sábado, 11 de junho de 2016

Felipe & Filipe - Atendendo a Pedidos


Um nome contemporâneo, um nome com ar moderno. Quer na grafia Felipe (mais comum no Brasil), quer na grafia Filipe (mais comum em Portugal), este é um nome com muita expressão em ambos os nossos países! O pedido do leitor por este nome não nos surpreendeu: Felipe/Filipe é um dos nomes favoritos das famílias atuais, dos mais procurados e dos mais usados, senão sozinho, pelo menos em compostos (e que bem que ele funciona em compostos)!

É um nome marcadamente aristocrático, tendo sido o nome de cinco reis da Macedónia (um deles, pai de Alexandre, o Grande), por seis reis de França, seis reis de Espanha e três reis de Portugal (que eram simultaneamente reis de Espanha). O atual Rei de Espanha é, inclusive, Felipe VI. O nome está associado às grandes casas reais europeias, sendo várias vezes escolhido para nomes de príncipes, condes, duques, e todos os títulos reais que possam existir. Não é por acaso que cada vez que a Duquesa de Cambridge engravida, o mundo aposta em Philip para nome de um menino – e não nos esqueçamos que até é bastante provável visto que o marido da Rainha de Inglaterra é também um Philip e estas famílias são grandes fãs das homenagens a parentes. Em suma, o nome estará sempre associado a esta classe.

É um nome de raízes gregas, que se terá originado dos termos φιλος (philos), que significa amigo ou amante, e ‘ιππος (hippos), que significa cavalos. Assim sendo, Felipe/Filipe significa nada mais, nada menos do que amigo dos cavalos ou aquele que ama cavalos. Acho que uma associação aos animais é sempre interessante e Felipe/Filipe pode ganhar pontos precisamente por isso. Na Bíblia é também possível encontrar referências a um Filipe, que era apóstolo de Jesus Cristo e a um outro Filipe, o Evangelista, um missionário cristão do século I que pregava a palavra de Deus (Atos dos Apóstolos).

Mas então? Filipe sempre foi utilizado em Portugal? É considerado um clássico? É uma pergunta interessante de se fazer e, embora a atual expressão dos registos anuais seja muito grande, Filipe nem sempre foi um dos favoritos dos portugueses! Na verdade, só a partir de 1970 é que o nome começa a ascender e é bem provável que no final dos anos 80 estivesse já entre os nomes mais utilizados no país inteiro com mais de 1000 registos por ano! Atualmente os valores já são mais baixos: 241 em 2013, 248 em 2014 e 197 em 2015! É possível que após tanto tempo, Filipe esteja a tornar-se progressivamente menos popular mas, mesmo não sendo tão usado como primeiro nome, o que não faltam são compostos com Filipe em segundo lugar, sendo os mais usados em 2014: Rodrigo Filipe, Martim Filipe e Gonçalo Filipe.

E no Brasil? Que levou os brasileiros a preferir a grafia espanhola à portuguesa? Muito provavelmente a grande proximidade e contacto com países de língua espanhola, que faz com que o Brasil seja um apreciador de nomes com ar hispânico ou italiano como Enrico, Lorenzo ou Pietro. Por comparação, acredita-se que existam cerca de 61 mil Filipes no Brasil e 621 mil Felipes! O nome também parece ter tido uma subida extraordinária na década de 70, que baixou no início dos anos 2000, mas que ainda se mantém no top nacional de 2015 como o 17º nome masculino mais usado no Brasil! No estado de São Paulo os três compostos mais utilizados foram Luiz Felipe/ Luís Felipe, Felipe Gabriel e Arthur Felipe.

Para terminar, deixo apenas a nota de que antigamente em Portugal era comum encontrarmos homens registados como Filipo, uma versão muito parecida à italiana e que foi perdendo o uso com o tempo. Caiu em desuso e já não se ouve mais por terras lusas. Ainda assim acho-a uma variante interessante e nada desagradável, ainda que se possa argumentar que Filipe possa ser mais elegante. Nas Bases de Dados da Associação de Amigos da Torre do Tombo não é possível encontrar nenhum Filipo, mas podemos encontrar compostos muito antigos e interessantes como Aires Filipe, Augusto Filipe, Filipe Caetano, Filipe Cristóvão, Filipe Emílio e Filipe Inácio. Realmente, as opções para compostos com Filipe parecem ser muitas, interessantes e bonitas! Por fim, queria só referir que em Portugal é possível também registar como conjunto onomástico: Filipe de Néri, como o santo! E religiosidade à parte, o composto é sonoramente fantástico!

