quinta-feira, 5 de maio de 2016

Francisca


Um nome de ar sublime e requintado que tem constantemente caído nas boas graças dos portugueses. Popular durante vários séculos e atualmente muito popular, de novo, Francisca é um nome com impacto e muita beleza associada. No Brasil, nos dias de hoje, o encanto parece ser notoriamente mais diminuto, no entanto, creio que Francisca é bem capaz de reconquistar os corações brasileiros que estiverem dispostos a olhar para este nome com carinho.

Conforme explicámos na publicação sobre Francisco, este é um nome que significa aquele que vem da França ou francês livre, tendo sua origem no latim Franciscus, nome formado pela aglutinação do germânico frank (Franco) com o sufixo isk, que atribui a qualidade de nacionalidade. Assim sendo, pode considerar-se que Francisca significa a francesa, e sendo a França, outrora, o palco mundial dos artistas vanguardistas e revolucionários, quer-me parecer que esta é uma referência muito agradável.

Também na publicação que fizemos sobre os nomes femininos mais utilizados pela Aristocracia Portuguesa do Século XIX, Francisca destacava-se como o 20º nome mais popular do seu tempo e o seu sucesso absoluto em compostos fez com que o nome perdurasse durante décadas entre os favoritos dos portugueses! Os compostos mais comuns na época eram o clássico Maria Francisca e outros como Francisca Agostinha, Francisca Juliana, Francisca Antónia e Francisca Augusta, nomes que hoje em dia se afastam do gosto da população portuguesa (embora exista abertura da população brasileira ao gosto por estes segundos nomes – com exceção de Agostinha que parece completamente esquecido).

No despertar do século XX, Francisca ainda usufruía de grande popularidade em Portugal que, a partir de então, decaiu até o abrir seguinte! Para termos uma noção mais aproximada da sua popularidade, no ano de 2013 foram registadas 638 Franciscas (13º mais usado). No ano seguinte, o número de registos aumentou para 650 registos (14º) e verificou-se a utilização total de 540 compostos diferentes. Em 2015, o número de registos tornou a aumentar, desta feita, para um total de 755 registos (13º) de Francisca como primeiro nome. Os compostos mais utilizados no ano de 2014 foram Maria Francisca (315 registos), Ana Francisca (40), Francisca Maria (34), Francisca Isabel (9) e Laura Francisca (9).

Já no Brasil, os dados do IBGE, dão-nos conta da popularidade de Francisca nos tempos idos, mas relativamente recentes. Para termos noção de entre os nomes femininos mais utilizados (contabilizando todas as décadas) Francisca é o 3º do ranking, ultrapassado apenas por Ana (2º) e Maria (1º)! Ainda de acordo com estes dados, Francisca foi um nome que começou a subir nos anos 30, alcançando o seu age na década de 60 com mais de 120 mil registos! A partir de então, talvez a sobrepopularidade retirou um pouco o seu brilho e Francisca começou a decrescer até os dias de hoje!

Acredito que Francisca possa ser facilmente elevado ao estatuto de clássico contemporâneo em Portugal e Brasil, ao lado de nomes como Alexandra, Carolina, Isabel, Margarida ou Sofia! Continua a ser uma forte aposta para formar compostos, pelo que podemos esperar um lugarzinho aqui no Blog para abordagem mais pormenorizada sobre que compostos poderiam ser estes e (esperamos) poder inspirar tantas famílias que por aqui passam.

De entre muitas possíveis referências, dou destaque à poetisa portuguesa do século XVIII, Francisca de Possolo, considerada uma das precursoras dos movimentos pré-românticos literários no país! Também retomo a associação à aristocracia fazendo notar que Francisca era também o nome de várias Infantas portuguesas, incluído D. Francisca de Bragança, filha de D. Pedro IV de Portugal (Imperador do Brasil) e de D. Leopoldina, que vivenciou um dos mais inspiradores romances do século XIX com Francisco d’Orléans, filho do rei de França com quem eventualmente se casou e “viveu um amor puro e cúmplice até ao fim dos seus dias” (Gouveia, 2013). Nos nossos dias, vive Maria Francisca, filha de D. Duarte Pio e D. Isabel de Herédia, Duques de Bragança e atuais pretendentes ao trono de Portugal.

Para finalizar, gostava humildemente de frisar o quão bonito acho que este nome é e como compreendo esta escolha das famílias portuguesas. Realmente, Francisca é um nome maravilhoso que só peca (na minha opinião) pela sua sobre-popularidade (que não acontece no Brasil). Ainda assim, a minha paixãozinha de estimação por este que esteve para ser o meu próprio nome, faz com que Francisca nunca se afaste muito dos nomes que mais acarinho!

E vós, qual é a vossa opinião sobre Francisca?


Fontes Consultadas:
Ana Belo (1997) Mil e tal nomes próprios, BabyCenter Brasil, Behind the Name, Casa Real Portuguesa, Gouveia (2013) D. Francisca de Bragança: A Princesa Boémia, IBGE, IRN, O Blog dos Nomes (Francisco, Nomes Aristocráticos) e SPIE.

9 comentários:

  1. Eu gosto muito. Já foi muito popular, principalmente em algumas regiões, mas eu não conheço nenhuma.

    ResponderExcluir
  2. Adoro. Era um dos nomes da minha avó paterna (Maria Francisca Teresa Manuela).

    ResponderExcluir
  3. acho ok, mas prefiro mil vezes Francisco

    ResponderExcluir
  4. Não gosto, acho pesado, mas o composto Ana Francisca dá um pouco de leveza ao nome.

    ResponderExcluir
  5. A alta popularidade de outrora sobretudo aqui no nordeste brasileiro ofusca alguma beleza que o nome tenha. Acho-o enjoativo, com um sufixo feio (isca). Já a variação Francine e Franciele acho mais jovial e feminino. Dá uma nova leitura ao nome.

    ResponderExcluir
  6. Gosto. Gostaria de ver um post sobre o nome Francis! Acho que o nome merece uma chance !

    ResponderExcluir
  7. Eu sou Francisca Antonio juntamente meu pai colocou este nome por ele leu história e minha família era franseise quando pequena achava meu nome estranho hoje meu nome ele pesa muito para minha profissão passar mais segurança e firmesa quando falou do meu nome mesmo tendo 37 anos onde chegou e se apresento o povo fica besta pq eles espera uma mulher mais velha e sou novo e tenho uma visual que impacta as pessoas mais sou chamada de Fran apelido.mais deveria se mais usado sao nomes com muito seguindo

    ResponderExcluir