segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Maja


Há uns dias estava a "passear" pelo instagram e deparei-me com a página de uma jovem cheia de estilo chamada Maja. Nunca tinha contactado com o nome, por isso fui logo pesquisar sobre ele. 

Segundo o Behind The Name, Maja pode ter duas origens. Por um lado é considerado uma variante de Maia, e nos países onde é mais usado - Suécia, Polónia, Dinamarca, Eslovénia, Noruega, Croácia, Hungria, Áustria - lê-se exatamente como o nome "Maia" (o "j" tem som de "i"), ou seja, muda apenas uma letra. Por outro lado é ainda considerado um diminutivo de MariaMaja terá então como significado o mesmo de Maia e/ou de Maria: "mãe", "senhora". 

Se seguirmos as regras do português para ler Maja, este vai perder um pouco o interesse, se bem que nem desgosto do som do "j" - acho-o exótico. Mas nem isso seria um grande problema, visto que recentemente foi aprovado Chloe, que segundo a língua portuguesa se leria "Xloe", visto que "ch" equivale a "x". Mas como estamos perante um nome, e como nomes não se traduzem, devemos manter o que de estrangeiro há nele: grafia e pronúncia. O mesmo se poderia passar com Maja, caso viesse a ser admitido em Portugal - não vejo por que não, se temos Maia. E agora que penso, as semelhanças que partilha com Mara, que está bem colocado no top 100, podiam torná-lo querido entre muitos portugueses. 

Acredito que Maja fosse bem recebido no Brasil. É mais uma opção para quem gosta de Maia, Mayah, Mayana ou Amaya, por exemplo. Além disso, e apesar de ser muito usado em países nórdicos, vejo em Maja uma aura exótica e hippie que equiparo aos nomes indígenas tão apreciados por muitos brasileiros. E não sei porquê não consigo evitar pensar em duas irmãs Maja & Isis ou Maja & Íris

Não conhecia Maja mas simpatizei assim que o vi. Gostei da ligação a Maia e a Maria e adoro as energias positivas que me transmite! E vocês, gostaram?

5 comentários:

  1. Adorei o texto Pilar, me fez simpatizar com Maja! Realmente ele tem um quê de exótico e hippie. Me lembrou o nome Nágila.

    ResponderExcluir
  2. Gostei, lido MaJa mesmo :) Tem um toque de misticismo que me agrada, mas não usaria :)

    ResponderExcluir
  3. Eu acho mais bonito Maja do que Maya. Mas não sei se eu usaria

    ResponderExcluir
  4. O problema de Maja é que lembra um pouco a palavra "naja" (nome dado a uma cobra)...ou "macha"...talvez, no Brasil não caia tão bem assim...Mas depende muito do gosto dos pais e da ousadia e se vier uma Maja seja muito bem-vinda!

    ResponderExcluir
  5. Eu me chamo maja suaany e adoro este nome

    ResponderExcluir