Acho que Felipe/Filipe é dos nomes populares mais meigos e agradáveis que existem nos nossos tops. A sua popularidade tem sido tão grande ao longo das últimas 4 décadas que quase se pode assumir que é um clássico contemporâneo. Pode, inclusive, n’algumas perspetivas, olhá-lo como um nome neutro em compostos, tal como Luís, João e José, o que é uma excelente qualidade se quisermos combiná-lo com nomes mais ousados!

Qual é a vossa opinião sobre Felipe/Filipe?


Fontes Consultadas:
A História da Igreja (Blog), Ana Belo (1997) Mil e tal Nomes, Arautos do Evangelho (Filipe de Néri), ARPEN/SP, Associação de Amigos da Torre do Tombo, Behind the Name, Casa Real Portuguesa, IBGE, IRN, NameBerry, SPIE.

10 comentários:

  1. Exatamente a mesma que a sua Joana, também acho Felipe/Filipe um clássico contemporâneo. Mesmo sendo antigo não perde seu ar atual, fica bem em várias épocas. Não sei se por estar mais acostumada, mas tenho preferência pela grafia Felipe, acho graficamente mais marcante. Filipe é bonito também, me passa uma delicadeza maior. Filipo é mesmo interessante e concordo que Filipe de Néri é um belo composto!

    ResponderExcluir
  2. Felipe é um nome com ar de realeza, com Henrique, Elizabeth, Ricardo, entre outros. Devido a popularidade, não curto muito.

    ResponderExcluir
  3. não sou grande fã do nome, mas não acho mau.. e acho ótimo para composto, como 2º elemento do nome :)

    ResponderExcluir
  4. Concordo com a definição de Felipe/Filipe como um clássico contemporâneo. É um dos meus nomes preferidos desde sempre, adoro a sonoridade e o considero um nome alegre. Prefiro Filipe a Felipe.

    ResponderExcluir
  5. Está errado amigo, O rei da Espanha é Filipe VI, não existe essa variação "Felipe" na coroa espanhola, visto que a dinastia é Filipina, e está no 6º nome. Por favor, pesquisem direito, pois Felipe é uma derivação não reconhecida e equivocada. Inclusive, em Portugal, que é maioria da origem deste nome no Brasil, não se usa Felipe, e isso é norma lá e não acaso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro que assim como prezamos pela educação no trato com nossos leitores, esperamos receber comentários no mesmo nível. Segundo que nada do que dizemos em nossas publicações é em vão, todas as informações partem de uma base de pesquisa muito grande (inclusive as fontes estão no final do post). Terceiro: Felipe é a variante espanhola de Filipe, sendo Felip a versão catalã. Filipe é mais usado em Portugal porque essa é a versão em português. O nome do rei da Espanha é Felipe Juan Pablo Alfonso. Quando pesquisamos por um nome não podemos nos ater a sites que os "traduzem" para as versões em nosso idioma, até pq nomes não se traduzem. Deixo aqui um link com informações sobre a realeza espanhola, acredito que seja esclarecedor.

      http://www.haudahau.com/historia/espana.htm

      Sobre Felipe VI

      https://es.m.wikipedia.org/wiki/Felipe_VI_de_España

      Equipe O Blog dos Nomes

      Excluir
  6. Acho lindo Filipe e Felipe!Colocamos Filipe no meu bebezinho que nasceu no mês passado.😍

    ResponderExcluir
  7. Sempre achei Filipe muito mais bonito que Felipe, meu bebê que nascerá em breve será Luiz Filipe. Luiz com z por lembrar "luz" e Filipe com i porque é como está na bíblia. ❤️😍

    ResponderExcluir
  8. O meu nome é felipi no i no final se ra que existe o nome felipi

    ResponderExcluir