sábado, 6 de fevereiro de 2016

Tomásia


Ultimamente tenho-me encantado por nomes que são a versão feminina de nomes bastante utilizados e maioritariamente conhecidos no masculino, como Bernarda, Cipriana, Eduarda, etc., e este é mais um deles: Tomásia. Apesar deste nome ainda não me ter conquistado por completo, fui descobrir mais sobre ele.

Tomásia, é, evidentemente, a versão feminina portuguesa de Tomás, a nossa variação do nome Thomas, que se origina através do nome aramaico  תָּאוֹמָא (Ta'oma') que significa "gémeo". Há outras versões femininas de Thomas para além da que falamos hoje, como em inglês Tamsin, Tamsyn, Tamsen, Tamzen, Thomasina e ainda Tomasa, em espanhol.

Tomás é um nome muitíssimo popular em Portugal, encontra-se na 7ª posição do ranking em 2015, enquanto Tomásia nem lá perto, pois obteve apenas um registo. No Brasil, penso que há ainda uma menor receção a nomes antigos, portanto Tomásia ainda é menos popular do que por cá, em 2015 não obteve nem um registo.

Como referências a este nome apresento-vos duas, uma portuguesa e uma brasileira: em Portugal, temos Tomásia Alves, presidente e diretora pedagógica do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira e também presidente da Associação Notas e Sinfonias Atlânticas, a associação que gere a Orquestra Clássica da Madeira. No Brasil temos Maria Tomásia Figueira Lima, abolicionista quem 1882 participou na fundação da Sociedade Cearense Libertadora, cujo objetivo era lutar pela abolição da escravatura, tendo-a presidido durante algum tempo.

Admito que fiquei mais interessado neste nome quando tive conhecimento de uma Tomásia com uma idade relativamente próxima da minha, e gostava que ainda nascessem mais algumas, não se tornado num nome extinto nos nossos dias. E vocês, gostariam de ver uma pequena Tomásia?

11 comentários:

  1. Antes de ler o texto o nome não me dizia muito, mas após tomar conhecimentos das referências(uma ligada à música clássica e a outra uma abolicionista), passei a nutrir simpatia. Prefiro a versão masculina, Tomás, mas gostei muito de saber mais sobre Tomásia!

    ResponderExcluir
  2. Não gosto nada deste nome... mas também detesto o masculino...

    ResponderExcluir
  3. Começo a acabar graça ao nome...mas não posso dizer que gosto.

    ResponderExcluir
  4. Minha Mãe se chamava Tomazina ,se viva fosse teria 80 anos.

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Minha bisa avó tinha o sobrenome de Tomazia, Emilia Tomazia Garcia, procura ascendentes...
      (31) 994126343 whatsapp

      Excluir
    2. Haha também levo o sobrenome tomásia por conta da minha bisá avó, única diferença é que o meu se escreve com “s”

      Excluir
  6. Minha tia avó 😍 se chama Thomazia

    ResponderExcluir
  7. Olá, eu me chamo Andreia Tomasia, adoro meu nome.

    ResponderExcluir
  8. Minha bisavô chamava Maria Tomásia.

    ResponderExcluir
  9. O meu nome é Tomasia mas, por causa de um erro no meu cartão de nascimento, passo a ser chamada de Tomácia. Mas amo este nome.

    ResponderExcluir