quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Ernesto


Sempre considerei os nomes antigos, sejam eles vintage, retro ou mesmo inutilizáveis nos dias de hoje com uma certa aura doce. Não sei se pelo prazer dos outros tempos, onde tudo era vivido de outra maneira, ou se sofro de sinestesia e sinto o sabor dos nomes quando os profiro. A realidade é que há um nome que considero vintage que se destaca por ter bastante dessa aura doce: Ernesto.

Ernesto é a versão italiana, espanhola e, claro, portuguesa de Ernest. Segundo o Behind the Name, este nome foi introduzido na Inglaterra através da Casa de Hanôver, uma família nobre de origem germânica que governou o Reino Unido no século XVIII, porém Ernest só tornou-se popular no século seguinte.

Este nome que tem origem no germânico Ernust, a partir da palavra eornost, que significa seriedade, firmeza. Alguns sites apontam o seu significado como o que batalha até a morte, talvez por remeter à tal firmeza mencionada. É um significado que contrasta um pouco com a ideia que tenho dele, porém, ganha assim, o melhor dos dois mundos.

A verdade é que não é um nome que conste no IRN, mas claro que será aceite, pois é um nome com alguma presença nos registos em Portugal no passado, vejam-se os registos do SPIE: de 1925 a 1965 Ernesto rondou os 130 registos por ano, em média, tendo atingido o seu auge no ano 1960 com 182 registos. Já no Brasil o seu auge ocorreu na década de 50, onde nasceram 4 509 dos mais de 22 mil residentes no Brasil. Atualmente é um nome com pouca presença nos nossos registos: apesar dos 4 registos que Ernesto obteve em 2014 em Portugal, no ano transato obteve apenas 1. Por incrível que pareça nesse mesmo ano, só em São Paulo nasceram 13 meninos com este nome.

Pelo que retive das minhas pesquisas na web, Ernesto é um nome que tem algumas referências notáveis tanto em Portugal, como no Brasil, mas também ao redor do mundo, como por exemplo:
  • Ernesto Geisel - 29º presidente do Brasil;
  • (José) Ernesto de Sousa - artista e crítico de arte português;
  • Ernesto Farias - futebolista argentino;
  • Ernesto Cortázar - compositor mexicano;
  • Ernesto Guevara de la Serna - mais conhecido com Che Guevara, famoso político argentino-cubano do século XX;
  • Ernesto - filme italiano de 1979;

Claro que as referências para este nome são imensas, assim como as de Ernest e as de Ernst (versões estas relativamente mais conhecidas na Europa Central, de Norte e de Leste) e entre elas destaco Ernest Hemingway, escritor norte-americano e Ernst Ludwig Kirchner, pintor alemão. Como já referi acima, é um nome que me apraz muito e que gostaria que fosse mais utilizado nos dias de hoje, seria, sem dúvida, uma escolha bastante arrojada, sem ser, aos meus olhos, prejudicial para uma criança.

Vocês seriam capazes de utilizar Ernesto?


Fontes consultadas:
Dicionário de Nomes Próprios, Behind the Name, Wikipédia, IRN, SPIE, ARPEN/SP, Público, IBGE.

9 comentários:

  1. Simpatizo, mas acho muito ultrapassado para os dias atuais.

    ResponderExcluir
  2. Não usaria, não gosto. Acho muito pesado e com uma sonoridade feia.

    ResponderExcluir
  3. Não usaria, mas gosto tanto do Hemingway que olho para o nome com muito carinho! Para mim, Ernesto é um nome super gótico! Nem sei explicar bem porquê, talvez por uns desenhos animados muito antigos que cujo protagonista era o Ernesto, um vampiro! Não consigo deixar de apreciar esta "obscuridade" deliciosa do nome. Nem consigo, inclusive, encontrar outro que se lhe equipare. Talvez Alfredo, mas ainda assim, Ernesto fica em 1º lugar na minha lista imaginária de nomes góticos! :D

    ResponderExcluir
  4. Ernesto está na minha lista de favoritos.

    ResponderExcluir
  5. Gosto tanto que meu filho de 7 anos se chama Ernesto Zanchetta Carlo. ❤ é e sempre será meu favorito.

    ResponderExcluir
  6. amo o nome Ernesto, dei o nome ao meu chachorro que chama ernesto dalfino.....quase tatuei o nome de tanto que amo(luto por ernesto que faleceu ano passado de covid

    ResponderExcluir
  7. Como não amar esse nome. Aonde seu perfil. Lutar até a morte.👊💥 Sou Ernesto, Raiz!

    ResponderExcluir