domingo, 14 de fevereiro de 2016

Valentim - Especial S.Valentim


O Imperador Romano Claudius II teria proibido os casamentos, para assim angariar mais soldados para as suas frentes de batalha. Um sacerdote da época, de nome Valentim, teria violado este decreto imperial e realizava casamentos em sigilo absoluto. Este segredo teria sido descoberto e Valentim teria sido preso. Enquanto estava preso, muitos jovens enviavam flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor. Entre as pessoas que enviaram mensagens estava uma jovem cega, Artérias, filha do carcereiro, que conseguiu a permissão do pai para visitar Valentim. Os dois apaixonaram-se e, milagrosamente, a jovem recuperou a visão. O bispo chegou a escrever uma carta de amor para a jovem com a seguinte assinatura: “de seu Valentim”, expressão ainda hoje utilizada. São Valentim fora um mártir que teria sido decapitado a 14 de Fevereiro de 269 d.C.

O significado:
Valentim, vem de do romano valentinus e significa valente e forte em latim. O que é muito curioso, é que este santo não podia ter um nome mais perfeito, dadas as circunstâncias da sua história. O sacerdote terá sido de facto valente, forte e corajoso ao levar a cabo todos os casamentos em segredo, contra as ordens do imperador. Poderia ter outro nome qualquer, mas se ele se chamasse Eduardo, Paulo ou Germano, não tinha a mesma graça! Isto faz com que o nome Valentim faça lembrar um homem forte, valente, romântico. Um nome de galã!

Os portugueses são românticos?
Entre os ingleses e americanos, Valentine (que é unissexo) não reúne adeptos. Um nome que praticamente nunca foi usado, e é um pouco visto como nome de "personagem", tenho ideia que olham para Valentine como quem olha para CinderelaValentina e Valentino, vão sendo mais bem aceites. Já os Europeus parecem mais românticos. Valentim/Valentin ocupa um lugar do top 100 na Áustria, França, Roménia, Suíça, Espanha e Portugal.
Em Portugal, Valentim é um nome que sempre foi usado, entre 1920 e 1980, sem nunca ser popular, tendo entrado em declínio por volta de 1971, e embora sem dados de 80 para a frente, acredito que até meados de 2000 não tenha ultrapassado os 10 registos por ano. Apostaria no regresso de Valentim ao Top 100 em torno de 2005-2009.

Fonte: Spie.pt

Nos últimos 5 anos Valentim instalou-se definitivamente no Top 100 de Portugal:


Fátima A.

Contribuiriam para o aumento do número de registos de Valentim em 2016?

4 comentários:

  1. Gostei muito de reler a história de S. Valentim. Considero um nome romântico mas cheio de força, não é à toa que é o meu top 1.
    Bom trabalho, Fátima!

    Ana Carvalho.

    ResponderExcluir
  2. A história de São Valentim é mesmo linda e o nome tem toda uma aura de romantismo que lhe confere muita meiguice. Gosto muito do composto João Valentim. Ótimo post, gostei dos gráficos super fofos!

    ResponderExcluir
  3. Que gráficos mais fofos! Adoro Valentim 😊

    ResponderExcluir