sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Ludovico


Um nome simpático e energético. Divertido, até certo ponto! São as sensações que Ludovico me transmite! No entanto, acho complicado recomendá-lo como um nome masculino para utilização em 2016. Acredito que o seu uso requer uma paixão muito grande pelo nome e uma dose extra de extravagância e ousadia! Mas, confesso, muito me agradaria conhecer um pequeno Ludovico! Apreciaria essa irreverência da família!

Trata-se da forma latinizada de Ludwig que, por sua vez, advém do germânico Clodovech, um nome compostos pelos elementos hlud (famoso) e Wig (guerra, batalha). Assim sendo, Ludovico significa algo como o guerreiro famoso, um significado bem pomposo e imponente! Foi o nome de vários Reis dos Francos e Imperadores Romanos ainda que muitas vezes fossem escritos nas suas formas derivadas, Clovis e Louis, respetivamente! Assim é, de facto! Como podem já ter percebido, Ludovico é um nome que dá origem a vários outros, entre os quais Aloís, Aloísio, Lewis, Lucho, Luigi, Lou e, claro, um dos nomes mais bonitos que existe (na minha opinião) no panorama português e brasileiro: Luís & Luiz!

Ludovico nunca foi uma versão muito popular em Portugal e no Brasil, diria até, que não o apreciamos e que tornamo-lo um nome muito raro entre nós! De acordo com os dados do SPIE, entre 1920 e 1980, nasceram em Portugal apenas 63 homens com este nome, o que, claro está, é exemplificativo da sua raridade! Hoje em dia, é praticamente inexistente, não tendo havido um único registo em 2015. Em 2014, no entanto, foi registado um pequeno Ludovico e dois compostos: Artur Ludovico e Carlos Ludovico.

Podem estar recordados da personagem criada pela Disney, o Professor Ludovico, um cientista competente e muito esquecido, que seria um tio do famoso Pato Donaldo, nascido em Viena! Ludovico Einaudi é também o nome de um compositor e pianista italiano, com uma obra musical muito apreciada e, claro, o nome, na sua versão alemã, do incrível compositor alemão, Ludwig van Beethoven (1770-1827)!

Que acham de Ludovico?

8 comentários:

  1. Acho um nome engraçado e até um pouco caricato, talvez porque imediatamente me remete ao personagem da Disney. O vejo como nome de personagem. Adorei a foto, lindinha!

    ResponderExcluir
  2. Lembra-me o prof. Ludovico , do Tio Patinhas =p
    Não gosto do nome, mas acho engraçado =)

    ResponderExcluir
  3. Eu sou Ludovico, na minha adolescência o nome me incomodava, hoje em dia até sinto orgulho de ser chamado de Ludovico, na família me criaram vários apelidos o qual eu achava pior do que ser chamado de Ludovico, apelido como: Viquinho, Vico, Lud, Ludo. Terrível né? A todos os Ludovico do muito o nosso nome quer dizer "LÍDER GUERREIRO DESTEMIDO).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que realmente é motivo de orgulho! Obrigada pelo seu testemunho, Ludovico! :)

      Excluir
  4. O meu apelido é Ludovico e sou portuguesa

    ResponderExcluir
  5. Meu nome é Ludovico Guedes. Nasci em Recife-PE em 04/10/1960. Tenho satisfação em ter este nome diferenciado. Origem do meu avô e carrego Neto no final do meu nome

    ResponderExcluir