segunda-feira, 11 de julho de 2016

Sansa


Tal como William Shakespeare inventou o nome Jessica para a sua peça teatral O Mercador de Veneza, George R. R. Martin criou o nome Sansa para a sua mundialmente conhecida série de Games of Thrones. Sansa Stark é protagonizada por Sophie Turner, segunda filha de Eddard e Catelyn Stark, irmã de Robb, Arya, Bran e Rickon.

Sansa apresenta-se com vários significados: em sueco significa os seus sentidos e em romeno oportunidade, chance; há ainda a hipótese de Sansa ser o feminino de Sansão e, por isso, há fontes que sugerem que partilham do mesmo significado que é como o Sol.

Este nome poderá também estar intrinsecamente ligado ao nome Sancha. Se repararmos, Sancha, foi um nome bastante usado por nobres portugueses e espanhóis, sendo bastante associado à época medieval e, portanto, este facto pode ter sido um fator para a escolha do nome da personagem por parte do autor americano.

Sansa, no ano passado, não foi utilizado nenhuma vez quer em Portugal quer no estado de São Paulo, no Brasil.

Sansa é um ótimo diminutivo para Constança. Mas faz-se valer sozinho porque é um nome curto, internacional, com uma sonoridade apelativa e uma grafia que não deixa o nome passar despercebido.

Alternativas a Sansa que eu considero usáveis e igualmente bonitas são Sancha e Sância.

Qual destes três nomes gostam mais?

Ana Carvalho.


Fontes consultadas:
Behind the Name, Wikipédia, ARPEN/SP, Público.

14 comentários:

  1. Gosto em inglês, em português não, lembra-me sempre sonsa. Mas adoro Sancha <3

    ResponderExcluir
  2. Não acho um nome muito atraente na verdade. Acho que se o George Martin tivesse optado por Sancha seria bem mais giro!

    ResponderExcluir
  3. Não gosto nada nada de Sancha, já Sansa acho muito bom :)

    ResponderExcluir
  4. Bonito, mas nem de longe um dos preferidos.

    ResponderExcluir
  5. Não gosto,não consigo ver beleza nesse nome. Também não gosto de nenhuma das opçõee sugeridas.

    ResponderExcluir
  6. Eu gosto muito, assim como gosto de Sancha e Sância.

    ResponderExcluir
  7. Não gosto nada de Sansa, prefiro Sancha mil vezes!

    ResponderExcluir
  8. Sansa poderia ser sobrenome ou apelido de Sancha, que é um nome a ser resgatado!

    ResponderExcluir
  9. É um nome que me intriga, antes não gostava nadinha, tenho ficado a repetir Sansa, Sansa quase como um mantra para ver se algo em mim muda sobre a minha percepção sobre o nome kkk..fazia me lembrar de ânsia, ou me provoca esta sensação, acho que por conta do San, em que a letra "a" é fechada...tenho tentado refletir mais sobre o nome...talvez Samsara, Samara (ai vem o filme de terror kk). Acho melhor que Sancha, porque lembro de Sancho Pança e pode ser alvo de piada, ainda mais se a menina for gordinha na época de escola, pode ganhar o apelido de pança. Eu gostei dos significados...É um nome que tenho que refletir mais...ele parece bom para um pet...o padrasto da minha tia tinha um cachorro chamado Sassá, inclusive. Eu acho Sasha lindo...Sansa falta algo...acho pesado...mas amei os três significados! Estou ainda a refletir...queria dar uma chance, mas confesso ser difícil...

    ResponderExcluir
  10. Minha filha se chama Sansa
    Coloquei pq amei esse nome
    Aí ficou
    Sansa Lohayne
    Amo de mais minha Sansa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha gata Cinza se chama Sansa, adorei a Série e adorei a História da garota Sansa.

      Excluir
    2. Fala a verdade Unknown, você se inspirou no policial do anime BNHA.

      Excluir
  11. Se um dia eu tiver uma filha, quero colocar o nome de Sansa.

    ResponderExcluir
  12. Dei o nome Sansa a minha boneca de coleção de amiguinhas antigas . Amei o nome

    ResponderExcluir