domingo, 20 de março de 2016

Lina


Os nomes curtos, hoje em dia, são muito apreciados pelos nossos povos e, uma vez que são escolhas relativamente frequentes, transmitem sempre sensações de contemporaneidade. Para além deste facto, já vimos na publicação sobre Lília que os nomes femininos que contêm a sonoridade da letra L são também nomes melodiosos que tanto os portugueses como os brasileiros apreciam bastante! De entre aqueles que começam pela mesma inicial, no Brasil, destacam-se Lívia, Lara e Luiza; em Portugal Leonor, LaraLaura.

Hoje quis dar destaque a um nome que preenche estes critérios todos e, por isso, tem potencial para ser mais apreciado por nós e que atualmente é. Na verdade, Lina é um nome que acho muito querido e amoroso! Durante o século XX teve um percurso discreto até que a partir da década de 50, começou a subir no número de registos, sendo que a geração de 60 viu nascer, em média, cerca de 100 Linas por ano em Portugal! Depois, o seu uso tornou-se novamente discreto até aos nossos dias: em 2013 foi registada apenas uma menina com este nome; em 2014 foram registadas 3 e os compostos Hanna Lina e Lina Constança; e em 2015, 7. Já em São Paulo, em 2015, foram registadas 16!

No que concerne a origem do nome, quatro teorias se elevam, sendo todas elas perfeitamente válidas: 1) provém do árabe e significa ou palmeira ou ternura; 2) provém do sânscrito e significa absorvida, unida; 3) provem do grego linon e significa linho; 4) é um nome próprio que começou por ser um diminutivo de todos os nomes terminados em –lina! Lina pode ter qualquer uma destas origens e nenhuma desilude, embora o meu significado favorito seja o ternura da origem árabe!

Quanto a ser o diminutivo de muitos outros nomes como Adelina, Angelina, Carolina, Capitolina, Evelina, Melina, Paulina (etc) acho que continua a ser uma hipótese que se coloca nos dias de hoje, embora alguns destes nomes tenham diminutivos mais óbvios como Carol ou Mel, por exemplo. Pessoalmente, sendo Angelina um dos meus nomes prediletos aceito com muita abertura que Lina possa ser um bom diminutivo, mas acredito que os nomes devem ser apreciados na sua forma plena, pelo que gosto de pensar que Lina se consegue descorrentar de outros nomes e brilhar sozinho.

Acho-o um nome muito melodioso, moderno e com a grande característica de ser um nome internacional, não fosse um dos nomes mais apreciados nos países nórdicos! Também o acho elegante e acho que, num composto, como primeiro elemento, requer um nome igualmente (ou mais) gracioso, delicado ou aristocrático. Sugiro:

Lina Arabela
Lina Aurora
Lina Benedita
Lina Eleonora
Lina Emanuela
Lina Francisca
Lina Frederica
Lina Heloísa
Lina Isabel
Lina Julieta :)
Lina Madalena

Como referências há o destaque para Lina Bo Bardi, arquiteta ítalo-brasileira responsável por projetar o Museu de Arte de São Paulo. Nascida Achillina Bo Bardi, é considerada uma das mais importantes arquitetas da América Latina. E por último, mas não menos importante, cito Lina Poletti, alcunha de Cordula Poletti, uma importante escritora, poetisa e feminista italiana.

Qual a vossa opinião sobre este nome?


Fontes Consultadas:
Ana Belo (1997) Mil e Tal Nomes Próprios, ARPEN/SP, Behind the Name, IRN, SPIE e Wikipédia.

37 comentários:

  1. Acho interessante mas ao mesmo tempo sem sal. Para mim não tem muito conteúdo.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do post, acho Lina um nome muito delicado! Troca-se uma letra e vira Nina, troca-se outra letra e vira Luna, ambos tb muito meigos!

    Acho que ele fica melhor em compostos e sugiro mais alguns:
    Lina Bianca (linho branco)
    Lina Gisela
    Lina Rosália
    Lina Patrícia(pq não? Rs!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei das sugestões. Tenho uma Luna e agora vem outra e queria Lina, seus nomes estão melhores do que os do site kkkkk

      Excluir
  3. Eu adoro Lina, acho delicado e elegante. No entanto, gosto um pouco mais de Lino.
    Prefiro ambos sem composição.

