segunda-feira, 27 de junho de 2016

Penélope


O nome que trago hoje é pouco usado nos dias de hoje, no entanto, eu vejo nele imensa potencialidade: Penélope. Penélope é um nome que pode ter origem no grego penelops que é uma espécie de pato ou derivar dos elementos pene que significa fio, fibra, trama e ops que significa rosto ou olho, portanto podemos quase dizer que Penélope significa aquela que desfia tecido, a tecedeira.

Na mitologia grega, Penélope, era a esposa de Ulisses, filha de Ícaro e de Periboea. Reza a lenda que Penélope esperou durante vinte anos pelo regresso do seu amado Ulisses que havia ido para a Guerra de Tróia. A longa viagem sobre o regresso de Ulisses é retratada na Odisseia de Homero.

Como mencionei em cima, Penélope, é um nome pouco utilizado nos dias que correm, em Portugal, no ano passado, foram registadas 16 meninas chamadas Penélope e nasceu uma pequena Penelope. No Brasil, no estado de São Paulo, obteve 26 registos. Segundo os dados do IBGE, a sua frequência no Brasil é de 1 590 pessoas e nos dados do SPIE consta que nasceram, de 1920 a 1980, apenas 11 Penélopes.

É quase inevitável não nos vir à cabeça a fabulosa atriz espanhola Penélope Cruz quando pensamos neste nome, talvez daí, na minha opinião, Penélope seja tido em conta como um nome “muito espanhol”. Outra forte referência é Penelope Blake, uma personagem de Anatomia de Grey que é tratada por Penny.

Penélope é um nome que não se deixa passar despercebido: é forte, comprido, pouco utilizado,   mitológico, internacional, foge às escolhas comuns dos portugueses e dos brasileiros e tem um ligeiro toque de romantismo devido à história mitológica a que está associado. E vocês? Consideram Penélope uma boa escolha para fugir aos nomes a que estamos habituados a ouvir?

Ana Carvalho.


Fontes consultadas:
Behind the Name, Wikipedia, Público, ARPEN/SP, SPIE, IBGE.

15 comentários:

  1. Penélope não é um nome que me cativa, mas para quem gosta é uma boa opção.

    ResponderExcluir
  2. Não é um nome que gosto, mas é extremamente usável.

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito de Penélope, especialmente por não ser um nome "tipicamente feminino". Penélope é a prova de que um nome pode ser forte e cheio de personalidade e feminino ao mesmo tempo.

    ResponderExcluir
  4. O grande ponto forte de Penélope é mesmo a associação à mitologia. Retirando esse facto, para mim é um nome um bocado apagado, nunca me suscitou interesse.

    ResponderExcluir
  5. gosto imenso de Penélope, esteve inclusive no meu top 20 feminino.

    ResponderExcluir
  6. Penélope charmosa! Eu amava o desenho da corrida maluca bem como o da Penélope :)
    Quando vi o significado, eu pensei naquelas divindades que cortavam o fio da vida (como aparece no desenho do Hércules). Gosto de Penélope - considero muito feminino e cheio de charme!

    ResponderExcluir
  7. Lindo é o nome da minha filha 😍

    ResponderExcluir
  8. Amo esse nome! É o nome da minha filha! :)

    ResponderExcluir
  9. Lindo coloquei esse nome na minha filha. Que hoje está com 6 anos . Penélope Ágatha

    ResponderExcluir
  10. O meu nome é Phenellopy mais com a pronúncia de penélope 🥰

    ResponderExcluir
  11. Amei saber o significado do meu nome, principalmente pelo fato que eu sou estudante de moda! 🖤

    ResponderExcluir
  12. meuuu nomeeee❤️❤️❤️

    ResponderExcluir