segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Úrsula


É engraçado que na mesma vida, uma pessoa consiga ter perspetivas tão opostas em momentos diferentes, e é também engraçado constatar essas diferenças e/ou contrastes. Esta situação aplica-se também na onomástica, por exemplo, eu já assumidamente odiei o nome Úrsula, e hoje, confesso, adoro-o, portanto entendo quem goste, tanto como quem não gosta.

Úrsula é a forma espanhola e portuguesa de Ursula, nome internacional, mas maioritariamente inglês, que significa pequena ursa ou ursinha através de um diminutivo da palavra do latim ursa, que tem o mesmo significado na nossa língua. Há varias visões sobre este significado, mas hoje em dia, acho-o bastante querido e forte ao mesmo tempo!

A nível de registos é um nome muito pouco utilizado, apesar de não ser extinto. Entre 1920 e 1980 foi um nome que praticamente foi sempre usado, sendo a sua média de 3 registos por ano. No IBGE consta que Úrsula dá nome a 6 374 brasileiras. Em 2015, em Portugal não nasceu nenhum Úrsula e no estado de São Paulo duas, uma com o nome acentuado, e outra sem. Nos EUA, em 2014, nasceram apenas 23 meninas chamadas Ursula, sem acento, claro está. Confesso que a pronúncia em inglês foi o que me fez apaixonar por este nome, então, é esta, também, a minha grafia preferida.

Penso que a maior referência a este nome seja, infelizmente, a vilã do filme A Pequena Sereia, mas devemos desligar-nos dessa imagem. Como outras referências a este nome aponto:
  • Santa Úrsula – primeira grande referência deste nome, princesa da idade média, popular na Inglaterra no século IV, martirizada após regressar de uma grande peregrinação.
  • Ursula Andress – atriz suíça, primeira Bond Girl;
  • Ursula Burns – empresária americana, diretora da Xerox;
  • Úrsula Corberó – atriz espanhola;
  • Úrsula Corona – atriz e cantora brasileira;
  • Ursula K. Le Guin – escritora norte-americana;
  • Ursula Stolf – atriz canadense;

Creio que se as pessoas se acostumarem com este nome na pronúncia inglesa, vão com toda a certeza começar a adorá-lo. Não tem como não! É forte e tem bastante glamour, tem tudo o que eu gosto num nome feminino, penso que seja apenas uma questão de hábito até que este nome entre nos registos internacionais e/ou portugueses e brasileiros.

O que pensam atualmente de Úrsula?


Fontes consultadas:
Wikipedia, Behind the Name, IRN, Público, SPIE, Names.org, IBGE, ARPEN/SP.

11 comentários:

  1. Não gosto do nome mas gosto do significado.

    ResponderExcluir
  2. A madriarca dos Buendia, Ursula, uma das personagens mais fortes da literatura em "Cem anos de solidão" do colombiano Garcia Marquez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que dizer de Pilar né?
      Kakakaa
      Patricia meu pai escolheu por causa dessa atriz, Ursula Andress. Amo meu nome, grata ao meu paizinho.😍

      Excluir
  3. Gosto de Úrsula, acho um nome de personalidade e tem a vantagem de ser pouco usado. A minha maior referência é a diva Ursula Andress.

    ResponderExcluir
  4. Acho um nome muito imponente. Mas não gosto muito.

    ResponderExcluir
  5. É um nome forte, mas não acho glamouroso. Também não sou muito fã do significado mas não deixa de ser interessante e irónico que utilizaram o nome n'A Pequena Sereia para uma personagem que é um polvo (!). Acho que aqui podia ter havido também algum cuidado por parte dos criadores, da mesma forma que foram descuidados com Ariel.

    ResponderExcluir
  6. Amo Úrsula. É forte e doce ao mesmo tempo. A inicial "U" o torna único e exótico.

    ResponderExcluir
  7. Eu lembro da Úrsula, vilã do filme a pequena sereia. Acho que estigmas devem ser quebrados, então tento ver com outros olhos. Coloquei isso em mente tem alguns dias. Com o final "sula" lembrei do nome Sulamita que é bíblico e é bem incomum e bonito até. Conheci uma Úrsula, bom ela tinha o temperamento bem forte e o pessoal no trabalho a chamava de madame satã. Acho que Úrsula tem o diferencial de começar com a letra "u" e é imponente. Não está entre os meus preferidos, mas é um bom nome é o significado é fofo, faria um bom par com Bernardo ou Arthur. Ursulinda é um ótimo apelidinho para uma bebê!

    ResponderExcluir
  8. Antes eu achava feio mas agora eu acho bonito o significado é esquisito mas o nome é bonito ( bem pronunciado).

    ResponderExcluir