domingo, 31 de julho de 2016

Luan


O leão Luan. Sim, esse nome cheio de vida e tão conhecido dos brasileiros faz parte do poderoso grupo dos nomes ligados ao rei dos animais! Vindo diretamente de um pequeno país europeu, a Albânia, o doce leão Luan cativa muitos corações! A majestosa aura leonina dá todo um brilho especial à esse popular nome.

Luan significa literalmente leão em albanês e corresponde ao nosso Leão, usado também como nome próprio. Como exemplos de portadores temos os albaneses Luan Pinari (jogador de futebol), Luan Hoxha (ex-general das Forças Armadas da Albânia) e Luan Krasniqi (boxeador medalhista olímpico). Certamente Luan é uma das formas menos conhecidas dos nomes com significados ligados à esse poderoso animal e ele vem se juntar à nomes como Ari/AryAriel, LeandroLeo, Leonardo, León, Leonel, entre outros meninos leões.

Mas Luan tem outras origens, além da albanesa: é também um antigo nome irlandês que significa guerreiro e de onde se originou o sobrenome Ó Luain (que quer dizer descendente de Luan); é um nome vietnamita que significa justiça, justo e, por fim, Luan é um sobrenome chinês (algumas fontes apontam que na China é usado raramente como nome feminino). Todos os significados são inspiradores e remetem para valentia e nobreza de caráter!

Como dito no início do texto, Luan é um nome muito familiar aos brasileiros, mas infelizmente não é aceito em Portugal (e sinceramente não entendo o motivo do veto). Ainda assim conseguiu 13 registros em 2015, provavelmente filhos de portugueses com dupla nacionalidade ou estrangeiros. Não sei até que ponto o nome Luan é conhecido em Portugal, mas acredito que se fosse admitido teria boa aceitação, já que sendo curto e internacional, não anda muito longe do estilo de Enzo, bastante popular entre os portugueses. ***Atualização: a partir de novembro de 2017 Luan passou a ser autorizado em Portugal***

O uso do nome Luan no Brasil, de acordo com os dados do IBGE, começou nos anos 40, mas de forma muito pequena, quase imperceptível: apenas 28 registros. Com o passar do tempo os números foram aos poucos aumentando e nos anos 80 já chegavam aos 6 842. Só que nada se compara à explosão que aconteceu nos anos 90: houve uma subida fantástica e Luan atingiu gloriosos 75 347 registros! Um nome de sucesso! Mas não parou por aí, se solidificou nos anos 2000 quando sua frequência atingiu 90 967 rapazes assim chamados. Continua muito popular, em 2015 ocupou a posição #79 no ranking dos nomes mais usados no Brasil e, no mesmo ano, no estado de São Paulo, foi registrado 1 321 vezes!

Não tenho dúvidas que o estrondoso aumento de popularidade dos anos 80 para os 90 no Brasil aconteceu por dois motivos: um deles foi o nascimento de Luã Mattar (Luã Yvis Ramalho Mattar),em 1987, o primeiro filho da cantora Elba Ramalho e do ator e cantor Maurício Mattar. Apesar da grafia adaptada à pronúncia em português, Luã corresponde a Luan (a frequência de Luã no Brasil é de 1 702 pessoas). Essa grande exposição na mídia fez o nome cair nas graças dos brasileiros. Curto, marcante, diferente e com uma sonoridade agradável e familiar, não é de se admirar que Luan logo atingisse o topo dos rankings de popularidade. E Luã Mattar foi a inspiração para muitas mães, entre elas Marizete Domingos, mãe do famoso cantor Luan Santana (Luan Rafael Domingos Santana). Fã de Elba Ramalho, Marizete quis homenageá-la e batizou seu filho com o mesmo nome do filho da cantora (para saber mais é só clicar aqui). Um segundo motivo que fez o nome Luan ficar conhecido em todo Brasil foi o sucesso, no início dos anos 90, da dupla de pop romântico Luan & Vanessa. Em 1990, a música Quatro Semanas de Amor foi uma das 10 mais tocadas no Brasil. Um detalhe é que na verdade Luan era o nome artístico do cantor Luciano Chaves Carvalho e não seu nome verdadeiro.

Entre mais referências encontramos vários esportistas brasileiros: os jogadores de futebol Luan Vieira (Luan Guilherme de Jesus Vieira); Luan Michel de Louzã; Luan Madson Gedeão de Paiva; Luan Garcia Teixeira e o skatista Luan de Oliveira.

Luan é o nome de algumas localidades: Luan Toro (na Argentina); Rio Luan (na China); Luan County (China) e Lu'an (cidade na China).

Há que se ressaltar a existência de São Elouan (monge irlandês) e São Moluag (missionário escocês) que além de seus nomes, também eram conhecidos como Luan.

Os anos passam, mas Luan continua sempre atual, não perde o frescor. Inclusive se enquadra nas tendências de nomeação modernas, onde os nomes curtos e internacionais se destacam. Gosto muito da sua ligação literal com o leão, confere poder ao nome! Ao mesmo tempo vejo um lado poético em Luan, talvez seja por sua sonoridade, que considero meiga e que me faz lembrar a lua (a associação faz sentido, afinal Luan é um anagrama de luna!).

Quais são as suas considerações sobre Luan?


Fontes Consultadas:
ARPEN, Baby Center Brasil, Behind The Name (Surnames), Extra, IBGE, IRN, 2000-Names, O Blog dos Nomes,  Wikipédia.

8 comentários:

  1. Eu adoro Luan. Penso em usar num filho, pois acho muito bonito e com um ar moderninho.
    Adorei o post, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Desconhecia por completo a associação ao leão! Sempre fiz ligação à lua, realmente, mas qualquer das associações é bonita e inspiradora. Acho Luan um nome muito meigo. :)

    ResponderExcluir
  3. Tenho orgulho do meu nome é parabéns pela pesquisa sobre a história e a origem do nome

    ResponderExcluir
  4. Meu filho se chama luã e acho lindo escrito assim😘

    ResponderExcluir
  5. Meu filho se chama Luan, nunca pensei em dar esse nome a um filho foi de uma hora pra outra e foi a melhor escolha.

    ResponderExcluir
  6. Meu nome é Luan se escrevam no meu canal Mc Luan Lk, muito orgulho desse nome 🩸

    ResponderExcluir