segunda-feira, 13 de junho de 2016

Mégara - Convidado do Blog


Há muito que já não tínhamos uma estreia no noss'O Blog, mas hoje isso muda, pois, começam então os posts da nossa nova escritora: Ana Carvalho! Espero que se divirta tanto como qualquer um de nós, autores, ao escrever sobre nomes, e hoje, o começo dessa etapa dá-se ao abordar um nome bastante imponente: Mégara!

Mégara é, possivelmente, uma variante de Megaera. Existem referências que apontam que o nome seria a parte antiga da cidade grega, Megara, situada a oeste de Atenas e/ou uma colónia grega na Sicília chamada Megara Hyblaea.

Este nome é, portanto, a forma latinizada do grego Μεγαιρα (Megaira), que deriva de μεγαιρω (megairo) que significa rancor. Este é um nome ligado à fúria na mitologia grega. O nome é utilizado em várias línguas europeias para denotar uma mulher impaciente, fastidiosa e irritadiça.

No meu ponto de vista, Mégara, é um nome bastante parecido com Morgana, mas ao contrário deste que foi registado 12 vezes no ano passado, Mégara não foi registado nenhuma vez. Portanto considero o nome bastante exclusivo para quem quer fugir à banalidade e aos nomes “normais”. Para além de ser um nome que é raro ouvirmos em Portugal e no Brasil (cuja percentagem de utilização nem aparece no ranking) a sua grafia e sonoridade são especiais. Para mim este nome é uma lufada de ar fresco.

Na mitologia grega, Mégara, era a filha mais velha de Creonte, o rei de Tebas. Casou-se com Hércules como recompensa por este ter libertado a cidade de Tebas do mal que a assolava. Juntos tiveram 3 filhos: Terímaco, Creontíades e Deicoon. O final de Mégara e Hércules é bastante duvidoso devido a duas diferentes teorias:
  • A primeira tese argumenta que depois da batalha para libertar Tebas dos mínios, Hera infligiu a Hércules uma perda de sensatez temporária que fez com que ele matasse os próprios filhos, atirando-os ao fogo. Mégara mais tarde casou-se com o sobrinho de Hércules, Lolau.
  • A segunda teoria defende que Hércules aquando da captura de Cérbero, o cão de 3 cabeças que guardava as portas do inferno, assassinou a sua família pois Lico, filho de Neptuno, com a ideia de usurpar o trono a Hércules, tentou matar Mégara e os seus filhos, mas Hércules acabou por matar Lico, então Juno em jeito de vingança fez com que Hércules enlouquecesse. 

A primeira vez que contactei com este nome foi a partir de um filme da Disney Hércules, onde Mégara era a servente de Hades e mais tarde com o desenrolar da ação acaba por se apaixonar por Hércules e ficam juntos no Olimpo.

Acho que Meg fica um diminutivo super fofo para o nome Mégara que para muitos pode ser um nome pesado com carga negativa. Mesmo assim, confesso que adorava conhecer uma pequena Mégara. E vocês, o que acham da ideia?

12 comentários:

  1. Ouvi também pela primeira vez no Hércules da Disney, acho super lindo e forte. Dá um astral de mulher poderosa. Super daria para uma filha, porém o significado me faz repensar isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O significado que foi dito no texto acredito que seja o significado de megera e não de Mégara já que ele cita que o nome vem da furia mas umas das gurias se chama megera e Mégara é o nome da princesa grega que se casa com Hércules

      Excluir
  2. Acho muito giro e forte. A menina da foto foi muito bem escolhida, Mégara realmente lembra-me púrpuras e lilases (muito por causa da Mégara da Disney). Não se encontra entre os nomes que gosto para uso pessoal, mas acho-o um nome com muita presença!

    ResponderExcluir
  3. Acho interessante e mágico. Mais um nome de fada :)

    ResponderExcluir
  4. Em primeiro lugar, parabéns pelo texto e pela entrada aqui no Blog :)
    Acho que o nome tem um toque místico que me agrada, mas a nível de sonoridade não faz o meu tipo. No entanto, também gostaria de ver uma menina c um nome tão irreverente! :)
    Achei a foto muito linda :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei muito do texto Ana, achei muito interessante. Também conheci o nome pelo filme e tb me faz lembrar Morgana.
      Não gosto de Morgana nem de Mégara por causa das sonoridades mas acho muito giro para um animal de estimação.
      Ah continua a escrever mais sim? :)

      Excluir
    2. Também não gosto de Morgana, mas gosto de Mégara, a gatinha que acolhi ontem ficou com este nome <3
      Vou escrever mais com certeza, obrigada pelo apoio :)

      Excluir
  5. Acho Mégara um nome forte e interessante, mas sua história mitológica tem um lado muito sombrio, pesado...Realmente lembra Morgana, boa comparação. Parabéns pelo post Ana!

    ResponderExcluir
  6. Eu acho Mégara lindo demais! Dizem que também pode ter a ver com grandeza, devido o "mega", mas não lembro ao certo. O nome é tão melódico e impactante, mas muitas pessoas torcem o nariz pelo possível significado...mas acho tendencioso isso, porque existem nomes com significados negativos ou tão sem sal e as pessoas amam pela sonoridade. Enfim, eu amaria ver uma Mégara por aí...não digo o mesmo de Morgana, porque acho muito áspero para se pronunciar. O apelido Meg é uma graça <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O texto cita que vem da furia em determinado momento e uma das furias é Megera e não Mégara então acredito que houve alguma confusão na pesquisa

      Excluir