tinha aceitado muito, mas depois de ler os significados estou encantada. Confirmado, minha princesa se chamará Luara.

    ResponderExcluir
  14. Nome da minha bebe q nasceu em janeiro (2018) e o nome de uma amiga que conhevi 16 anos atras. Me apaixonei e nunca tive duvidas que eu teria uma Luara um dia ❤️ obrigada por dividir com todos nós esse POST lindíssimo

    ResponderExcluir
  15. O nome da minha pequena ! Luara , desde a adolescencia falava que quando tivesse uma filha seria Luara, nao sei onde vi o nome mas minha filha se chama Luara e acho maravilhoso!

    ResponderExcluir
  16. Boa noite tenho uma linda filha que se chama Luara Sofia e ela tem 7 anos só ela na escola toda .tem este nome maravilhoso.

    ResponderExcluir
  17. Rsrs meu nome é Luara mas em ambientes públicos respondo por Laura também 😂 sempre amei os dois ♡

    ResponderExcluir
  18. O nome da minha bebê que nascerá em fevereiro 2019. Eu e minha família amamos esse nome. Viva todas as Luaras!!!!

    ResponderExcluir
  19. nunca parei pra pesquisar meu nome que e tao diferente. amei

    ResponderExcluir
  20. Eu tenho uma filha que se chama Luara e ela amou esse significado! Sereia banhada pela luz do luar. Ela ama sereias e a lua também! Obrigada pela sua pesquisa!

    ResponderExcluir
  21. Estou grávida e Minha filha se chamará Luara , amei esse significado! Só conhecia como a primeira estrela que brilha no ceu .

    ResponderExcluir
  22. Gosto de nomes peculiares e que tenham haver com a criação de Deus a natureza e o místico. Quero que minha filha se chame Luara Marisol.para iluminar minhas noites com a luz do luar e o meu dia com a luz do sol.obrigada pelo post!

    ResponderExcluir
  23. Quando eu era criança não gostava do meu nome por ser diferente e todos não consegui pronunciar de primeira... E sempre me chamarem de Laura eu nunca gostei de trocarem meu nome ...e com o passar do tempo passei a a ama-lo pelo mesmo motivo de não gostar antes... Pq ele além de diferente é lindo também.

    ResponderExcluir
  24. Sempre gostei muito desse nome Luara ... Mas amo nomes compostos então pensei em Helena Luara ou Luara alguma coisa KKK sugestões?

    ResponderExcluir
  25. Amei a história, não conhecia nem a história e nem o nome e tô apaixonada <3 quem sabe não vem uma nova Luarinha por aí? Kkk e ah a primeira vez que eu vi foi no sbt fizeram um programa com uma menina indígena muito fofa com esse nome por isso acredito que sua origem é indígena mesmo (:

    ResponderExcluir
  26. Olá, minha filha nasceu em 2000 e se chama Luara...até então nunca tinha ouvido falar no nome mas coloquei por associar com luar...Obrigada pelas pesquisas.

    ResponderExcluir
  27. Minha filha chama luara tem 4 aninhos nasceu em 2015 escolhi o nome juntando meu nome naiara com o do meu esposo Lucas e ficou luara este nome é lindo escolhemos antes mesmo de me casar ela é linda inteligente e tem uma memória brilhante ❤🤩

    ResponderExcluir
  28. Ah eu amo meu nome, qndo eu era criança achava muito feio depois que eu vi a história do meu nome e o significado! Me apaixonei, o nome da minha prima é Luara Nicolly na minha familia agr tem 2 Luara

    ResponderExcluir
  29. Minha filha tem 22 anos e a batizei com esse nome lindo! Na época vi uma reportagem sobre duas irmãs indígenas e uma delas era Luara. Na reportagem dizia que significava "senhora da Lua" e isso me encantou!

    ResponderExcluir
  30. Olá, meu nome também é Luara! Minha mãe não conhecia o nome quando escolheu, mas sonhou com ele. Ela tinha 24 anos e estava prestes a abortar por que tinha medo da reação dos meu avós já que o pai não queria saber de mim. Ela acabou dormindo após a desistência e sonhou que a lua conversava com ela juntinho da janela encorajando-a para que continuasse. Quando acordou mamãe ficou tão maravilhada que disse a seguinte frase tomara que Luara todos os dias da minha vida e assim escolheu o nome, após isso ela fez uma poesia contando a história, ao qual eu tenho muito carinho e guardo até hoje

    ResponderExcluir
  31. Tenho uma neta.Luara.escolha da mãe antes de falecer por eclampsia..muito lindo. Gostei da matéria..

