sexta-feira, 27 de maio de 2016

Francesco


Há nomes na nossa língua portuguesa que de tão intemporais que são se tornam até cansativos: conhecemos pelo menos mais de três ou quatro, ouvimo-los recorrentemente no nosso quotidiano e assim, deixam de ter qualquer tipo de conotação, são considerados os ‘nomes normais’. Como devem calcular pelo título, falo-vos especificamente de Francisco. Portanto, hoje, irei apresentar-vos uma opção muito mais fresca: Francesco!

Francesco é a forma italiana de Franciscus, nome do latim que significa homem francês, aquele que vem da França, ou ainda francês livre e isto torna-o num nome com dupla nacionalidade: italiano e francês! Duas origens que adoro e que dão ainda mais graça a Francesco! Como foi dito no post de Francisco, aparenta ser a aglutinação do germânico Frank (Franco) com o sufixo -isk, que atribui a qualidade de nacionalidade.

Como é um nome até conhecido nos nossos países, acredito que ninguém o pronunciará em Portugal ou no Brasil como se escreve mas sim como Frantchessco. Conhecido mas não muito usado, ora veremos: em 2015, Portugal, obteve apenas 3 registos, e no estado de São Paulo, 23. De acordo com o IBGE, há uma frequência de apenas 1 482 Francescos no Brasil, o que é muito pouco, e um fator positvo. Este é, sem dúvida, o nome masculino mais popular na Itália com mais de 10 000 nascimentos em 2014.

Sendo um nome muito popular na Itália, a maioria das referências que encontro são de lá, tais como:
  • Francesco Cossiga, político italiano;
  • Francesco De Gregori, cantor italiano;
  • Francesco Guccini, músico, escritor e ator italiano;
  • Francesco Hayez, pintor italiano;
  • Francesco Petrarca, poeta italiano;
  • Francesco Totti, futebolista italiano.

Como já acima referi, tendo em conta que certamente não irão pronunciar mal este nome, gostaria de ver algum Francesco italiano, ou até mesmo a sua versão feminina Francesca, que também gosto tanto!

Usariam Francesco?


Fontes consultadas:
IRN, Istat, SPIE, IBGE, Público, Wikipédia, Behind the Name, ARPEN/SP, O Blog dos Nomes.

4 comentários:

  1. Usaria sim, acho lindo! Tem a força e o charme dos nomes italianos, que são tão marcantes.

    ResponderExcluir
  2. prefiro Francisco, mas acho Francesco giro, dito com a pronúncia italiana :)

    ResponderExcluir