quarta-feira, 13 de julho de 2016

Octávia


Octávia, um nome forte e com impacto, um nome romano, um imperial! Nesta frase parece que reunimos as maiores e melhores características de um nome feminino que tem estado desaparecido nos últimos anos! Onde para Octávia nos gostos dos brasileiros e portugueses?

O seu semelhante masculino tem vindo a conquistar muitos corações brasileiros, sendo atualmente o 51º nome mais utilizado em 2015 na grafia Otávio! Também no feminino existe a possibilidade de escrever o nome como Otávia ou Octávia, não há uma grafia mais correta, fica um pouco ao critério pessoal, embora na atual lista de nomes autorizados em Portugal não conste a grafia sem o C. Para mim, e dando meramente a minha opinião, acho que com o C o nome fica muito mais fininho e elegante, tal como acontece com Victória, que acho mais bonito que Vitória.

No Brasil este é um nome muito raro. Só nos anos 80 é que o nome esteve próximo aos 500 registos, estando também abaixo dessa fasquia desde então. Em 2015 não houve qualquer registo deste nome em São Paulo, quer sozinho, quer em compostos. Em Portugal, o nome também é raríssimo, não ultrapassando os 8 registos anuais entre 1920 e 1980. E à semelhança do que acontece no Brasil, nos últimos três anos também não foi registada nenhuma menina com este nome em Portugal.

Octávia, como começamos por dizer, é um nome romano, deriva do latim octavus, que significa oitavo. Começou por ser um nome de família, inclusive o nome da família do imperador Augusto, que também tinha uma irmã chamada Octávia, mulher do famoso general Marco António e que, mais tarde, foi avó materna do imperador Cláudio. E como inspiração do império romano, acredito que Octávia pode fazer um par extraordinário com outros semelhantes como Octávia & Augusto ou Octávia & Lavínia. Se quisermos ser ainda mais originais, Octávia & Aurélio ou Octávia & Máxima seriam também pares temáticos muito diferentes do habitual!

Por curiosidade, achei interessante deixar aqui a referência à numerologia, já que se trata de um nome referente a um número, que nos diz que o 8 está relacionado com o equilíbrio cósmico, que representa as forças da justiça e da infinitude (na horizontal forma o símbolo do infinito)! E que boa simbologia para acrescentar ao nome Octávia! Acho-o realmente agradável e poderoso. É um nome forte e com impacto!

Que acham de Octávia?


Fontes consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, Dicionário de Símbolos, IBGE, IRN, O Blog dos Nomes, SPIE.

9 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Júlia,

      Richarla não é um nome próprio com uma etimologia válida. Olhando atentamente para o nome é provável que se trate da junção dos nomes Ricarda e Carla. O primeiro é de origem saxónica, significa príncipe corajoso, e o segundo é de origem germânica e significa homem. O Behind the Name indica-nos que em inglês, embora seja de uso muito raro, pode utilizar-se a grafia Charla, como feminino de Charles. Isto, aliado ao facto de que em inglês Ricardo seria também Richard, parece fortalecer o argumento de que Richarla trata-se na verdade de uma aglomeração de ambos os nomes nas suas variantes inglesas e não um nome que exista na sua plenitude.

      Espero ter esclarecido!


      P'lo Blog dos Nomes
      Joana Recharte

      Excluir
    2. Julia....Meu nome é esse é odeio...Muitos constrangimentosão em público. En treinamento com advogados para retirar lo graças a deus. Vc conhece alguém que tbm tenha?

      Excluir
  2. Também prefiro a versão masculina, mas não desgosto de Octávia.

    ResponderExcluir
  3. Não consigo gostar nem de Octávia, nem de Octávio

    ResponderExcluir
  4. Esse é o meu nome, e eu amo! Ele remete a minha personalidade, também foi o nome da minha avó materna, ela foi o maior exemplo de mulher pra mim, forte, justa e decidida, uma mulher que pesava pela família! Por isso tenho orgulho de ter sido batizada como a minha saudosa avó Octávia Barros de Carvalho!!

    ResponderExcluir
  5. Amo meu nome Otávia Portugal Cordeiro
    Meu nome fiz muito sobre mim.

    ResponderExcluir