sábado, 25 de junho de 2016

Anabela - Atendendo a Pedidos


Romântico, delicado e gracioso. Anabela é um nome que já não se ouve muito em bebés portuguesas e brasileiras, mas que boa surpresa seria encontrar uma pequenita com este nome! Talvez pela sua terminação em -bela, transmite-nos um ar antigo mas muito aprazível de recuperar, como se de um vintage se tratasse, por outro lado, a terminação em –ela, aproxima-o de nomes muito atuais e comuns na nossa sociedade como Daniela, Gabriela, Isabela ou Rafaela.

Anabela parece ser um nome de contrastes, mas há aspetos indiscutíveis: é um nome doce e ternurento. Começou a surgir timidamente na década de 40 em Portugal até que teve uma verdadeira explosão nos anos 60 e 70, atingindo mais de 2000 registos no ano de 1971, o que hoje o colocaria num nível de popularidade equivalente a Leonor ou Matilde. Recentemente, em 2013 foram registadas 13 pequenas Anabelas, em 2014 apenas 3, e em 2015 outras 10.

Já no Brasil o nome é raríssimo. O país parece não ter partilhado o fascínio português pelo nome. De acordo com os censos de 2010, existe um total aproximado de 778 pessoas com este nome, que nunca ultrapassou os 200 registos anuais. Hoje em dia, é igualmente inexistente, tendo mantido um perfil muito discreto no país que ama Alice e Sophia. Ainda assim, em 2015 foram registadas 11 meninas com este nome no Estado de São Paulo.

É um nome que resulta na junção dos nomes Ana (graciosa) e Bela (casta e pura, diminutivo de Isabel). Outras fontes dizem-nos que se trata de uma elaboração do nome Amabel, que vem do latim amabilis, que significa amável. Amabel era um nome muito popular durante a idade média, não só no continente europeu como também em terras escocesas. A versão atual mais aproximada ainda é Mabel, mas existe também a versão francesa Mabelle, que é interessante. 

Anabela é um nome charmoso e melodioso. Acredito que daria uma opção muito original em 2016 e adiante! Já não se vêem nascer meninas com este nome e no meio de tantos outros nomes populares e já gastos eu diria que Anabela é uma verdadeira brisa num dia de verão! Também está ligado às artes por via do famoso poema Annabel Lee, do ilustre Edgar Allan Poe. Podemos também fazer referência ao filme de terror Annabelle, mas se isso não vos assustar, dou-vos a maior das forças para escolherem Anabela ou o colocarem nas vossas listas! Vale a pena!

Que acham de Anabela?


Fontes Consultadas:
Ana Belo (1997) Mil e tal Nomes Próprios, ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, NameBerry, SPIE.

17 comentários:

  1. Acho Anabela muito fofo, o significado "amável"é um encanto! A minha preferência é por Anabel, mas Anabela também é uma bonita opção.

    ResponderExcluir
  2. É lindo, prefiro as grafias Annabela e Annabel, e claro, a maravilhosa versão francesa Mabelle, que ganha de todas... Na série literária Percy Jackson ainda tem uma personagem chamada Annabeth, provavelmente alguma variação também :)

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Pelo menos não tem nome de barata né!!
      Não julgue as pessoas

      Excluir
  4. Acho um nome muito bem visto para os nossos tempos... no Brasil até soaria moderno e seria uma ótima alternativa aos milhares de Isabelas, Gabrielas, Rafaelas... O significado também é muito mais bonito e delicado... tem um ar romântico. Gostei!

    ResponderExcluir
  5. Acho muito gracioso, mas talvez não tenha caído no gosto dos brasileiros por ser o nome de um tipo de salto. Não sei se esse seria o motivo real, mas já vi muita gente comentando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É por isso mesmo. O fato de ser o nome de um tipo de salto de sandálias atrapalha o uso desse nome.

      Excluir
    2. Não acho que atrapalha, pois é uma marca muito usada por muitas pessoas e é uma marca muito boa.

      Excluir
  6. Junta 2 nomes que acho péssimos.. detesto.

    ResponderExcluir
  7. acho um nome romântico em sua essência. Guarda uma beleza singela, mas o filme marcou o nome de uma forma tão perversa que será difícil desfazer tal associação. uma pena...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acho que seja uma pena, pois o nome Anabella é muito diferente do Annabelle, as pessoas que falam de modo diferente.

      Excluir
  8. Meu nome é Anabela ....

    ResponderExcluir
  9. Prefiro a grafia Annabella

    ResponderExcluir