quarta-feira, 4 de maio de 2016

Eugénio/Eugênio


Eugénio/Eugênio, nome de artista! Quando penso nele afloram na minha mente figuras como a do grande poeta português (e o meu favorito pessoal) Eugénio de Andrade e um nosso outro mais antigo poeta e escritor, Eugénio de Castro! Recordo-me que era também o nome do sublime pintor do romantismo francês, Delacroix, que ficou na história pela sua obra A Liberdade Guiando o Povo (1830), alusiva à conquista dos valores defendidos na Revolução Francesa! E, para mim, estas grandes referências pessoais fazem com que Eugénio/Eugênio tenha uma ligação profunda com o mundo das artes e, por consequência, não consigo deixar de tê-lo em boa conta. É também um nome associado à figura de um Papa (Papa Eugénio I, nos anos compreendidos entre 654 e 657) e de um afamado investigador do século XIX (Dr. Louis Eugene King), um grande antropólogo a se doutorar em Columbia!

Conforme explicado nas publicações sobre Eugénia/Eugênia e Eugene, este é um nome de raízes gregas, tendo-se desenvolvido a partir da palavra eugenios, que é composta pelos elementos eu (bem) e genios (genes, origem). Significa, portanto, o de boa origem, o bem-nascido! É um nome sóbrio e não muito rico em jovialidade, se visto com olhos do nosso tempo, mas nem por isso deixa de ser vigoroso e impactante. Pode também ser considerado por muitos um nome datado, e, ainda assim, não perder o seu encanto. A opinião não será, certamente, consensual.

Em Portugal, durante o século XX, foi um nome de uso relativamente estável, alcançando o máximo de registos entre as década de 50 e 60, com um total de 114 registos em 1956 e 103 em 1951, o que hoje em dia corresponderia ao uso atual de nomes como Sebastião ou FredericoMais recentemente, sabemos que em 2013 foram registados 4 meninos com este nome e os compostos Eugénio Anestino, Eugénio de Jesus e Ismael Eugénio; no ano seguinte o nome foi apenas utilizado no composto Dragos Eugénio; e em 2015 sabe-se que foram registados 6 pequenos Eugénios. Acredito que um composto clássico como João Eugénio ou Luís Eugénio seria uma boa opção para este nome que, por si só já é uma escolha ousada e se enche de elegância ao se associar ao clássico.

Os dados do IBGE também nos dão conta da realidade do uso de Eugênio no Brasil, fazendo-se notar o seu grande uso no passado, sobretudo na década de 60 que angariou mais de 5 mil registos. Mais recentemente, no Estado de São Paulo, no ano de 2015, foram registados dois pequenos Eugênios e compostos como Arthur Eugênio, Daniel Eugênio, Davi Eugênio, Eugênio Augusto, Eugênio José, Guilherme Eugênio, Kaique Eugênio, Leonardo Eugênio, Murilo Eugênio, Théo Eugênio ou Uriel Eugênio.

Que acham deste nome?

Fontes Consultadas:
Ana Belo (1997) Mil e tal Nomes Próprios, ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, O Blog dos Nomes (Eugénia, Eugene).

7 comentários:

  1. Não gosto de Eugénio mas adoro Eugene <3

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto! Achei o composto Uriel Eugênio surpreendente.

    ResponderExcluir
  3. Gosto, mas prefiro a versão feminina.

    ResponderExcluir
  4. Nome de elite no Brasil.

    ResponderExcluir
  5. Luiz Eugenio Clemente De Gaetano24 de fevereiro de 2018 às 08:10

    Prezado - Sou Luiz Eugênio Clemente De Gaetano, nascí em março de 1950 e faço parte de uma família de pessoas trabalhadoras. Inteligentes e trabalhadoras. Nunca fomos elite. Lutei a vida inteira por momentos melhores. Hoje estou aposentado. A vida para mim foi bastante difícil.

    ResponderExcluir