sexta-feira, 29 de julho de 2016

Lourença


Muito antigo mas muito cheio de graça. Lourença é um nome fantástico, cheio de personalidade e carisma, sem nunca perder o seu lado ternurento e meigo.

No entanto, não é um nome que caia no gosto de muita gente, afinal, o seu masculino impera em ambos os nossos países e já sabemos que quando um género é dominante nesta questão dos nomes, há sempre uma versão que fica diminuída. Assim se passa com Lourenço-Lourença, como se passa também com nomes como Bernardo-Bernarda, Guilherme-Guilhermina, Henrique-Henriqueta, Tomás-Tomásia ou Vicente-Vicência. E se noutros tempos estes femininos já tiveram a oportunidade de brilhar, hoje em dia só o masculino está no coração dos nossos povos.

Os argumentos para o não-uso de Lourença podem ser no sentido de que tem uma energia muito masculina, que é um nome demasiado forte para uma menina, que é antiquado ou ultrapassado. Sinceramente, vejo-o com outros olhos. É verdade que os nomes considerados modernos são bem mais curtos e internacionais e Lourença não tem muita vantagem nesse campeonato. Ainda assim, acho-o muito ternurento, cheio de força e cheio de conteúdo. Um nome tão grande que tem apenas três sílabas, como Constança e Francisca. E com Constança ainda partilha o ç, que nunca impediu que o nome se tornasse um popular em Portugal e apreciado no Brasil. Uma versão que pode ser considerada mais interessante é também Lorenza, com um ar bem mais italiano.

Os registos do IBGE dizem-nos que existem cerca de 1000 pessoas chamadas Lourença no Brasil e 800 Lorenzas. Em Portugal, Lorenza não consta na lista de nomes autorizados (Lorenzo sim), e Lourença, apesar de ser permitido, não é muito utilizado. Foi um nome muito raro durante todo o século XX e continua a sê-lo hoje em dia com apenas um registo em 2014 (Maria Lourença). Em 2013 foi registada uma Luana Lorenza. Em São Paulo, em 2015, foram registadas duas meninas: Rebeca Lourença e Sophia Lourença, e houve, ainda 15 registos na grafia Lorenza.

Na sua origem, é um nome de origem no latim laurentius, um cognome romano usado para designar alguém de Laurentum, uma cidade italiana antiga. Por sua vez, o nome da cidade provém do latim laurus que significa louro ou loureiro.  Assim, partilha a origem com um nome muito conhecido: Laura!

Acredito que Lourença é um nome muito delicado e, sem dúvida, exclusivo. Tem também uma leve pitada de romantismo e leveza. Vejo-o perfeitamente ao lado de uma Angelina, de uma Emanuela ou até mesmo de uma Valentina. Nomes grandes e melodiosos que fazem palpitar alguns corações aqui e acolá. 

Analisada esta informação, gostaria de ouvir os vossos comentários.
Lourença é um nome que vos agrada?


Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, SPIE

7 comentários:

  1. Achei Lourença bem elegante! Realmente tem o seu charme.

    ResponderExcluir
  2. Acho que se a grafia fosse Lorença me agradaria mais(lembraria Florença). Lourença acho pesado e pouco fluido, Lorenza já acho mais atraente.

    ResponderExcluir
  3. Não tenho uma opinião formada sobre este nome. As vezes acho interessante outras vezes acho grosseiro.

    ResponderExcluir
  4. Gosto de Lourenço...Lourença, Lorenza soa meio bruto ou forte em demasia - e quando pensamos em uma menina, acho que buscamos algo mais delicado, suava, mas vai muito do que os pais querem tbm. Lourença transmite força - uma mulher empoderada - o que é bastante legal tbm. Tem nomes que combinam mais com um gênero, que se transportarmos para outro, fica meio estranho aos ouvidos, mas é questão de costume mesmo. Tem um ar renascentista bem interessante e uma opção a Laura. Gosto muuuito de Florença tbm (um dos meus nomes preferidos)!

    ResponderExcluir
  5. Gosto de Lourença por ser um nome sublime com uma terminação distinta e elegante, ao estilo de Constança.
    Ao ler este post, lembrei-me de um outro nome igualmente antigo, com a mesma terminação e que praticamente caiu em desuso: Clemença.

    ResponderExcluir
  6. Meu nome é Lourença e amo. nome forte, elegante, diferente e por onde andei sempre acham meu nome lindo.

    ResponderExcluir
  7. Agrada muito sim! É de fato um belíssimo nome e cheio de romantismo, além da exclusividade, é claro. Chiquíssimo!

    ResponderExcluir