quinta-feira, 21 de abril de 2016

Compostos com Luís/Luiz


Simples, bonito e sofisticado. Luís, a única grafia aceite em Portugal, e Luiz, a grafia mais comum no Brasil, é um clássico masculino indubitável, um nome verdadeiramente intemporal, tendo sido atribuído a milhares de homens ao longo dos séculos e da História de ambos os nossos países. Assim sendo, a probabilidade de ter pelo menos um Luís/Luiz na família é incrivelmente alta e quase que aposto que os vossos Luíses/Luizes têm dois nomes próprios, pelo que convido a deixarem em comentário que conjuntinhos serão esses!

A título pessoal, na minha família impera o composto José Luís, mas em gerações mais recentes tenho também um Luís Diogo e um Luís Filipe. Quando retrocedo nas gerações encontro também um bonito Luís Avelino que me enche as medidas. De facto, as combinações com Luís/Luiz podem ser imensas, daí ser um nome tão usado para formar um bom composto.

Abaixo foram criadas várias listas que seguem determinados critérios e que procuram mostrar alguma diversidade de compostos que vão além dos tradicionais, ainda que seja, confesso, tudo um pouco ao meu gosto pessoal. As opções podem-lhe parecer mais ou menos adequadas às categorias, consoante o país onde se encontrar. Optei por utilizar a grafia do meu país de origem.

Compostos com Nomes Populares:
Luís Alexandre
Luís Bernardo
Luís Gabriel
Luís Henrique
Luís Leonardo
Luís Mateus
Luís Rafael
Luís Vicente

Artur Luís
Duarte Luís
Heitor Luís
Tiago Luís

Compostos com Nomes Curtos:
Luís Ary
Luís Gael
Luís Iago
Luís Lopo
Luís Noé
Luís Remi
Luís Rio
Luís Tomé

Egas Luís
Liam Luís
Ravi Luís
Tito Luís

Compostos com Nomes Longos:
Luís Bartolomeu
Luís Benjamim
Luís Constantino
Luís Emiliano
Luís Frederico
Luís Martinho
Luís Saramago
Luís Valentino

Domênico Luís
Fernando Luís
Octávio Luís
Sebastião Luís

Compostos com Nomes Modernos:
Luís Augusto
Luís Benício
Luís Caetano
Luís Martim
Luís Matias
Luís Romeu
Luís Valentim
Luís Xavier

César Luís
Noah Luís
Milo Luís
Vasco Luís

Compostos com Nomes Antigos:
Luís Amadeu
Luís Baltasar
Luís Cristóvão
Luís Emanuel
Luís Inácio
Luís Joaquim
Luís Silvestre
Luís Viriato

Jaime Luís
Jorge Luís
Sancho Luís
Teodoro Luís

Os 15 Compostos mais registados em 2014, em Portugal:
Luís Miguel – 54 registos
David Luís – 36 registos
Luís Filipe – 34 registos
José Luís – 23 registos
Luís Pedro – 21 registos
Luís Carlos – 17 registos
Diogo Luís – 17 registos
João Luís – 16 registos
Rodrigo Luís – 16 registos
Francisco Luís – 15 registos
Luís Afonso – 13 registos
Guilherme Luís – 13 registos
António Luís – 11 registos
Gustavo Luís – 10 registos
Santiago Luís – 09 registos

Luís / Luiz parece ser perfeito para compostos e tenho a certeza de que existirá uma infinidade de combinações possíveis que poderão ser do seu agrado. Deixe em comentário as suas combinações favoritas com este nome, mesmo que não constem nas listas acima apresentadas! Partilhe connosco também se prefere Luís/Luiz como primeiro ou segundo elemento de um composto.


Fontes consultadas:
ARPEN/SP, BabyCenter Brasil, IRN e O Blog dos Nomes.

34 comentários:

  1. O meu avô é César Luís, e o meu primo (tem 18 anos feitos agora em Abril) chama-se Diogo Luís :)

    Gosto muito de vários compostos com Luís:

    Luís Afonso
    Luís Alexandre
    Luís Amadeu
    Luís Amorim
    Luís António
    Luís Apolo
    Luís Aquiles
    Luís Artur
    Luís Augusto
    Luís Baltasar
    Luís Baptista
    Luís Benedito
    Luís Bernardo
    Luís Cid
    Luís Cristóvão
    Luís David
    Luís Dionísio
    Luís Domingos
    Luís Eduardo
    Luís Emílio
    Luís Francisco
    Luís Frederico
    Luís Gaspar
    Luís Gil
    Luís Guilherme
    Luís Gustavo
    Luís Henrique
    Luís Inácio
    Luís Jacinto
    Luís Jerónimo
    Luís Leal
    Luís Lourenço
    Luís Manuel
    Luís Mar
    Luís Martinho
    Luís Mateus
    Luís Matias
    Luís Máximo
    Luís Milo
    Luís Moisés
    Luís Nicolau
    Luís Noé
    Luís Oceano
    Luís Olímpio
    Luís Romão
    Luís Romeu
    Luís Rubim
    Luís Salvador
    Luís Samuel
    Luís Sancho
    Luís Sebastião
    Luís Serafim
    Luís Silvestre
    Luís Tadeu
    Luís Teodoro
    Luís Timóteo
    Luís Tobias
    Luís Tomé
    Luís Valentino
    Luís Vicente
    Luís Viriato
    Luís Vitório
    Luís Xavier
    Luís Zarco

    Os compostos com Luís na segunda posição são mais óbvios e quase todos do meu agrado.