    ResponderExcluir
  4. não gosto do nome..
    dos pares que sugeriste só não gostei de Lina Madalena: Lina-Lena não me soou bem

    ResponderExcluir
  5. Acho muito simples, simples demais o que o torna sem sal. Conheço uma rapariga Lina no passado por acaso é já na altura achei muito sem graça apesar de a rapariga em questão ter uma aparência bem exótica.

    ResponderExcluir
  6. Adoro!
    Acho simples, forte, singelo, de muita personalidade e que fala por si.
    Conheço uma Lina.

    ResponderExcluir
  7. Oi gente! Queria colocar o nome da minha filha de Emma mas tem aquela ave e é bem provável ela sofrer bullying, eu queria Emma pra combinar com Enrico por causa do começo que são "E"... Mas aí vir esse nome Lina e achei muito bonito, oque vocês acham coloco? Mas se vcs tiverem nomes com letra E pode dizer! Pq eu queria muito pra combinar com Enrico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quel tal Elina? É um nome muito bonito, delicado e acho que está dentro do que vc procura: começa com E e tem o final Lina que vc gostou. Forma um par muito fofinho com Enrico! Elina & Enrico ❤ Se quiser saber mais, nós temos o post sobre Elina:

      http://oblogdosnomes.blogspot.com/2016/03/elina.html?m=1

      Excluir
    2. Obrigada eu gostei muito, irei lá ver o post

      Excluir
    3. Elina não tinha vistp aonda diferente ,Lina è lindo delicado,depois tem elena nome forte ,emanuele,emanuelly,emanuela,Érika

      Excluir
  8. Você acha que Elina sozinho fica mais bonito ? Eu tambem gostei de Eloísa. Agora estou na dúvida

    ResponderExcluir
  9. Minha avó materna se chamava Lina, amo este nome. Já minha avó paterna se chamava Iris, tbm adoro. Quero ter uma filha e colocar o nome dela de Lina Iris. Tenho paixao por este nome.

    ResponderExcluir
  10. Minha filha chama Maria lina hoje com 6 anos

    ResponderExcluir
  11. Minha mãe se chamava Maria Lina e minha filha se chama Lina. Ela está com 15 anos.

    ResponderExcluir
  12. Minha mãe se chamava Maria Lina e minha filha se chama Lina. Ela está com 15 anos.

    ResponderExcluir
  13. Lina é um nome bem bonito. Vejo nele um potencial e tanto para formar muitos compostos. Só conheço uma pessoa e quando descobrirem, irá estourar...
    Lina Aurora
    Lina Stella
    Lina Rebeca
    Yasmim Lina
    Maitê Lina.

    ResponderExcluir
  14. eu me chamo Lina Maria e minha filha se chama Lina GABRIELA amo meu nome

    ResponderExcluir
  15. Minha filha é especial e tem um nome especial...LINA MARIA

    ResponderExcluir
  16. Lina, nome da minha adoravél avó..

    ResponderExcluir
  17. Minha avó materna era Hilda. Colocou o nome de minha mãe Idalina, para homenagear a avó paterna de minha mãe. E eu virei HildaLina. Juntando o nome de minha avó e minha mãe. Gosto de lina porque é parte do meu nome

    ResponderExcluir
  18. O meu é Lina Maria, gosto muito, elegante e bonito!

    ResponderExcluir
  19. Meu nome é Lina Cristina acho lindo e me além de nao ser tão comum então quem conhece uma Lina lembra pra sempre!!

    ResponderExcluir
  20. Eu me chamo Lina Paula.amo meu nome!

    ResponderExcluir
  21. Lina nome delicado, elegante e forte

    ResponderExcluir
  22. Eu me chamo Lina Paula!! Adorei a publicação sobre meu nome!!

    ResponderExcluir
  23. O meu é Lina Heloisa

    ResponderExcluir