quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Ágata/Agatha


Um nome interessante, forte e misterioso. Longe de cativar os portugueses, cativou o coração dos brasileiros que hoje em dia o têm como o 57º nome feminino mais usado do país! Enquanto em Portugal é apenas autorizada a grafia Ágata, no Brasil, onde não existem restrições quanto aos nomes e às grafias, Agatha (grafia inglesa) tem sido a mais procurada e utilizada pelas famílias atuais! ***Atualização: a partir de novembro de 2017 a grafia Agatha também passou a ser autorizada em Portugal***

No Brasil, o interesse por Agatha é recente. Começou a crescer discretamente nos anos 90 e continuou a angariar fãs até aos nossos dias. Em 2015, no Estado de São Paulo foram registadas 1495 meninas com este nome, sendo os cinco compostos mais utilizados: Agatha Vitória (73), Agatha Sophia (56), Agatha Vitoria (sem acento - 53), Agatha Cristina (34) e Agatha Maria (31). Na grafia portuguesa foram registadas 81 meninas e os compostos mais utilizados foram também Ágata Vitória e Ágata Maria. É curioso e interessante constatar que apesar de Agatha ser a grafia mais utilizada no momento, os dados do IBGE dizem-nos que Ágata é mesmo a grafia mais utilizada no Brasil (24 mil pessoas vs. 13 mil pessoas com a grafia inglesa).

Em Portugal, Ágata teve apenas 54 registos no século XX, a maioria destes entre 1970 e 1980. Mais recentemente, em 2013 foram registadas três meninas, uma menina em 2014 (Yasmim Ágata) e duas em 2015. Na grafia Agatha foram registadas 5 no total dos três anos mencionados. Os dados transparecem uma evidente falta de interesse português neste nome, talvez porque é um nome literal e, por norma, não existe muita abertura a nomes literais se excluirmos os casos de Clara, Íris e Vitória; ou talvez porque também há uma associação muito forte à famosa cantora de estilo romântico, Maria Fernanda, que adotou Ágata como seu nome artístico.

Mas Ágata/Agatha é um nome com muitos aspetos positivos a explorar! É um nome de origem grega que deriva da palavra αγαθος (agathos) que significa boa, bondosa. Para além do excelente significado, é também um nome de pedra preciosa, um elemento de ligação (mágica) à Terra e à Natureza. Na qualidade de pedra preciosa é também citada na Bíblia numa passagem do Livro do Êxodo (28:19). Acredita-se, também, que a Ágata é uma pedra associada ao poder de cura, ao equilíbrio físico e mental, bem como à coragem e à proteção, podendo o seu significando mudar consoante a sua cor/natureza!

A associação à pedra preciosa adiciona a Ágata/Agatha um não-sei-quê de mistério, enigma e magia. Uma combinação maravilhosa que faz como que seja mais intuitivo atribuir-lhe o rótulo de nome esotérico do que simplesmente um nome hippie. E este potencial esotérico tem vindo a ser reconhecido ao longo do tempo, quer pela literatura, quer pela arte cinematográfica que têm incluído Ágata/Agatha no seu berço.

Mas escrever uma publicação sobre este nome e não referir a lendária Agatha Christie (1890-1976) devia ser crime! Agatha, a Rainha do Crime, é uma escritora incontornável, que preencheu o universo de milhares de leitores com os seus policiais escritos com toda a minucia e mestria! Uma figura intelectual de grande relevo que torna o nome ainda mais atrativo!

Este é um nome com várias referências aristocráticas no passado distante (fiquei surpreendida) e é também o nome da conhecidíssima designer espanhola Ágatha Ruiz de la Prada! É realmente um nome poderoso!

Que acham de Ágata/Agatha?


Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, Bíblia em Português, IBGE, IRN, NameBerry, Significado das Pedras, SonhosBR, SPIE.

45 comentários:

  1. Gosto muito de Ágata,o fato de ser nome de pedra preciosa confere um brilho muito especial! Um detalhe é que apenas Ágata é nome de pedra preciosa, Agatha não. A versão dessa pedra em inglês é agate. A etimologia é um pouco diferente.

    ResponderExcluir
  2. Não gosto de Ágata mas gostei muito do texto.

    ResponderExcluir
  3. Simpatizo :) Acho giro, moderno, exótico.

    ResponderExcluir
  4. Acho esse nome belíssimo! Forte e encantador. Adorei conhecer mais a respeito de seu significado.
    Bjs

    http://livrelendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro o nome Agatha/Ágata, embora ache o nome Agathe muito mais lindo e único.

    ResponderExcluir
  6. Agatha Beatriz sera o nome da minha bebezinha, amei o texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindo nome se um dia eu ficar grávida também pensei nesse nome adorei

      Excluir
  7. Lindo nome! Duas amigas deram este nome `as suas filhas.

    ResponderExcluir
  8. Estou pensando em colocar Agatha Bianca na minha bebê mais estou na dúvida, o que acham?

    ResponderExcluir
  9. Pois a minha se chamara Ágatha Giulia, daqui a alguns meses

    ResponderExcluir
  10. Minha filha vai si chamar Agatha Beatriz oquer vcs acham ela nacional em janeiro

    ResponderExcluir
  11. Estou na dúvida entre Agatha Bianca ou Agatha Melissa quero uma opinião.


