terça-feira, 19 de julho de 2016

Maria do Mar


Pela primeira vez no nosso blog, apresento-vos um conjunto onomástico (que consta como aceite na lista do IRN) com três elementos: falo-vos de Maria do Mar. Um dos conjuntos que tenho na minha "lista de espera" para utilizar numa filha, adoro-o desde o primeiro momento em que me deparei com ele, pois é sonoro, poético, um pouco hippie chic e único.

Composto por Maria, um dos nomes mais conhecidos do mundo inteiro, do, contração da preposição "de" com o artigo definido "o", e finalmente Mar, um literal que poderá ser, então, o diminutivo mais recorrente para uma Maria do MarMaria por ser um nome muito difundido no mundo, tem muitos significados, mas entre eles é possível que derive do sânscrito Maryáh, que quer dizer literalmente a pureza. Portanto, Maria do Mar significará algo como a pureza do mar. Adoro o significado deste composto!

A popularidade de Maria é evidente e mais que sabida, mas o que eu desconhecia é que este era um composto assim tão utilizado! Sabendo que não conseguimos registos dos nomes compostos em 2015 em Portugal, fiquemo-nos com os dados dos anos anteriores: foram 25 as bebés de 2014 com chamadas Maria do Mar, tal como no ano anterior a este! Maria Mar é também bastante bonito e utilizado em Portugal, tanto que obteve 8 registos em 2014, mas, confesso que, para mim, não tem a mesma piada. No Brasil, infelizmente, não consegui encontrar registos destes conjuntos. 

Portugal sempre foi um país ligado ao mar, é um facto, e a sua costa imensa é prova disso. Foi através do mar que outrora conquistamos o que conquistamos, e é por sermos um país de navegadores e descobridores que incentivo ao uso de Maria do Mar, um nome que tanto tem de português. Se por acaso é do Brasil, não desanime, também a costa brasileira é importante, relembrando que as praias do Brasil são das mais cobiçadas a nível mundial. É, de uma maneira, ou de outra, um nome patronímico para os nossos países!

Penso que o meu primeiro contacto com este nome foi através de uma entrevista a Assunção Cristas, ex-Ministra da Agricultura e do Mar, onde esta mencionava o nome da filha: Maria do Mar! Considero também que os seus irmãos tenham nomes interessantes: José Maria, Vicente e Maria da Luz. Outra referência a este nome é Maria do Mar, filme mudo português realizado por Leitão de Barros em 1930 na praia da Nazaré. Talvez por isso exista lá mesmo um restaurante bastante conhecido com este nome. Maria do Mar também dá nome a uma loja de conservas em Lagos.

Eu tenho Maria do Mar na minha lista de nomes a utilizar para uma filha, acho-o um dos nomes mais bonitos do mundo, e só repenso na sua utilização se um dia se tornar extremamente popular, e não, não me importo de ser mais um a contribuir para o número exorbitante de Marias, pois para mim, uma Maria do Mar é uma Maria do Mar e não uma simples Maria: é como se o nome fosse Mariadumar mas tivesse que estar separado. E eu até gosto dessa separação. Chamem-me parolo à vontade mas eu usaria até Maria do Mar & Anamar, adoro este par!

E vocês, gostam e usariam Maria do Mar?


Fontes consultadas:
O Blog dos Nomes (Anamar), IRN, Jornal Público, ARPEN/SP, IBGE, Wikipédia, facebook.

7 comentários:

  1. Acho Maria do Mar irritante, não sei porquê. Prefiro Maria Mar ou simplesmente Marina <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o que é mais irritante é pilar eu pensava que pilar era a cena da casa

      Excluir
  2. Gosto de Maria do Mar, acho bonito. Nomes ligados ao mar geralmente me cativam.

    ResponderExcluir
  3. Adoro! Acho lindo! E concordo com a descrição, acho hippie, poético... e tudo isso que falas no post. Maria Mar já não acho tanta piada. Anamar não gosto nada.

    ResponderExcluir
  4. Mesmo olhando para o significado tradicional de Maria, não diria que Senhora do Mar fosse menos que imponente. :) Lembro-me sempre de uma notícia, penso que não terá mais de um ano, em que uma mãe portuguesa entrou em trabalho de parto numa praia (acho que a menina nasceu mesmo lá) e em homenagem a este parto inesperado chamaram-na Maria do Mar. Sempre achei uma história curiosa e bonita.

    ResponderExcluir
  5. Acho bonito, mas não usaria porque além de não ser muito fã de compostos, não aguento mais Maria.

    ResponderExcluir
  6. Adoro o nome e terei uma netinha em janeiro que será Maria do Mar

    ResponderExcluir