terça-feira, 5 de abril de 2016

Amélie


Falar dos nossos nomes favoritos é sempre muito mais fácil do que falar de um nome que não nos agrade tanto, ou não nos “encha tanto as medidas”, mas o post de hoje encontra-se, sem sombra para dúvidas, na primeira categoria. Amélie é um guilty pleasure meu de há bastante tempo, a sua sonoridade doce e francesa desde sempre que me alegrou e me faz imaginá-lo numa criança tão especial como este nome.

Amélie é a forma francesa de Amélia, uma variante de Amália, forma latina do nome germânico Amala, que contém o elemento amal que significa trabalho. Por conseguinte, Amélie significará trabalhadora. Um significado que me cativa imenso, afinal, alguém que não trabalhe, no fundo, não terá sucesso garantido. No mundo ideal onde existiriam igualdade de oportunidades, os trabalhadores teriam mais sucesso.

Apesar de não constar na lista do IRN, penso que este nome não seja aceite em Portugal, também a verificar pelos registos que Amélie. Em 2015, obteve dois registos e um registo de Amelie. Em 2014 foi registado uma vez no composto Amélie Isabela, um composto, sem dúvida, internacional. Já no Brasil, no estado de São Paulo, foi registado em 2015 11 vezes, porém foi a grafia Amelie que obteve mais registos, 19 para ser preciso.

Amélie deu nome à personagem principal do filme francês de 2001 muito conhecido, rei da bilheteira francesa, com uma banda sonora encantadora, e que altamente recomendo a ver: O Fabuloso Destino de Amélie Poulain. Protagonizado por Audrey Justine Tautou, este filme conta a história de uma inocente menina francesa que passa a ter outra visão da vida após sair da casa dos pais.

Outras referências a este nome são: Amélie Nothomb, escritora belga; Amélie Cazé, pentatleta francesa, campeã mundial em 2007, 2008 e 2010; Amélie Lundahl, pintora finlandesa; Amelie Lux e Amelie Kober, atletas alemãs de vela e snowboard, respetivamente.

Este é um nome que penso que cada vez ganha mais adeptos: pais inquietos e indecisos com a escolha do nome para o seu mais recente rebento, têm-se rendido cada vez mais a Amélie. E acho essa decisão maravilhosa, apoio a cem por cento, e com certeza faria o mesmo se não houvesse nomes que estivessem acima na minha lista.

Usariam Amélie?


Fontes Consultadas:
Behind The Name, Dicionário de Nomes Próprios, Arpen/SP, IRN, Wikipédia.

8 comentários:

  1. Acho bonito mas ao mesmo tempo um pouco irritante/convencido, tal como Amélia :/ Não vou usar nenhum.

    ResponderExcluir
  2. Acho um nome divertido, creio que seja uma ótima opção,mas ainda prefiro Amélia por me parecer mais gracioso.
    Podem abordar o nome Alice? Está explodindo ultimamente.

    ResponderExcluir
  3. Acho um nome agradável e a lembrança do filme o deixa mais simpático ainda.

    ResponderExcluir
  4. acho muito querido e também me lembra o filme :)

    ResponderExcluir
  5. Se eu tirar o E do final (Ameli), fica ruim? Não gosto de pensar que ela tem que explicar como escreve o nome..

    ResponderExcluir
  6. Minha pequena se chama Amelie Isabel ,❤️ a mais velha se chama Áyra vitória 💗

    ResponderExcluir