quinta-feira, 30 de junho de 2016

Sabrina


Sabrina, um nome enfeitiçante? A pergunta paira no ar e, por um momento, parece que podemos sentir a magia à sua volta. Acho absolutamente fantásticos os cenários mentais que se podem criar em torno dos nomes e acredito que sejam exatamente esses mesmos cenários que desencadeiam em nós uma ligação muito forte com eles. Portanto, se há um cenário imaginário bonito a envolver um nome, há uma maior probabilidade em gostarmos dele. Acontece comigo e com Sabrina. E fico curiosa para saber se partilham da visão e se Sabrina já alguma vez vos enfeitiçou ou enfeitiça.

A associação à magia e à figura da bruxa simpática e catita é muito presente na nossa sociedade, sobretudo depois do sucesso da famosa série televisiva dos anos 90 que a tornou na bruxa mais icónica da atualidade: Sabrina, a Bruxa Adolescente”. Mas a história de Sabrina é bem mais antiga e, curiosamente, sempre andou de mãos dadas com o fantástico, com a fantasia, com o sobrenatural, com a mitologia. Voltando atrás no tempo, em 1634 em Inglaterra, John Milton estaria a publicar o seu famoso poema Comus, que retrata a história de uma ninfa aquática de nome Sabrina que vivia precisamente no Rio Severn, havendo aqui uma simbiose onomástica entre o nome do ser mágico e o do próprio rio (o poema pode ser lido na íntegra clicando aqui):

“There is a gentle nymph not far from hence,
That with moist curb sways the smooth Severn stream.  
Sabrina is her name, a virgin pure (…)”

O Behind the Name aponta Sabrina como a forma latinizada de Habren, aquele que terá sido o nome original do Rio Severn no País de Gales. No entanto, apesar de se conseguir seguir o rasto do nome próprio até ao nome do rio a verdade é que o significado de Sabrina continua desconhecido de todos nós. Muitas páginas na internet avançam alguns significados mas todas carecem de informação fundamentada e fidedigna.

No Brasil, o nome começou a crescer a partir da década de 70, tornando-se atualmente muito comum em meninas pequenas. Nos últimos anos Sabrina não tem constado no Top 100 do Brasil, mas a sua expressão é ainda muita, tendo sido registadas mais de 400 meninas com este nome em 2015, no Estado de São Paulo. Já em Portugal, Sabrina é um nome sempre muito tímido e raro, tendo sido registadas apenas 12 em 2013, 11 em 2014 e 13 em 2015. Dos compostos registados em Portugal destaco Bianca Sabrina.

Em termos de referências internacionais é indispensável mencionar a peça de teatro escrita por Samuel Taylor em 1953 Sabrina Fair, que viria a inspirar a construção do argumento para o filme conhecido apenas como Sabrina (1954) e que tinha como protagonista a mítica atriz Audrey Hepburn, num dos seus papéis mais conceituados! Mais tarde, o filme foi readaptado em 1995, contando com a presença da lindíssima Julia Ormond, recebendo várias nomeações internacionais.

Qual é a vossa opinião sobre Sabrina?


Fontes Consultadas:
Adoro Cinema (Sabrina), Ana Belo (1997) Mil e tal nomes próprios, ARPEN/SP, Bartebly, Behind the Name, IBGE, IRN, NameBerry e SPIE.

21 comentários:

  1. Acho Sabrina simpático, sendo também o nome de uma das minhas irmãs... por acaso não encontrei um post sobre o meu: Priscila. Adoraria vê-lo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Priscila,

      Faremos por dar resposta ao seu pedido o mais rapidamente possível!
      Obrigada por nos acompanhar!

      P'la equipa d'O Blog dos Nomes
      Joana Recharte

      Excluir
  2. Gosto muito, inclusive por causa do filme da Audrey, que é minha atriz preferida.

    ResponderExcluir
  3. Adoro Sabrina! Pra mim também tem jeito de nome de bruxinha! Não conhecia a história da ninfa, agora gosto ainda mais do nome :)

    ResponderExcluir
  4. não gosto de Sabrina, mas não acho um mau nome, simplesmente não se enquadra no meu estilo

    ResponderExcluir
  5. Gosto de nomes sonoros, musicais. Sabrina é um deles, 3 sílabas distintas e com uma sonoridade harmoniosa e muito feminina. O fato de não ser muito popular, ser místico e ser um nome internacional, faz de Sabrina um mimo de nome.

    ResponderExcluir
  6. Gosto de Sabrina ( é o meu nome) e me encanto com o sobrenatural, e TB gosto de histórias de bruxas

    ResponderExcluir
  7. Gosto de Sabrina ( é o meu nome) e me encanto com o sobrenatural, e TB gosto de histórias de bruxas

    ResponderExcluir
  8. Nome lindo"Sabrina meu nome"E ñ me veria com outro nome.Além do mais os apelidos são mt carinhoso :Brina,Rina "meu preferido" Sasa,sah,sabribrinha"Amo esse tbm"....

    ResponderExcluir
  9. Sabrina é um nome lindo! Sabrina, Samantha e Tábita evocam essa aura de bruxinhas, mas com um toque de delicadeza! Não são nomes pesados como Elvira, Wanda, Brenda e Ravena e nem tão diferentões como Akasha (que eu amo haha) ou Perséfone. Sabrina é elegante!O filme Sabrina com Harrison Ford é um dos meus preferidos, acho tão lindo! A única coisa que me tira um pouco o encanto é a ausência de um significado - no meu caso acho muito importante o nome ter um significado! Conheci uma Sabrina, dona de uma academia da minha cidade, ela tem a personalidade bem forte, o que acho um ponto positivo e é super bonita também! Acho um ótimo nome, só não está na minha lista por não saber o significado mesmo.

    ResponderExcluir
  10. Meu nome é Sabrina Santos sacramento e eu está lendo isso é uma coincidência,né?🤔🤷

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm estou na linha dos S. Sabrina Silva Sá

      Excluir
  11. Toda vez que me apresento para alguem me perguntam se é meu nome mesmo ou apenas admiração pela bruxinha sabrina, destino ou não eu sou praticante de bruxaria tbm,desde pequena encantada pelo místico♡. Obg pelo blog

    ResponderExcluir
  12. Eu amo meu nome, foi escolhido pelo meu pai, ele gostava do filme e raramente encontro outras pessoas com o meu nome. Acho lindo, não queria outro, agradeço todo dia por meu pai ter trocado meu nome em cima da hora, senão eu seria mais uma Mariana.

    ResponderExcluir
  13. meu nome é Sabrina, e por mais incrível que pareça sempre fui muito apaixonada pelo mítico, na escola me chamavam de Sabrina a bruxinha de forma pejorativa mas na vdd eu amava, cresci, virei bruxa e amei mais ainda meu nome depois que soube da história da ninfa, foi coisa do destino ✨

    ResponderExcluir