segunda-feira, 28 de março de 2016

Vida


Eu sou louca por nomes literais que me façam pensar em coisas positivas. Não é por acaso que Vida é o meu preferido há um bom tempo, pois se encaixa perfeitamente nessa descrição. Só consigo ver qualidades nesse nome curto, original e alegre.

Entretanto, reconheço que Vida não é nem de longe um nome consensual. Algumas pessoas torcem o nariz pelo simples fato de não estarem acostumadas com essa palavra como antropônimo e argumentam que pode gerar constrangimentos. Há ainda quem diga que Vida chega a ser um nome pretensioso ou muito pesado para se carregar. Eu entendo essa preocupação, mas esses argumentos nunca me fizeram desgostar do nome.

Do latim vita, Vida nunca foi muito utilizado como nome pelos lusófonos. No estado de São Paulo, durante o ano de 2015, por exemplo, apenas duas crianças foram assim nomeadas.

Entre as personalidades com esse nome, temos a atriz Vida Alves (Vida Amélia Guedes Alves), uma pioneira da televisão no Brasil. No ano de 1951, Vida Alves e o ator Wálter Foster protagonizaram o primeiro beijo em uma telenovela, em Sua Vida me Pertence (seria um trocadilho?), que era transmitida ao vivo pela TV Tupi. Na mesma emissora, em 1963, durante a adaptação da peça Calúnia em forma de teleteatro, Vida Alves também realizou, junto com Geórgia Gomide, o primeiro beijo homossexual da televisão brasileira. 

Atualmente, outra Vida Alves volta e meia aparece nas notícias sobre famosos. A menina, que é a filha mais velha da modelo, apresentadora de TV e atriz brasileira Camila Alves e do ator estadunidense Matthew McConaughey, deu visibilidade ao nome no mundo inteiro.

Há muitos nomes que significam vida ou algo relacionado para quem gosta desse significado, mas não teria coragem de usar um literal tão incomum. Entre eles, podemos citar os femininos Aisha, Bibiana, Eva, Mei, Omara, Vívian, Viviana, Viviane, Vita, Vitália, Vitalina e Zoé e os masculinos Omar, Vitalino, Vitálio e Vito. Considero ainda Vida uma opção muito interessante para compostos.

Acho pouco provável que Vida venha a se popularizar (o que, para mim, não é algo negativo), mas gostaria que as pessoas tentassem olhar com mais carinho para ele e começassem a encarar esse vocábulo como "nome de gente". Se outros literais como Aurora, Clara, Flora, Rosa e Vitória adquiriam, indiscutivelmente, o status de antropônimo, por que não dar uma chance a Vida?

E vocês, o que pensam sobre esse literal?


Fontes consultadas:
Arpen/SP, Behind the Name, Nomes e mais Nomes, O Blog dos Nomes, Wikipédia (Vida Alves).

22 comentários:

  1. Eu gosto de Vida, acho bonito, mas não acho que seja um simples literal como Rosa ou Flora. Acho um literal mais "delicado", mais "sério". Estamos a falar de uma coisa que é mais importante e séria do que uma rosa ou a flora.

    ResponderExcluir
  2. Gosto de nomes literais mas Vida acho que tem um certo peso, não sei explicar muito bem, mas ele não me transmite a mesma leveza que geralmente outros literais me passam. Acho bonito, mas esse peso me incomoda, por isso prefiro nomes que tenham vida no significado, como Zoé, nome que adoro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já eu o considero leve, jovial e alegre. É simples na pronúncia e grafia, é compreensível e lindo... Enfim, AMO VIDA (literalmente)! <3

      Excluir
  3. Olá, meu nome é Indianara, gostaria muito de saber o significado e a origem do meu nome. Minha mãe diz que é indígena e significaria "sereia" ou "deusa das águas claras" mas não faz muito sentido. Ótimo blog. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita Indianara! O post sobre seu nome está a caminho!

      Excluir
  4. Adoro nomes literais. Acho Vida muito poético e me vem à mente uma menina adorável e especial :) não usaria em uma filha porque prefiro Eva, que está no topo da minha lista e tem o mesmo significado, mas não deixo de achar que seria uma boa escolha.

    ResponderExcluir
  5. Simpatizo com Vida, mas há algo que não me convence totalmente. :)
    Linda imagem :)

    ResponderExcluir
  6. gosto desse nome vida, porem, ele poderia ser usado com algum composto para lhe tirar um pouco o peso? o que acham? e quais serviriam?

