terça-feira, 2 de agosto de 2016

Sandra


O nome que vos venho falar hoje é um nome bastante especial para mim pois é o nome da minha mãe, e por mais que não gostemos muito da sua sonoridade, grafia ou outros aspetos, mãe é mãe, e nome de mãe é nome de mãe, portanto, para mim, é impossível não nutrir um carinho especial por Sandra.

Sandra é um nome bastante internacional, que surgiu pela primeira vez como um diminutivo de Alessandra (apesar de funcionar igualmente como diminutivo de Cassandra e Lisandra). Como deriva de Alessandra, versão italiana feminina de Alexander, deriva também do nome grego Αλεξανδρος (Alexandros), a partir dos elementos αλεξω (alexo) defender, ajudar e ανηρ (aner) homem. Como se trata de um nome feminino, resulta que o significado de Sandra seja algo como defensora dos Homens no sentido humanitário. A versão inglesa Sondra também aceitável, pois deriva da versão escocesa Saundre.

Este é um nome que muita gente considera datado, sendo que o seu auge ocorreu nos anos 70 onde ultrapassava os 4 000 registos por ano, mas antes e depois dessa época, nunca foi muito utilizado. No Brasil, onde a sua referência é de 479 230 pessoas, o mesmo caso aconteceu, Sandra reinou nos anos 70. Em Portugal, no ano passado, obteve 23 registos e 25 no estado de São Paulo, no Brasil. Nos EUA, o seu auge foi na década de 40, mas atualmente ainda nascem algumas Sandras: 348 em 2014, para ser preciso.

Algumas referências a este nome são:
  • Sandra Barata Belo e Sandra Celas - atrizes portuguesas;
  • Sandra Bullock e Sandra Dee – atrizes norte-americanas;
  • Sandra Carvalho – escritora portuguesa;
  • Sandra Ceccarelli e Sandra Milo – atrizes italianas;
  • Sandra Cretu – cantora alemã;
  • Sandra Oh – atriz canadense;

A minha mãe lamenta que seja um nome em vias de extinção e que não se utilize em bebés atuais, e eu sinceramente também. Para além disso, uma coisa é certa, uma pequena Sandra nos dias de hoje seria improvável, incomum e uma escolha melhor que muitos outros nomes considerados modernos. Talvez daqui a uns anos essa situação aconteça!

Quais as vossas impressões acerca de Sandra?


Fontes consultadas:
Wikipedia, Behind the Name, IRN, Público, SPIE, Names.org, IBGE, ARPEN/SP.

8 comentários:

  1. Acho Sandra um nome com boa sonoridade e tem seu carisma. Realmente ficou bastante associado aos anos 70, o ar datado é seu ponto fraco, mas se tantos nomes do passado voltaram à moda, Sandra tb pode voltar um dia. Gostei muito do post homenagem e concordo que "nome de mãe é nome de mãe"!

    ResponderExcluir
  2. Independentemente de ser datado ou não, não gosto da sonoridade de Sandra. E depois como é tão comum em pessoas da minha geração só piora a coisa... Por isto não sou fã de Sandra e por mim pode ficar assim, sem se ver durante muito tempo. Depois de o nome "descansar" umas boas décadas pode ser que volte e que soe fresco.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da sensibilidade e do carinho com que o texto foi preparado :) Por gostar tanto de Alexandra não consigo desgostar de Sandra também, acho que realmente o único ponto menos positivo é ser datado. Adoro a Sandra Bullock <3

    ResponderExcluir
  4. É o nome da minha mãe também! Ela acha feio. Acho-o bonito e se encaixa muito pois ela é dada a ajudar o próximo.

    ResponderExcluir
  5. Sandra é meu nome, e eu amo! Me identifico completamente com ele na escrita, na fonética, no som que produz. E realmente é da década de 70. Nasci em 1972. E costuma ser usado com outro nome. Eu por exemplo, me chamo Sandra Regina. Quando eu estava na 4a série, tive duas colegas de classe também Sandra: Sandra Maria e Sandra de Cássia.

    ResponderExcluir
  6. Nome que me faz lembrar mães de minhas amigas. Antigo , mas não é feio.

    ResponderExcluir
  7. Odeio meu nome
    Nome de tia velha

    ResponderExcluir
  8. Gosto imenso do meu nome não o trocava jamais por outro, curiosamente nasci nos anos setenta no Brasil

    ResponderExcluir