quinta-feira, 28 de abril de 2016

Crispim


É um nome divertido, sonoro e muito diferente daquilo a que estamos habituados a ouvir nos tempos recentes. Olhando de forma crítica para o nome, Crispim parece não ter conseguido chegar ao século XXI com a força que outrora teve, sobretudo durante a Idade Média, tanto em Portugal como em outros lugares da Europa!

Trata-se da versão portuguesa do cognome romano Crispinus, que, por sua vez, deriva da palavra latina crispus, que significa de cabelo encaracolado. Era habitual estes cognomes refletirem características físicas do seu portador, podendo ser facilmente comparados às nossas alcunhas/apelidos contemporâneos. Era também possível que estas alcunhas/apelidos ganhassem o poder de se tornar sobrenomes/apelidos e assim vingar nas famílias de geração em geração!

Como disse atrás, o nome foi muito utilizado durante a Era Medieval, devido ao martírio de dois gémeos cristãos Crispim e Crispiniano (padroeiros dos sapateiros), que morreram na Gália pela espada de soldados romanos. O nome utilizou-se com alguma frequência durante esse período e depois foi desaparecendo gradualmente como tantos nomes da altura. Durante o século XX o nome já era de uso raro, mas mesmo assim conseguiu arrecadar 14 registos em Portugal no ano de 1951.

Mais recentemente, em 2013, foi registado em Portugal um menino chamado Pedro Crispim. No ano seguinte, foi registado um Francisco Crispim, Pedro Crispim e um Kévim Crispim! Em 2015 não foi registado nenhum menino com Crispim em primeiro lugar e desconhece-se até à data quais os compostos utilizados em Portugal nesse mesmo ano, sendo possível que Crispim tenha sido mais utilizado do que se supõe. Também em 2015, mas do outro lado do Atlântico, em São Paulo, Crispim foi utilizado apenas como segundo elemento do nome em compostos como Arthur Crispim, Davi Crispim, Enrico Crispim, Phillip Crispim, Leonardo Crispim, Miguel Crispim ou Ricardo Crispim.

Este é um nome que não se considera atual mas partilha a terminação com um nome que cada vez arrecada mais adeptos nas nossas terras: Valentim! Assim sendo, poderá Crispim ter hipóteses de vir a ser mais utilizado nos próximos tempos?


Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IRN e SPIE.

9 comentários:

  1. lembra "crespo", mas isso não é uma coisa ruim... É uma questão de acostumar, eu acho

    ResponderExcluir
  2. engraçado , prefiro mil vezes a Valentim ou Martim

    ResponderExcluir
  3. Meu nome é Jardel Crispim e estou pesquisando pela origem da minha Família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nome também é crispim por conta da minha mãe, todos na família tem esse sobrenome. Só lá em casa são 6 irmãos com esse sobrenome

      Excluir
  4. Meu sobrenome é Crispim somos uma família muito grande em são Paulo e também no nordeste.

    ResponderExcluir
  5. Sou Priscila Balthazar Chrispim e busco a origem do Chrispim. Parentes da minha avó Nazaré com esse sobrenome são de Portugal

    ResponderExcluir