sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Natacha/Natasha


Acho que quase todos nós quando ouvimos o nome Natacha/Natasha somos remetidos para a Rússia e associamos este nome a um nome tipicamente russo. E Natasha é precisamente um diminutivo que surgiu na Rússia do nome Natalya, versão russa de Natália, enquanto Natacha é uma adaptação francesa e portuguesa de Natasha. Podemos pensar que este nome está associado à época natalícia e, na verdade, está mesmo visto que o significado do nome é nascimento, nascida no dia de natal.

Os nomes com origem no latim natalis passaram a ser utilizados na Idade Medieval como referência ao nascimento de Jesus Cristo. Era quase inevitável que uma menina nascida a 25 de Dezembro não fosse registada com este tipo de nomes associados à quadra natalícia.

Em Portugal, no ano passado, não foi registada nenhuma Natacha e apenas 3 meninas foram nomeadas Natasha. Natacha foi um nome que teve o maior número de registo entre os anos 70 e 80, saliento o ano de 1975 onde Natacha foi registado 73 vezes, atingindo o seu apogeu de registos em Portugal. No estado de São Paulo, no Brasil, Natacha foi registado 25 vezes e Natasha 138 vezes e segundo o IBGE a frequência de Natacha em todo o Brasil é de 10 851 pessoas e de Natasha de 16 404 pessoas. Na França o melhor ano para Natacha foi em 1973 onde este nome atingiu quase 1 800 registos, enquanto o melhor ano para Natasha foi em 2003 com um total de 45 registos.

A grafia que mais me agrada é, sem dúvida, Natacha, este nome não consta na minha lista de preferidos, mas confesso que adorava ver uma Natacha irmã de uma Anastácia.

Compostos que eu considero agradáveis e perfeitamente usáveis nos dias de hoje com um nome que está em completo desuso:

Abigail Natacha
Aisha Natacha 
Ária Natacha
Bianca Natacha
Camila Natacha
Celina Natacha 
Cloé Natacha 
Diana Natacha 
Eva Natacha
Felícia Natacha 
Gaia Natacha 

Graça Natacha 
Helena Natacha 
Ísis Natacha
Kelly Natacha
Lia Natacha 
Mia Natacha 
Oceana Natacha 
Pia Natacha 
Quar Natacha 
Rebeca Natacha 


Natacha Alice 
Natacha Belém 
Natacha Clara
Natacha Dulce 
Natacha Elisa 
Natacha Flor 
Natacha Guiomar 
Natacha Irene
Natacha Jade 
Natacha Kyara 
Natacha Leonor 
Natacha Mel
Natacha Milena 
Natacha Oriana 
Natacha Pilar 
Natacha Rafaela 
Natacha Rosa 
Natacha Sância 
Natacha Valentina 
Natacha Yasmim 
Natacha Zoé 



Personalidades portadoras deste nome:
  • Natacha Atlas - cantora belga;
  • Natacha Padrão Ribeiro - modelo portuguesa;
  • Natascha Encinosa - modelo estadunidense;
  • Natasha Leggero - atriz e comediante estadunidense;
  • Natasha Richardson - atriz inglesa;
  • Natasha Romanoff - personagem que personifica a Viúva Negra;
  • Natasha  Bedingfield - cantora e compositora pop britânica.

Ana Carvalho.

Preferem a grafia Natacha ou Natasha?


Fontes consultadas:
Behind the Name, IRN, IBGE, ARPEN/SP, SPIE, Público, Wikipédia.

14 comentários:

  1. Mais um forte nome russo, gosto! Prefiro a escrita Natasha, acho esteticamente mais bonita.

    ResponderExcluir
  2. Simpatizo, antes não gostava. Também prefiro a grafia com S.

    ResponderExcluir
  3. Nem sem como prefiro a grafia, talvez com s. Não é um nome que eu aprecie pessoalmente, mas acho que tem o seu encanto. Na minha opinião casa perfeitamente com Tatiana, um outro nome com uma vibração muito russa. Dos compostos Diana Natasha chamou-me à atenção.

    ResponderExcluir
  4. Bom eu prefiro com C nem sei por que kkkk amo esse nome agradeço muito á minha mãe por ter colocado esse nome em mim

    ResponderExcluir
  5. Prefiro NataSha, pois Natacha com "c" faz com que eu lembre de "tacho", aquelas panelonas de fazer doce ou fritura. Acho uma graça, mas a imagem da Marjorie Estiano como Natasha em malhação (roqueira da vagabanda) ainda é muito fixa na minha cabeça. É o nome da viúva negra da Marvel, sendo uma espiã habilidosa e sedutora. Por ter feito a oab em tributário, o final "tasha/tacha" faz com que eu lembre de "taxa" modalidade de tributo rs. É um bom nome, acho até melhor que Natália, mas de todos os derivados de Natália, eu acho que prefiro Natalie, acho mais delicado e feminino.

    ResponderExcluir
  6. Prefiro NATASHA ZKKSKSKSS PRAZER NATASHA

    ResponderExcluir
  7. Eu prefiro mil vezes meu nome com "S"

    ResponderExcluir
  8. Antes eu ñ gostava do meu nome Natasha mas hoje acho o nome mais lindo

    ResponderExcluir
  9. Natasha é um nome muito único, forte e de fácil pronúncia para praticamente todos os idiomas, algo que pouco se fala. Lindo nome tanto para escrito com C como para com S, apesar de que particularmente prefiro a grafia com S, acho mais bonito visualmente.

    ResponderExcluir
  10. Natasha é um nome muito marcante. Junto com Anastácia e Tatiana (que também gosto imensamente) é uma outra contribuição valiosa da Rússia para o mundo da onomástica. A ligação com o nome Natália e o natal é bem automática.

    ResponderExcluir