    ResponderExcluir
  7. Júlia, em parte concordo consigo! Acho que um composto com um nome mais popular seria capaz de tornar Vida um pouco mais "bem aceite" :) Por outro lado, se combinarmos com um nome igualmente "raro" talvez consigamos tirar o peso de Vida! Se ambos os nomes forem raros, a atenção já não fica concentrada apenas em Vida :)

    Gosto de imaginar Vida composto com outros nomes literais e/ou exóticos, para que haja uma certa fluidez na combinação, mas acho que pode ficar bem com mais estilos (acho que fica bem com nomes italianos ou com vibe italiana!)
    Vou arriscar vários estilos e ver no que dá! :)

    Amália Vida
    Amora Vida
    Ária Vida
    Aurora Vida
    Betina Vida
    Bianca Vida
    Caetana Vida
    Carolina Vida
    Celina Vida
    Clara Vida
    Constança Vida
    Corália Vida
    Cristina Vida
    Dália Vida
    Elena Vida
    Elsa Vida
    Ema Vida
    Emília Vida
    Eudora Vida
    Eugénia Vida
    Felícia Vida
    Fiona Vida
    Flora Vida
    Gaia Vida
    Glória Vida
    Helena Vida
    Honora Vida
    Inês Vida
    Jasmina Vida
    Júlia Vida
    Laila Vida
    Laura Vida
    Leonora Vida
    Lia Vida
    Lília Vida
    Lorena Vida
    Luena Vida
    Luna Vida
    Maya Vida
    Martina Vida
    Melina Vida
    Nina Vida
    Oceana Vida
    Olímpia Vida
    Rosa Vida
    Safira Vida
    Serena Vida
    Siena Vida
    Tamara Vida
    Tiana Vida

    Os clássicos Ana Vida e Maria Vida também me soam bem, mas aí a atenção recai totalmente sobre Vida :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada, gostei muito de algumas combinações

      Excluir
  8. Júlia: para além das ótimas sugestões da Maria Pilar, sugiro os compostos Vida Mia, Vida Luz e Vida do Céu... são muito literais mas com bastante significado que chamam à atenção pelo significado em conjunto e não só para o nome Vida :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada também gostei dessas combinações

      Excluir
  9. Gosto muito de Vida. Acho usável, realmente poderia ser mais usado.

    ResponderExcluir
  10. Eu prefiro Vivá...sobre Vida, eu já muitos casais de namorados que chamam o parceiro de "vida", parece apelido (pelo menos, eu vejo assim)...e apelido para uma menina com esse nome "Vidinha" não acho tão legal assim...O legal é que é anagrama de Davi (Davi & Vida)...e tbm é anagrama de Diva! Talvez, fique melhor como composto. Não usaria, mas para quem ama nomes literais é uma boa opção! Eu tenho um pouco de medo de nomes literais, saiu uma matéria na Record que o pai colocou o nome do filho de "carimbo".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho mais legal como anagrama de Diva do que de Davi (não gostei de pensar na associação com um nome masculino, não sei porque). Já Diva tem um ar de poderoso assim como a Vida! Gosto da associação. Acho lindo o nome Vida e não me incomodo com o apelido vidinha. Com relação a ser apelido de casais, isso só torna o nome mais fofo para mim, pois também pode ser pensado na questão dos filhos que são também a vida dos pais... Tem algo mais significativo do que chamar uma filha de Vida, sendo que é mesmo o nome dela e o que ela representa para você? Enfim, acho lindo, lindo!

      Excluir
  11. Adoro nomes literais, mas Vida acho muito literal, e parece mais um apelido carinhoso de um casal, tipo "mozão".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu comentei acima, na minha opinião, isso só torna o nome mais fofo, pois também pode ser pensado na questão dos filhos que são também a vida dos pais... Tem algo mais significativo do que chamar uma filha de Vida, sendo que é mesmo o nome dela e o que ela representa para você? Enfim, acho lindo!

      Excluir
  12. Meu nome é Vida, vida Rafaela, eu acho que esse nome me representa muito bem. Sou uma jovem de 18 anos

    ResponderExcluir
  13. Tenho uma filha com o nome Vida. Conversei com algumas pessoas com esse nome antes de bater o martelo e me senti à vontade em colocar, pois sempre achei lindo. <3

    ResponderExcluir
  14. Eu me chamo Vida Marília. E AMO meu nome! ❤️

    ResponderExcluir
  15. A minha filha de 7 anos se chama Vida Petrus Rocha. Ela é muito querida por todos e nunca sofreu constrangimento, ao contrario, sempre admiração. Podem ve-la em seu canal no Youtube: Canal da Vida Petrus.

    ResponderExcluir