sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Samira


Samira, um nome feminino de raízes árabes e indianas, recentemente acrescentado à lista de nomes autorizados em Portugal e que não tem sido indiferente a várias famílias!

Em árabe trata-se da versão feminina do nome Samir que tem um dos significados mais cativantes com que já me deparei: companheira das conversas ao entardecer. Como se a sonoridade por si só já não fosse amorosa e diferenciada, Samira chega até nós com este significado muito bonito que cria um cenário imaginário muito vívido do cair do dia passado na boa companhia de alguém especial.

Simultaneamente é também um nome de origem indiana, sendo novamente a forma feminina de Samir, que nesse caso vem do sânscrito e significa vento, ar

Embora só recentemente tenha sido adicionado à lista existe o registo de duas Samiras em 1949, três em 1963 e duas em 1968. Mais recentemente, em 2013 nasceram 22 meninas com este nome em Portugal e, no ano seguinte, 13, juntamente com os compostos, Luana Samira, Luna Samira, Samira Alexandra, Samira Aline, Samira Aurélia, Samira Filipa, Samira Isabela e Yara Samira. Em 2015 foram registadas, ainda 12 meninas com Samira como primeiro nome!

E não posso deixar de comentar que o possível significado por detrás do composto Luna Samira é absolutamente maravilhoso e inspirador (a lua companheira das conversas ao entardecer).

No Brasil sua frequência em todo o país é de 38.253 pessoas, com maior destaque de uso no estado do Maranhão. Atinge sua popularidade mais alta durante os anos 2000.

Este é um nome feminino popular entre muitos países árabes, entre os quais a Arábia Saudita, Iraque, Paquistão, Irão e Egipto, existindo várias mulheres destas nacionalidades a se destacarem em várias áreas do saber ou das artes. Dou especial destaque a Samira Bellil (1972-2004) a ativista feminista francesa devota às causas da discriminação da mulher muçulmana nos países ocidentais, a atriz americana Samira Wiley com trabalho de destaque na série televisiva Orange is the New Black e Samira Said uma cantora marroquina de grande sucesso no seu país.

Pessoalmente, demorei algum tempo a conseguir apreciar este nome por me ter causado alguma estranheza e fiquei admirada com a aceitação desta nova entrada no nosso país. Depois de muito pensar sobre ele e de ter pesquisado aprofundadamente, vejo hoje em Samira um nome bem bonito e diferente para as nossas realidades. Perfeitamente recomendável!

Que pensam sobre Samira?

18 comentários:

  1. gosto :) E fiquei encantada com o significado! Dos mais bonitos que me lembro :)

    ResponderExcluir
  2. Acho um nome bem bonito! No Brasil é um nome conhecido, relativamente usado, não causa estranhamentos. O significado é encantador! A foto está lindíssima, transmite a aura do nome!

    ResponderExcluir
  3. Eu e minha mãe amamos o significado desse nome, tanto que ela resolveu colocar esse nome em mim ^-^

    ResponderExcluir
  4. o nome da minha filha e assim Samira Agiar Tavares ela tem 11 anos de idade,eu e minha esposa escolhemos esse nome por ser meio arabe e meio indigena como o nome de sua prima ela tambem se chama assim,eu vou chama-la aqui nesse comentario como sah para ficar mais facil. A sah e exatamente assim como esta escrito na descriçao de seu nome,ela e muito vaidosa, gentil..quando ela quer kkk,ela e muito amiga e conselheira como diz as suas amigas e todo o resto que esta escrito no significado de seu nome. Como ela e muito tipo MUITO MESMO boa com essas coisas de combinar roupas fazer maquiagens mas e obvio que combine com a roupa,fazer uns penteados com o cabelo as amigas dela chamam a sah para suas casas para a sah combinar ´´looks´´ fazer maquiagens e o cabelo em eventos. E quase que me esqueço ela e muito boa em desenhar faz desenhos bem realistas pelo menos para a idade dela e bem realista ela quer ser estilista quando crescer,tanto que ela so desenha vestidos para as pessoas que a pedem..ela diz que quando crescer e se tornar uma estilista...[ela n vai desistir desse sonho nunca,a n ser que n se realize futuramente]sabe,os desenhos de vestidos que ela desenhou para as suas amigas ela ira costurar[fazer]os vestidos que ela desenhou para as suas amigas isso n e legal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo. Também gosto de maquiagens e desenhos realistas

      Excluir
    2. O nome da minha filha e samyra Vitória pq foi a vitoria qui Deus mim deu


      Excluir
  5. eu errei,eu quis dizer que nome dela e Samira AGUIAR Tavares kkkk o texto e tao grande que eu me embolei mds..

    ResponderExcluir
  6. eu n sei pq mas o meu nome e Romano Tavares eu n sei pq n ta mostrando

    ResponderExcluir
  7. O meu nome é lindo Samira sou maravilhosa mas apesar que eu só tentava risos.😝😋😁😂

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E lindo mesmo o meu nome tambem e samira eu amo o meu nome apos ele e o unico lindo ne pois eu sou ridicula

      Excluir
  8. Bom agora eu sei que kauan não conbina com migo eu sou feia e nimguem quer ficar com migo eu tenho 13

    ResponderExcluir
  9. Acho um nome lindo mais pouco usado aonde eu moro

    ResponderExcluir
  10. Aaaa meu nome é um pokim diferente mais da na mesma ksks

    ResponderExcluir
  11. Meu pai me deu esse nome justamente por esse significado, eu sinceramente gosto muito

    ResponderExcluir
  12. Recentemente fui muito criticada como mãe, por ter colocado esse nome na minha filha, pois pesquisando GOOGLE, sai como se fosse uma put@, incestuosa e pior quando fala da personalidade.
    Na Bíblia nem menciona o nome SAMIRA, podia ser outro nome qualquer... Por que a Samira é a mulher com aquelas qualidades que o Google coloca. Mandei Feedback pro Google porque tudo sobre o nome SAMIRA está incoerente. Vocês que chamam SAMIRA pesquisem o GOOGLE é mandem FEEDBACK. Absurdo colocar significados como esse que o GOOGLE colocou para o nome SAMIRA.

    ResponderExcluir