    ResponderExcluir
  2. Luís/Luiz é mesmo um ótimo nome para compostos! Por ter uma sonoridade leve combina com muitos nomes. A minha grafia preferida é Luiz e por aqui os compostos Luiz Carlos e Luiz Fernando já estiveram em alta em tempos passados. Acho que esses dois são bons compostos, mas também gosto de Luiz Marcelo e Martim Luiz. Dos compostos apresentados os que mais me chamaram atenção foram: Luís Frederico, Luís Caetano, Luís Vicente, Luís Saramago e Domênico Luís(achei esse surpreendente e muito bom!). Minha tendência é preferir Luís/Luiz como primeiro nome, mas dependendo do composto pode ficar melhor como segundo elemento.

    ResponderExcluir
  3. acho Luís horrível , nem consegui ler os compostos todos porque parece-me que estraga qualquer nome... gostos ! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então não deveria ter lido ou se quer procurado a respeito!!!
      Gosto é gosto!!!

      Excluir
  4. Adoro Luís e adoro em compostos. O meu composto de eleição e Luís Bernardo.

    ResponderExcluir
  5. O meu Bebê se chama Isaac Luíz

    ResponderExcluir
  6. Desafio uma família ter mais Luiz/Luiza que a minha. Para mim é tão comum que perdeu o brilho totalmente. Meu avô é Luiz, meu tio Joaquim Luiz, e meus prim@s: Ana Luísa, Erivaldo Luiz, Luiza Maria, Maria Luísa, Luiz Antônio, Luiz Felipe e Luisa Rafaela.
    Realmente é um nome meio coringa que tem infinitas possibilidades de combinações.
    Sugeriria Luís Homero (gosto desse composto) e Conrado Luís.
    ;)

    ResponderExcluir
  7. Gostei de todos ,mas o melhor foi Luis vicente

    ResponderExcluir
  8. Luiz é grafia aceite em Portugal! Sou 100% português e sou Luiz de apelido.

    ResponderExcluir
  9. ProcProcurei mas não encontrei ele é de 2006 amo meu filho

    ResponderExcluir
  10. Preciso de sugestões de nomes compostos com a letra L de preferência menos Luís

    ResponderExcluir
  11. Quando tiver um menino ele vai se chamar Luiz Victor
    Luiz por causa do meu pai que e Luiz Paulo e Victor por vim do sentindo de vitória pq ele pra mim vai ser uma vitória em minha vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu primeiro filho se chama Victor o pai dele escolheu , ele já tem cinco anos , estou grávida novamente o outro se chamará Luiz Gabriel .. Gabriel porque eu quero ,e Luiz meu marido escolheu por conta do avô

      Excluir
  12. O nome tô meu sobrinho é luis Miguel e conheço um menino chamado Luis Vinícius eu acho os dois bonitos

    ResponderExcluir
  13. Amo o nome Luiz. Meus filhos são Luiz Henrique, Luiz Otávio e Luiz Fernando. 😍

    ResponderExcluir
  14. Meu filho se chama Sergio Luiz acho lindo ❤

    ResponderExcluir
  15. realmente Luis é um bom nome, por exemplo meu nome é Luis fillipe, venho de uma familia onde todo homem se chama Luis

    ResponderExcluir
  16. Porque não tem o meu aí Luís Paulo ????

    ResponderExcluir
  17. O nome do meu filho será Luís Otávio acho lindo ❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu irei coloca o nome do meu bebê Luís Otávio tbm meu marido que escolheu por o nome dele ser Jorge Luís

      Excluir
  18. O meu filho vai se chamar Luis Antônio

    ResponderExcluir
  19. o meu filho vai se chamar Luiz Fabiano 🔴⚪⚫

    ResponderExcluir
  20. Meu pai se chama Luiz, meu irmão mais velho Luiz Fernando, Irmão caçula Luiz Müller. Meu sobrinho Luiz Lucca e meu filho Luiz Antony 🥰❤️

    ResponderExcluir
  21. Eu já escolhi para filho, Luís Benedito.

    ResponderExcluir
  22. Luís Benedito é muito bonito :D e os significados também, corri a lista toda de Portugal e foi o que gostei mais. Luís sempre gostei e é combatente guerreiro e Benedito quer dizer benção, abençoado por Deus.

    ResponderExcluir
  23. Luiz asaffe já gostava de asaffe e Luiz e um nome que na minha cidade não tem muito rsrs

    ResponderExcluir