quinta-feira, 17 de março de 2016

Atlas


Um nome mitológico com uma energia absolutamente fantástica! Poucos se recordarão do titã grego em primeiro lugar, é certo, mas aqui o que é mais interessante é que Atlas, antes de ser um objeto (conjunto de mapas) foi, precisamente, um nome próprio! No entanto, se quiserem classificar Atlas como um nome literal acho perfeitamente aceitável e com uma conotação muito bonita, também, não tivesse eu um pequeno fascínio por mapas antigos!

Conforme comecei por dizer, Atlas era o nome de um titã da Mitologia Grega que fora condenado por Zeus a suportar o peso dos céus aos seus ombros. Esta lenda é conhecidíssima, embora seja comum o erro de assumir que Atlas suportava o peso do mundo. Se estivermos recordados, Hércules, num encontro que teve com Atlas, chegou a trocar de lugar com ele para que o velho titã pudesse descansar! Em sua honra, foi atribuído o nome de Atlas a uma cordilheira no Norte de África, por ser constituída por montanhas extraordinariamente altas! Em alguns escritos antigos Atlas também é apresentado com o nome Atlante, estando na origem da denominação do Oceano Atlântico (o mar de Atlas).

A origem do nome é ainda muito discutida, apontando o Behind the Name como significado aquele que não suporta (pela combinação do prefixo negativo α (a) e do elemento oτλαω (tlao). No entanto, outras teorias se levantam junto da Wikipedia defendem que Atlas possa significar duro ou endurecer ou, até mesmo, montanha, todos estes significados mais aproximados às características de Atlas apontadas nas lendas gregas.

Em Portugal, o nome não consta na lista de nomes autorizados a utilizar, nem se encontram registos do mesmo durante o século XX ou nos anos 2013, 2014 e 2015. Curiosamente, no ano de 2015, no Estado de São Paulo, no Brasil, foi registado um pequeno menino chamado Atlas, o que eu acho que foi de uma ousadia e bom gosto notáveis!

Apesar de o nome não ter tradição nas nossas realidades, não se pode olhar Atlas como olhamos para um nome estrangeiro que pode ou não ser viável na nossa língua. Não, Atlas já faz parte da nossa língua está incluído no nosso vocabulário e, recordo, antes que ser a palavra utilizada para designar um conjunto de mapas, já era previamente um nome próprio, pelo que tem a seu favor todos os argumentos para ser novamente utilizado como nome próprio!

Que acham de Atlas?


Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IRN, NameBerry, Sapere.it, SPIE e Wikipedia.

9 comentários:

  1. Acho muito impactante, com uma sonoridade bonita. Fiquei surpresa com o nascimento de 1 Atlas em SP, foi mesmo uma escolha ousada!

    ResponderExcluir
  2. Vai ser muito requisitado nas aulas de Geografia.

    ResponderExcluir
  3. gosto! :D Adorei a imagem :)

    ResponderExcluir
  4. Cada vez gosto mais de Atlas. Acho tão diferente mas ao mesmo tempo tão simples. Muito giro 😊

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito do nome, por conta do último livro que li, um dos personagens se chama atlas, e ele é perfeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É assim que acaba né!? Eu achei o nome dele tão bonito e quis saber mais sobre

      Excluir
    2. É eu também achei esse nome bonito por causa do livro e o nome combina muito com o personagem e agora vai ser o nome do meu primeiro filho Atlas

      Excluir
  6. É o nome do meu neto, que vive na N.Zelândia. no início estranhei, mas agora acho lindo, afinal é o meu neto 🦉

    ResponderExcluir