domingo, 5 de junho de 2016

Salma


Cá está mais um nome árabe com muito charme: Salma! Com vínculos às linhas aristocráticas da Jordânia e de Marrocos, Salma não só é um nome elegante noutros países como é uma opção muito interessante para Portugal e Brasil.

Como já referido, segundo o Behind the Name e o NameBerry, trata-se de um nome de raízes árabes - سلم (salima) – que significa segura ou aquela que está segura. O significado não é nada de extraordinário, como a maior parte dos significados dos nomes também não o são, no entanto, como nomes árabes a minha expectativa é sempre um pouco mais elevada, não existissem alguns nomes árabes como significados tão esplendorosos, como, por exemplo, Samira que significa companheira das conversas ao entardecer. Ainda assim, Salma preserva um ar exótico muito, muito interessante e atrativo.

Ao pensar em Salma ocorre-me quase espontaneamente um par feminino: Salma & Nair. A verdade é que não se sabe muito acerca da origem de Nair, ainda que alguns sites apontem-no como um nome árabe também. De qualquer das maneiras, esta minha associação é puramente instintiva: ambos me soam fantásticos juntos, emanando aquele ar palaciano das mil e uma noites!

No entanto, apesar de Nair ser um nome em franca expansão em Portugal e com alguma tradição no Brasil, a verdade é que Salma está muito abaixo desta popularidade. Segundo o SPIE, entre 1920 e 1980 foram registadas apenas 4 Salmas em Portugal, sendo que no Brasil o máximo de registos que Salma angariou foi na década de 70 com 489 registos nesses 10 anos. O IBGE estima que atualmente existam cerca de 2000 mulheres chamadas Salma no Brasil! Em 2015 em São Paulo, foram registadas 5 meninas com este nome, e o composto Salma Helena. E ao ver este composto, pergunto-me se Salma Heloísa não seria uma boa opção também! Parece-me bem bonito e charmoso. Em Portugal o número de meninas com este nome continua a ser muito raro, contando com o registo de 2 em 2013 e 3 em 2014. Foram também registadas uma Salma Maria e Salma Samir.

Como referências temos a famosa atriz e produtora mexicana Salma Hayek (talvez a Salma mais conhecida do planeta), a princesa consorte de Marrocos, Lalla Salma, e a princesa da Jordânia, filha da famosa Rainha Rania.


Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, NameBerry, SPIE.

14 comentários:

  1. Respostas
    1. É por causa disso que eu sofro um bullying danado de gente me chamando de alma

      Excluir
  2. Gosto de Salma, tem um ar exótico que me atrai!

    ResponderExcluir
  3. Não é o meu género, mas é, sem dúvida, um bom nome!

    ResponderExcluir
  4. Não sabia que era árabe, sempre gostei de Salma. acho muito bonito e doce.

    ResponderExcluir
  5. não gosto de Salma, prefiro Samira :)

    ResponderExcluir
  6. Eu amava este nome! Acho a atriz Salma Hayek uma diva. Não usaria o nome porquê vi em outro site que o significado em italiano é "cadáver". Era um dos meus preferidos, que agora está na lista de nomes que não usarei de forma alguma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom saber porque meu futuro esposo é italiano (nem casamos e já pensamos em filhos Hahaha). Então, vou perguntar a ele ou pesquisar sozinha sobre isso o que você falou. Hahaha

      Excluir
    2. Nossa, é verdade!!!
      Eu pesquisei em italiano e percebi essa referência, mas "salma" não como nome próprio, eu entendi que é uma palavra, pois achei o significado no dicionário italiano.

      Logo no primeiro significado eu achei:
      1 Cadavere, spoglia mortale dell'uomo
      Isto é: Cadáver, restos mortais do homem.

      Para quem tiver curiosidade, segue o link: https://dizionari.corriere.it/dizionario_italiano/S/salma.shtml

      Nossa, estou chocada! Preciso comentar isso com meu noivo. Hahahaha Que bizarro!

      Excluir
  7. Eu mesma me chamo Salma....e gosto muito do meu nome, muito diferente. Porem,não faço muito jus ao significado de "pacifica". Kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tambem concordo viu me chamo salma também e se brincar sou a única da minha cidade inteira de 200 mil habitantes

      Excluir
  8. Também me chamo salmão, quando criança não gostava muito do meu nome, mas aprendi a gostar, principalmente depois de saber que existia uma atriz com esse mesmo nome e também porque minha mãe o colocou em homenagem a uma grande amiga que ela tem.

    ResponderExcluir