    ResponderExcluir
  12. Me chamo Ágata Giuliana.... e amo o meu nome.

    ResponderExcluir
  13. O nome da minha futura irmãzinha será Agatha Beatriz,amei muito esse nome💓

    ResponderExcluir
  14. Minha princesa se chamara Agatha victoria

    ResponderExcluir
  15. O nome da minha filha será ÁGATHA Sophia pq acho lindo principalmente o significado

    ResponderExcluir
  16. O nome da minha será Agatha Emanuelly

    ResponderExcluir
  17. Prefiro Hágatha como é o nome da minha filha Hágatha Maryanne😍💕

    ResponderExcluir
  18. Este nome Ágatha é realmente bonito mas lindo mesmo é o nome que coloquei na minha filha caçula: Vivian Valentine. Rsrsrsrs.

    ResponderExcluir
  19. minha filha chama se Agatha Victoria eu sempre disse q qndo tivesse uma menina se chamaria Agatha por causa de uma pedra q meu pai me deu no meus 15 anos hj minha Agatha já tem 12 anos

    ResponderExcluir
  20. Acho o nome Aghata muito bonito. ESTOU


    Acho esse nome Aghata muito bonito. Estou grávida. Se for menino vou colocar Aghata Sophia.

    ResponderExcluir
  21. Estou grávida de uma menina e estou pensando em Agatha Helena.

    ResponderExcluir
  22. O nome da minha princesa Sera Agatha
    lorena irei registrar amanhã mesmo.

    ResponderExcluir
  23. Dá nossa princesa é Ághata Louise❤️. Todos amaram🥰

    ResponderExcluir
  24. O nome da minha princesa é Agatha vitòria

    ResponderExcluir
  25. Muito lindo o nome ágata,por isso botei o nome de minha filha.

    ResponderExcluir
  26. A minha bebê se chama Àgatha Vitória coloquei pq eu procurei na bíblia e estava lá q é uma pedra preciosa e Vitória pq DEUS me deu minha benção

    ResponderExcluir
  27. Nome dos meus filhos tudo composto 🤣
    1°Gustavo Henrique(2009), 2°Isabella Christina(2010) e 3°será Agatha Christina(2021)🙏😉
    Amo os nomes que escolhi💖

    ResponderExcluir
  28. Agatha Ruby, será o nome da minha bebé 🤩🥰

    ResponderExcluir
  29. A minha filha se chama Agatha Rosa, mas, Rosa é o meu sobrenome. Amooo. Ela super carinhosa e meiga.

    ResponderExcluir
  30. Tem gosto pra tudo, acho feio pra nome de pessoas.

    ResponderExcluir
  31. Eu prefiro Ágatha. Sem acento, pode ser lido como "A gata". Sem o h depois do t, pode ser uma homenagem à escritora Agatha Christie (da qual sou fã) ou a uma pedra. Ágatha/Agatha e Ágata têm origem etimológicas diferentes. Ágatha/Agatha (substantivo próprio) vem da palavra grega "Agathè", que significa "bondosa, virtuosa". Já Ágata (substantivo comum) vem do grego "Achates", nome do rio em que essa pedra foi encontrada pela primeira vez. O nome da minha filha não vai ser inspirado na pedra. Por isso, vou colocar o h depois do t. Sou muito ligado à etimologia e a significado. Quero deixar bem claro que o significado do nome da minha filha não é ambíguo.
    Em grego, Ágatha/Agatha é escrito com a letra téta, que, por ter som de t aspirado, no alfabeto latino, é representada como th. Ágatha/Agatha, portanto é mais fiel à versão original desse substantivo próprio.
    Ágatha (exatamente com essa grafia) já é um nome permitido em Portugal, ainda que os portugueses prefiram Ágata.
    Ágatha já é um nome lindo. Se botar composto, estraga. Na minha visão, a melhor combinação para esse nome é Cristina. Para quem é fã da Agatha Christie e vê graça em nome composto, Ágatha Cristina é uma ótima pedida. Afinal, Cristina e Christie têm a mesma origem etimológica: os dois nomes vem do grego "Christos" ("ungido"). Nem precisa dizer que Christos gerou o nome "Cristo".
    Ágatha Cristina significa "bondosa mulher de Cristo", "bondosa cristã". Por extensão, significa "cristã de verdade" ou "legítima mulher de Cristo", já que o adjetivo "cristão", por si só, já dá a ideia de bondade. Infelizmente, a ideia pressuposta pelo termo não corresponde muito à realidade, mas isto é outra história...

    ResponderExcluir
  32. Gosto do nome ou com acento ou sem acento foi por isso que és vc olhe o nome da minha filha assim 🥰♥️❤️❤️

    ResponderExcluir
  33. Nome da minha filha é Agatha Christini ,ela nasceu no ano de 2000 e eu desde a minha adolescência sonhava em ter uma filha com esse nome,ela ama o nome dela,não poderia ter escolhido melhor ❤️

    ResponderExcluir