quinta-feira, 10 de março de 2016

Artemisa


Um nome feminino oriundo da Mitologia Grega, correspondente ao nome da Deusa da Caça, da vida selvagem, do parto e da virgindade. Artemis, Artemísia ou Artemisa, era vulgarmente representada como uma caçadora, com um arco e flecha na mão e, às vezes, acompanhada por um veado ou cão de caça. Uma autêntica guerreira e uma figura verdadeiramente marcante na Antiguidade Clássica! Era, ainda, a protetora das crianças pequenas e das raparigas, e foi também associada à lua e à magia! Na Mitologia Grega era considerada filha de Zeus e de Leto, tendo nascido no Monte Cinto, juntamente com o seu irmão gémeo, Apolo, o deus grego do Sol. A sua divindade romana correspondente era Diana, este nome bem mais comum entre nós do que Artemisa.

A origem do nome não é certa, ainda que várias teorias se tenham debruçado sobre este assunto e proposto uma etimologia. Pressupõe-se que possa estar relacionado com a palavra grega αρτεμης (artemes), que significaria segura ou com a palavra αρταμος (artamos), que significaria açougueiro (provavelmente relacionado com a sua propensão para a caça). Outras origens são propostas como a persa arta, art ou arte, que significam grande, excelente, santo; sendo que o nome também pode estar relacionado com a palavra arktos que significa urso.

Em Portugal e no Brasil o nome nunca foi popular, sendo que em Portugal está autorizado o uso de Artemísia e Artemisa, embora eu, pessoalmente, prefira este último. Durante o século XX nasceram, aproximadamente até 1980, 61 meninas chamadas Artemisa. Atualmente, o número de registos continua a ser escasso, sendo que em 2013, 2014 e 2015 não foi registado nenhuma vez.

No entanto, acredito que este é um nome muito bonito, ultra-feminino e com uma personalidade muito demarcada. É forte, relativamente internacional e marcante! Se conhecêssemos uma Artemisa, dificilmente nos esqueceríamos dela. O ser raro, neste caso, não é sinónimo de ser estranho. O nome não choca, é apenas diferente pela positiva e acredito que é uma escolha muito original para os nossos dias!

Como referências, destaco Artemisia Gentileschi, que pintou o famoso quadro Judite a decapitar Holofernes; e Artemisia, rainha de Halicarnassus, um reino na Ásia Menor, que terá mandado construir o maior e mais bonito monumento fúnebre para o seu querido marido, monumento que se tornou uma das 7 Maravilhas do Mundo Antigo! Para aqueles que gostam de desenhos animados, Artemisa era também o nome da gata de uma das personagens das Navegantes da Lua, na sua adaptação portuguesa.

Que acham deste nome? Adequado às nossas realidades?

27 comentários:

  1. É giro, mas sinceramente não considero muito usável para pessoa, prefiro ver em gatinhas ou cadelinhas! No entanto ia gostar de conhecer uma humana Artemisa ^-^

    ResponderExcluir
  2. Acho um nome perfeitamente usável, mas prefiro na versão Artemísia, que acho intrigante e com um quê de romantismo.

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. pois.... gosto não se discute eu sou Artemisa e gosto do meu nome

      Excluir
    2. Rsrs Minha xará também amo meu nome

      Excluir
  4. Prefiro Diana tanto pela sonoridade e pelos significados...Artemisa lembra aterrissa (verbo).
    Já Ártemis tem o problema de lembrar o nome para órgão genital masculino.

    ResponderExcluir
  5. Kkk meu nome amo meu nome Artemisa Sena😍❤

    ResponderExcluir
  6. Qual apelido se dá a esse nome ? Ele é lindo

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Meu nome e artemisa gostaria de mudar

    ResponderExcluir
  9. Meu mone é Artemisa e adoro meu nome muitos me chamam misa/arte

    ResponderExcluir
  10. Meu nome é Artemisa Andrade e também amo meu nome❤

    ResponderExcluir
  11. Me chamo Artemiza ,foi escolhido carinhosamente pelo meu irmão mais velho. amo meu nome. e algumas pessoas me chamam de "T".

    ResponderExcluir
  12. Eu sou Artemisa amo esse nome , meu chamam de arter , artemisía etc...

    ResponderExcluir
  13. Eu sou Artemisa. Tenho vários apelidos: Têh/ Téh/ Arte/ Tenisa/ Temisa/ Teca/ Artê/ Thezinha...

    ResponderExcluir