sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Oureana


Oureana é um nome do qual gosto bastante, pelas razões que vos vou apontando ao longo deste post. É, sem dúvida, um nome raríssimo, sendo a sua versão Oriana a mais bem aceite pela população em geral, porém, sou-vos sincero, não gosto de Oriana, nem lhe acho metade da graça que Oureana tem.

Este nome tem uma origem incerta, porém associa-se ao latim aurum que significa “ouro” ou à palavra também latina oriri que quer dizer “nascer do sol” ou “amanhecer”. Ambos os significados são lindos, e dá um acréscimo a ideia que tenho a pensar em Oureana: uma duquesa de cabelos louros e reluzentes como o ouro dos tempos medievais.

Pesquisando, encontrei uma lenda relativa à cidade portuguesa de Ourém, que a nossa Telma Oliveira nos conta no seu post de Oriana: “Conta a lenda que por volta de 1136, andava o primeiro rei português, D. Afonso Henriques, nas suas conquistas aos mouros quando, na noite de S. João, em Abdegas, um dos guerreiros e amigo de rei, Gonçalo Hermiges, se cruzou com a formosa moura Fátima, e por ela ficou enfeitiçado. Entre trovas e carinhos apareceram armados vários mouros irados contra quem Gonçalo lutou sozinho e corajosamente para salvar a sua amada (sim, depois de umas cançõezitas, já era a sua amada!). Poucos dias mais tarde a bela moura converteu-se ao cristianismo e foi baptizada com o nome Oureana, como Gonçalo a tinha chamado numa das canções. Tanta fama teve a sua beleza e a força do seu amor que o povo trocou o nome de Abdegas pelo de Ourém.”

Mais uma razão para adorar Oureana, é um nome com história! Para além de Oriana, este nome também tem as variantes portuguesas medievais Oroana e Ouroana que o originaram, mas que se tornaram demasiado inviáveis para a nossa atualidade, e as internacionais Orianna, Oriane e Orianne.

A nível de registos, apesar de constar como aceite na lista do IRN, não obteve nenhum em 2015, e tampouco no estado de São Paulo, no Brasil os houve, o que me deixa bastante triste. Por ser um nome muito raro, não encontrei nenhuma referência a Oureana para além da lendária moura.

Pensando nos meus nomes favoritos, consegui fazer alguns compostos com este nome, como por exemplo: Amália Oureana, Penélope Oureana, Luísa Oureana/Oureana Luísa, Oureana Belém, Oureana Clarisse…e porque não, Oureana do Mar? Como pares perfeitos enuncio Oureana & Eleonora (adoro!), Oureana & Aurora e Oureana & Aurélia.

Poderá este nome vir a ser mais utilizado pelo povo falante da língua portuguesa?

10 comentários:

  1. Acho que o início Ou, apesar de remeter ao ouro, deixa o nome um pouco pesado e até com dificuldade de pronúncia. Oriana já é bem mais fluido.

    ResponderExcluir
  2. Não desgosto de Oureana mas para mim Oriana tem outro encanto.
    Aurora & Oriana, o par mais que perfeito, sem dúvida! <3

    Ana Carvalho.

    ResponderExcluir
  3. Gosto de ver Oureana como um antepassado de Oriana :)

    ResponderExcluir
  4. Acho um nome soberbo :) Muito elegante e bonito. Também gosto de Oriana, mas aprecio mais esta grafia: parece que o "ea" torna o nome mais brilhante, mais leve, mais transcendental, até! O facto de ser um nome medieval muito popular na altura também me faz gostar ainda mais dele. Acho lindíssimo :)

    ResponderExcluir
  5. Não gosto, nem de Oureana nem de Oriana. Não vejo piada nestes nomes.

    ResponderExcluir
  6. estou com a Pilar nesta: não gosto de Oureana nem Oriana :/

    ResponderExcluir
  7. Olha que interessante! A minha filha chama-se Oureana e foi a primeira a ser registada em 2005 em Portugal. Para isso tive que efetuar um pedido porque o nome com essa grafia não estava registado. Pertenço ao conselho de Ourém e sempre me encantou esta lenda de Oureana.
    Tive que efetuar as mesmas pesquisas que tu para legitimar o nome junto do registo Civil. Assim a minha princesa tornou-se a primeira Oureana de Portugal dos tempos modernos!

    ResponderExcluir
  8. Olha, eu gosto muito mais de Oureana do que Oriana! Mas ficaria com a simplicidade de Áurea! Tenho pronunciado mais o nome Oureana e tenho achado tão chique! Oureana & Olímpia ou Oureana e Ornella - seria um par de irmãs maravilhosamente pomposo e sobeeeerbooo!!! Chique demais!

    ResponderExcluir