terça-feira, 28 de junho de 2016

Asa


Asa é um nome bíblico, masculino, do hebraico, que significa curador. No Antigo Testamento, Asa era o nome de um rei de Judá, que reinou por 40 anos. Em português, Asa é também uma palavra literal feminina, por isso estamos perante um nome unissexo.

Ása (F), em sueco, é um dos nomes nórdicos mais antigos, que significa deusa. Mas este curto nome é longo no que toca a significados. Asa é uma palavra usada em algumas partes do mundo:
  • Em iorubá, Asa é a palavra "águia";
  • Em japonês, é a palavra "manhã" e um nome próprio (M/F) que significa nascido ao amanhecer;
  • Em nigeriano, é um nome próprio (F) que significa bela;
  • Do indonésio, Asa é a palavra "esperança";
  • E ainda, do Malgaxe, é a palavra "obra". Para quem gosta de significados, é entusiasmante! 

Quanto a mim, adoro Asa no masculino! Sei que no geral as pessoas são muito mais conservadoras nos nomes masculinos, e nomes literais em meninos não parecem entusiasmar tanto quanto em meninas, por isso, acho que é um nome que só agradará a mentes mais abertas.

Asa não aparece na lista de nomes admitidos de Portugal, nem como não admitido mas se tem Alma e Amor... Porque não AsaTambém não vejo mal que seja uma palavra feminina, se uma menina pode ser Mar, um menino pode ser Asa. Já eu adoro literais, e recuso-me a pensar que só meninas podem ter nomes literais, sem nenhum motivo válido.

Na minha visão, Asa é tão cheio de ousadia, quanto cheio de simplicidade! E tem aquele toque hippie, que eu adoro. Acho Asa mesmo lindo num menino/homem! No entanto, também gosto numa menina, apenas não me transmite o mesmo encanto.

Em Portugal não há nenhum registo de Asa e no Brasil encontrei o registo de 20 pessoas do sexo feminino com este nome. É bastante internacional: Nos Estados Unidos, em 2015, nasceram 530 meninos com o nome Asa e zero meninas.

Personalidades:
  • Asa Butterfield, actor britânico;
  • Asa Griggs Candler, criador da marca Coca-Cola.

Fátima A.

O que acharam deste nome?


Fontes consultadas:
Behind the Name, Wikipedia, IBGE, Social Security USA, Appellation Mountain.

6 comentários:

  1. Publicação extremamente interessante! Jamais imaginei que Asa fosse um nome com tantas origens e significados diferentes. Parabéns Fátima, adorei o post, Asa é surpreendente! Também prefiro para rapaz.

    ResponderExcluir
  2. Achei uma poesia esse nome! Muito original! Gostei!

    ResponderExcluir
  3. Gostei imenso desta publicação! Realmente, à medida que se avança no texto parece que os significados ficam melhores e o encanto maior, também! :) Asa não está entre os meus favoritos, mas achei bem forte e original!

    Lembrei-me também de uma notícia em que no início do Mandato como Presidente da República, a Força Aérea Portuguesa ofereceu um cão a Marcelo Rebelo de Sousa. O nome dele era Asa. Embora talvez o intuito do nome fosse uma associação à FA, mas ainda assim achei distinto e muito interessante. E ver esta publicação a credibilizar o nome como nome próprio foi fantástico!

    ResponderExcluir
  4. que lindos significados! não usaria o nome, mas gostei de ler*(:

    ResponderExcluir
  5. Ameiiiiiii saber desses significados, só conhecia em hebraico.
    Obrigada a vocês por pesquisarem e trazerem esse conhecimento. E meu nome é Asas,meu pai colocou esse nome baseado na história do rei Asa,e mais outra história de sua vida,rsrsrs

    ResponderExcluir