sexta-feira, 24 de junho de 2016

Isadora


Elegante e cheio de charme, Isadora é um nome capaz de nos deixar com um brilhozinho nos olhos! Ainda que seja um nome moderno, é capaz de transparecer uma aura vintage, muito à anos 20, que é absolutamente encantadora e cheia de glamour! Talvez seja pela terminação em –dora, talvez seja porque ao dizer este nome tão carismático me recorde da fantástica e inspiradora figura de Isadora Duncan, a mãe da dança moderna, a musa da dança livre que lá atrás no tempo, nos anos 20 do século XX, fascinou o mundo ao mostrar a sua arte então revolucionária que quebrou os princípios conservadores do ballet. Acredito que a História vai sendo moldada por pessoas interessantíssimas, ousadas e corajosas e Isadora Duncan foi uma delas, oferecendo ao mundo uma nova interpretação sobre a expressão artística, tornando-a deliberadamente mais espontânea, mais natural, mais desestruturante. Um nome associado a uma referência artística deste calibre só pode ser algo bom e promissor, diria eu!

Esta é apenas uma descrição possível para Isadora, haverão muitas outras, talvez ainda mais fascinadas e embelecidas. Mas certamente esta descrição não se afastará daquela que é a visão generalizada do povo brasileiro, que na última década tem-lhe dado todo o carinho que é possível dar a um nome: tem-no usado! O interesse por Isadora é relativamente recente, tendo começado a surgir nos anos 80, e tendo-se tornado um nome popular no Brasil em menos de 10 anos. Com efeito, passou-se de cerca de 2000 pessoas com este nome em 1980 para cerca de 58000 em 2000. Dezasseis anos passados, Isadora continua a invadir o coração dos brasileiros, mantendo-se atualmente na 21ª posição dos nomes mais utilizados em 2015 no Brasil (ver aqui).

Por sua vez, em Portugal o nome é de expressão muito mais modesta, sem que tenham existido registos deste nome antes de 1969. Entre 1970 e 1980 foram registadas apenas 53 pequenas meninas com este nome e atualmente o nome continua com pouca visibilidade: 8 em 2013, 5 em 2014 e 4 em 2015. Isadora, em Portugal, parece um nome à sombra de outras Isa’s mais imponentes como o clássico Isabel e o novo Isabela. Talvez se pudesse apresentar como uma alternativa fresca e elegante a estes nomes que têm a sua tradição junto dos portugueses.

O nome trata-se de uma versão de Isidora, que é, na minha perspetiva pessoal menos elegante ou charmoso, derivado do grego Ισιδωρος (Isidoros), que significa presente de Ísis. Todas as –doras (Dora, Doroteia, Teodora) derivam da palavra doron, que significa presente, dádiva; agora o que realmente é inovador aqui é a substituição de Teo (Deus) por Ísis. Ísis era a Deusa suprema da Mitologia Egípcia, estando associada à natureza, ao céu, ao amor, à fertilidade, à maternidade, ao parto, à magia (…). Uma infinidade de coisas boas e bonitas. O seu nome, por sua vez, significa possivelmente o trono. É também uma divindade associada ao Sagrado Feminino, que enaltece a mulher e tudo aquilo que a torna especial.

Assim, Isadora eleva-se como um nome inovador e simultaneamente ancestral. E talvez seja exatamente esta combinação quase dicotómica que o torna único e especial. Para além de contemporâneo é um nome encantador, meigo mas com carisma. Talvez por isto e reconhecendo o potencial aristocrático do nome (tem todo o ar de nome de princesa rebelde, não tem?), a Princesa Märtha Louise da Noruega atribuiu-o à sua filha nascida em 2015: Leah Isadora (6ª na linha de sucessão o trono norueguês). E é um composto bem bonito. Nas grafias aceites em Portugal poderia ser registado como Lea Isadora ou Lia Isadora e continuava um composto com um ar muito delicado e marcante!

Qual é a vossa posição sobre Isadora?


Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Arquivo Regional da Madeira, Behind the Name, IBGE, IRN, NameBerry, O Blog dos Nomes (Top 2015 Brasil), SPIE,, Wikipédia (Isis, Isadora Duncan).

9 comentários:

  1. Adoro <3 Mas não gostei da miúda da foto, transmite-me o oposto que Isadora me transmite.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o texto, acho Isadora um nome vintage contemporâneo muito charmoso. É lindo e as associações com Isadora Duncan e a deusa Ísis só o enriquecem, pena ser tão popular aqui no Brasil.

    ResponderExcluir
  3. pensei o mesmo que a Pilar, parece que a foto desta vez não está em concordância com o que o nome me transmite..
    É um nome ok, não usaria.

    ResponderExcluir
  4. Será o nome da minha bebê!

    ResponderExcluir
  5. Segundo a astrologia cabalística do professor Carlos Rosa é o nome mais positivo - feminino - que existe! Considero caso tenha uma filha! Acho o nome lindo, mas prefiro Izidora, daria um apelido fofo "Izi", fugindo do tradicional Isa, que não gosto mto. O único inconveniente é ao fracioná-lo em duas partes: "Isa" "adora"...logo nada de sobrenomes que possam causar bulling, como "Pinto" etc. Amei post! Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Eu gosto, KKK! Mas sou de uma época em que ele não era popular. Sou Isadora dos anos 70. Naquela época éramos pouquíssimas e até hoje estranho chamar outra pessoa pelo mesmo nome que o meu. Acabo chamando de Isa, rsrs!

    ResponderExcluir