terça-feira, 13 de setembro de 2016

Clara - Atendendo a Pedidos


Clara, dos nome mais populares desta geração, dos mais meigos, dos mais simples, dos mais completos. Confesso-me uma grande admiradora de Clara e, apesar de toda a popularidade, não estaria de fora de uma listinha futura.

Mas Clara não é um nome exclusivamente moderno. Proveniente do latim Clarus, que significa claro (literalmente), brilhante ou ilustre, Clara é um nome feminino que tem estado presente nas populações há vários séculos, tornando-se particularmente usado na Idade Média com a popularização de Santa Clara de Assis! E seguindo-lhe o rasto até tempos mais recentes, sabemos que Clara esteve entre os nomes aristocráticos mais utilizados em Portugal no século XIX (embora não conste no top 30 da nossa publicação) e no século XX contou sempre com mais de 50 registos anuais até 1960, altura em que atinge os 100 registos anuais e o mantém por várias décadas. Recentemente sabemos que Clara contou com 384 registos em 2013, 504 em 2014 e 600 em 2015! A cada ano mais registos! E Maria Clara parece ser um dos compostos favoritos dos portugueses (o 4º mais utilizado), com 257 registos em 2014!

No Brasil, o nome tem-se mantido presente ao longo das gerações, mas só nos anos 90 se deu a derradeira explosão de popularidade de Clara! No total das gerações (1930-2000) estima-se que existam 82 mil pessoas com este nome no Brasil inteiro. O nome tem-se mantido muitíssimo popular ao longo dos anos, destacando-se que no ano de 2015 tanto Clara, como Ana Clara e Maria Clara constavam no ranking dos nomes mais utilizados no Brasil. Só no Estado de São Paulo, em 2015, foram registadas 1275 meninas com este nome, sendo os compostos mais comuns, além dos já citados, Clara Sophia, Clara Vitória e Clara Beatriz.

Clara é um nome maravilhoso para formar compostos (sobretudo sendo usado em 1º lugar) e é um nome perfeitamente internacional. Será facilmente reconhecido na maior parte dos lugares do globo e, mais, é bem popular em vários países como Áustria, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos da América, França, Irlanda, Irlanda do Norte e Suíça.

A associação a Santa Clara de Assis (Chiara em italiano), amiga pessoal de São Francisco de Assis, que formou a ordem das Clarissas (Clarice/Clarisse e Clarissa são suas variantes), pode também ser uma referência motivadora para o uso do nome! E talvez por esta associação acho Clara e Francisco um par muito mimoso!

Que acham de Clara?


Fontes consultadas:
Ana Belo (1997) Mil e tal nomes próprios, ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, Nameberry, O Blog dos Nomes e SPIE.

4 comentários:

  1. Acho um nome lindo e meigo, gosto bastante(tb adoro Clarissa).

    ResponderExcluir
  2. Gostei do par: Clara e Francisco! Dos compostos gosto de Clara Antonia. Gosto por ser o nome de uma das minhas personagens preferidas no livro " A casa do Espíritos" de Isabel Allende. A favor: a sua simplicidade, elegância, internacionalidade e beleza.

    ResponderExcluir