quarta-feira, 2 de março de 2016

Salazar


Não é pacífico escrever sobre Salazar. Sim, Salazar! Provavelmente conhecemo-lo apenas como apelido/sobrenome, mas ele é aceite como um nome próprio em Portugal. E são nomes como este que nos chamam à atenção e nos clarificam que, de facto, não basta olhar a critérios como a origem, a sonoridade, comprimento ou internacionalidade quando se está a analisar um nome. É preciso sempre enquadrá-lo no contexto sociocultural do meio onde vivemos, da realidade onde se o pensa ou equaciona utilizar.

Poucos devem ignorar que Salazar era o apelido/sobrenome daquele que foi o Chefe de Estado Português durante várias décadas do século passado, num período ditatorial que hoje em dia é lembrado, sobretudo, como um período de miséria, obscuridade e repressão. Embora muitos destes aspetos possam ser discutidos, e apesar de, em 2008, António de Oliveira Salazar ter sido eleito pelos portugueses – num programa televisivo – como o maior português de todos os tempos, a ideia que é verdadeiramente prevalente na população é o contorno negativo das circunstâncias de vida da época. Assim sendo, considero que o uso deste nome em Portugal seria alvo de críticas, até porque não se deixaria de tecer comentários e observações menos agradáveis acerca de hipotéticas orientações políticas dos pais e, em consequência, a criança poderia vir a sentir todo este peso do nome ao longo da vida.

No entanto, o nome Salazar não tem absolutamente culpa nenhuma desta situação e, tal como outro qualquer, tem o direito de ser investigado e apresentado num Blog que se propõe a analisar nomes próprios. Portanto, de uma forma absolutamente neutra, tenho a dizer que gosto da sonoridade de Salazar. Acho-o imponente e forte, talvez pela sua terminação –ar, que lhe confere uma certa elegância e requinte.

Acredita-se que se trate de um nome de origem basca com raízes na Idade Média, que contempla a junção das palavras salha (casa, palácio) e zahar (velho, antigo), significando, por isso, qualquer coisa como o que vive na casa velha ou o do palácio antigo.

J. K. Rowling, autora da saga Harry Potter, escolheu este nome para o fundador da casa Slytherin. Talvez influenciada pelos tempos em que viveu em Portugal, Salazar pode-lhe ter parecido uma escolha óbvia e digna do perfil que pretendia para a personagem.

Procurando nos abstrair da conotação do nome, que acham de Salazar?

13 comentários:

  1. Concordo contigo Joana, também gosto da sonoridade, até gosto da grafia e acho um nome com presença e força. Faz-se lembrar um pouco Lázaro, transmitem - me o mesmo. Isto claro se me abstrair da influência que o Salazar traz a este nome. Não acho que haja maneira de olhar para este nome sem pensar no Salazar. Mas acho muito bem ter o seu lugar aqui no blog também. Ah pelo menos no norte de Portugal também se chama salazar a um utensílio de cozinha tipo uma espátula que é usado na confecção de bolos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas espátulas levaram os meus avós e os meus pais á paulada dos professores quando andavam na escola

      Excluir
  2. Também acho que todos os nomes merecem seu espaço no blog e Salazar tem sua beleza, mas a conotação negativa é muito forte.

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. De certeza que todos vós acima já são conhecedores do que esse homem fez, mas aposto a minha vida que nenhum de vós o viveu.
      Mas seria bom ele voltar de novo,
      Portugal é merecedor pela arrogância do seu povo e espírito destruidor em que vivemos, depois então gostaria de ver os vossos blogs.
      Pergunta aos teus pais e avós se ainda são vivos.
      Pois agora é fácil dizer, tenta viver?
      Quem é cego não vê.

      Excluir
  4. A espátula de que atrás a Cláudia Sandal fala, foi buscar o nome a quem? Ao Salazar (esse tal António de Oliveira). É serve para raspar ou rapar o fundo e as partes laterais das tigelas ou das panelas onde se prepararam bolos, doces ou qq outra comida. Ora o que se dizia, é que o Salazar tirava tanto aos cidadãos que só lhes restava raspar ou rapar o tacho para conseguir viver... e mesmo assim às vezes até essa rapadura lhes era tirada! Agora o nome: eu tenho Salazar no apelido, mas a minha família não tem ligação nenhuma com o Oliveira Salazar. Tem é com o Abel Salazar, de quem o meu avô materno era primo direito. Ficaria triste se por causa do nome Salazar do António Oliveira, o nome Salazar do Abel (que tanto por ele foi perseguido) não pudesse ser mencionado. Pronto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite Teresa,

      Nasceu em 1953 e é filha de Maria José de Castro Salazar nascida em 1920 e neta de Alípio Alves Salazar nascido em 1895?

      PS: Ainda somos primos se for assim, ainda que afastados mas com tronco comum....

      Cumps
      Vasco Salazar Soares

      Excluir
    2. Pera ai, Maria José de Castro Salzar é minha tia-avó

      Excluir
  5. Meu povo nos nao podemos condenar ninguém por causa de um passado nem todo mundo e igual beleza

    ResponderExcluir
  6. António de Oliveira Salazar é apenas um dos muitos Salazares que viveram e vivem por esse mundo fora. Em Portugal entraram pelo menos 3 ramos, sendo que 2 vieram pelo Norte e outro por Lisboa, em 1580....quase cerca de 100 anos depois dos outros 2. O ramo de Salazar entrou pelo que designamos ramo "Lemos Salazar".
    Se enviar o seu nome e avô ou avó ou mesmo bisavô verei se tenho na minha obra compilada com diversos contributos e muita pesquisa minha tenho esse ramo....se tiver e quiser a obra ela tem cerca de 238 páginas com história em Portugal e Espanha com 4 partes.....o custo encadernado tipo tese é de 45 euros mais os portes. Se for na zona do Porto posso entregar em mão até sem custos adicionais numa das minhas deslocações ao Porto.

    ResponderExcluir
  7. qual é o significado de Salazar? tem algum Salazar aqui no Brasil? Eu acho que o único Salazar que eu conheci foi em uma novela do SBT chamada Patrulha Salvadora, se eu não me engano, tem um vilão na história que se chama Salazar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vêm de duas palavras da língua basca "Salha" e "Zahar" que juntas significam Casa/Palácio Antigo

      Excluir
    2. Léo Salazar, gaúcho 🙋‍♂️

      Excluir