    ResponderExcluir
  32. Olá, boa noite!
    Sempre fui apaixonado pela a Lua, e por causa disso, na hora da escolha do nome de uma das minhas filhas tive a grandeza de achar esse nome maravilhoso, a minha Luara realmente é muito enluarada, filha linda, iluminada mesmo!
    Parabéns pela pesquisa.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  33. Me chamo Luara, lua, lua clara. Certa vez li que esse seria um dos possíveis significados e achei lindo. Tenho grande identificação com a lua, as faces da lua. Após anos odiando meu nome e não sabendo onde minha mãe encontrou-o. Se hoje ainda é incomum, imaginem em 1991.

    Esclarecendo que Luara não seria a companheira de Netuno e sim sua contraparte feminina, o lado feminino do Deus Netuno. É uma informação cujo fundamento mitológico não encontrei, mas aproveitando o que foi dito, imagino Poseidon (Netuno) aos mares e a Lua ao ceú (Hécate). Hécate era a Deusa protetora dos navegantes contra a temível ira de Poseidon. Também conhecida como a Deusa dos dez mil nomes. Sendo sua contraparte feminina era o que equilibrava o masculino, evitando as ira do Deus Netuno nos mares. Bem sabe-se que é a força da lua que rege as marés. É uma tentativa de explicação ao que foi dito. Enorme abraço e obrigada pelas informações.

    ResponderExcluir
  34. Meu nome é Luara, minha mãe disse que tem origem indigena ,que siguinifica o primeiro raio de luar, sempre achei meio vago mas apartir desse post passei a ter cada vez mais orgulho!<33
    muito obrigada,meu insta é @saturnada e minhas artes que posto lá são bem parecidas com a essas energia lunar, cada vez mais me identifico!

    ResponderExcluir
  35. Meu Nome é Luara e Amo esse nome é o seu significado

    ResponderExcluir
  36. Eu me chamo Luara e não sabia nenhuma dessas coisas da origem do meu nome, minha mãe resolveu colocar esse nome em mim acredito que por pouca criatividade pois minha irmã mais velha já se chama Luana. Gostei muito de ler essas coisas mas acho que ainda falta muitas coisas sobre a origem desse nome.

    ResponderExcluir
  37. Olá... Eu tive uma bebê dia 15/04 desse ano e adivinhem? Coloquei nela o nome Luara. Ela é linda, risonha. Acho um nome não muito comum e muito, muitooo bonito. Soa bem aos ouvidos. Tirando que a história do nome tbm é interessante e especial, né? Significa filha do Rio, afilhada da Lua. ❤️ Nome muito lindo, amo o nome, amo minha filha, amo minha Luara.

    ResponderExcluir
  38. A primeira vez que ouvi esse nome foi á muitos anos na TV. Eu era adolescente, e desde aquele dia decidi q minha futura filha se chamaria Luara.
    Hj sou casada e estou tentando engravidar da minha Luarinha����

    ResponderExcluir
  39. Amei o post. Minha filha nasceu em 2020 e a batizei com o nome Luara Ruby. Sempre amei a Lua por isso o nome Luara, e Ruby é uma joia rara, uma preciosidade.

    ResponderExcluir
  40. Me chamo Luara, meu Pai criou um pequeno verso com meu nome.

    A Lua cheia em noite clara, com muito amor nasceu Luara.

    Sou apaixonada com meu nome é sempre foi pronunciado errado no primeiro momento de leitura e eu já fico pronta para a correção “não é Laura é sim Luara”. E as pessoas já falam que diferente, lindo o seu nome. Rsrsrs

    ResponderExcluir
  41. Meu nome é Luara. Amo o meu nome. Conheço poucas na mesma faixa etária que eu...tenho 40 anos. A maioria é mais nova. Uma vez li num blog uma lenda contada por um cacique que dizia que Luara é uma deusa, a mais bela da aldeia, de dia uma deusa, de noite se torna uma ave, arara, a mais bonita da flora. Gostei muito da sua publicação :)

    ResponderExcluir
  42. Minha filha chama luara . Dá nervoso qdo chamam dela de Laura. Um dos nomes mas lindos que já vi . Não podem confundir . Duro que é até na escola. Os professores .

    ResponderExcluir