quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Nimue


Um nome com tanta história (de encantar) não poderá passar despercebido aqui n’O Blog dos Nomes. A verdade é que, apesar da sua grafia poder parecer estranha, há grandes possibilidades de se apaixonar pela pronúncia deste nome em português, se bem que a sua pronúncia na sua língua original também seja bastante boa. O nome hoje aqui abordado será, então, Nimue.

Este é um nome de significado desconhecido, nascido nas lendas arturianas, porém, pode ter origem em outros nomes. Conhecedores afirmam que Nimue possa ser um erro ortográfico, e assim, derivar de Nínive, nome geográfico de uma cidade na Síria, que significa morada dos rebeldes. Outras duas teorias são as que declaram que Nimue é uma variação de Niniane ou de Viviane. Se derivar de Niniane, nome celta que deriva do nome galês Nynniaw, talvez tenha origem na palavra celta nino que significa cinzas. Se a sua origem for Viviane, nome que deriva de Vivianus, através do latim vivus, o seu significado será viva.

Como Nimue, é, nas lendas arturianas, uma espécie de deusa ou fada das águas, há também quem associe a sua origem (e do seu nome) às deusas Mnémosine, Coventina e/ou Nemain e quem diga até que Nimue é mesmo uma representação dessas três deusas, visto que há um costume de haver personificações triplas na cultura celta: Mnémosine é nome grego que significa memória, foi utilizado mitologia grega como a deusa da memória que aparece como um rio; Coventina é a deusa celta das águas cujo nome provém do proto-celta kom-men (memória) e ti-ni (derreter, desaparecer); Nemain é a deusa da guerra mitologia irlandesa cujo nome deriva do proto-celta nemi (dose de veneno), ou do irlandês antigo nem ou neimi, que significa veneno.

Este nome é bastante raro, e como tal, não é, nem aceite em Portugal, nem tem registos nas listas recentes, nem nas listas antigas, tanto em Portugal como no Brasil. Como tal, tive que recorrer aos dados das listas dos Estados Unidos: em 2014, Nimue obteve apenas 6 registos, o que mesmo muito pouco, para um nome, para mim, com tanto potencial.

Já aqui se falou que Nimue era a dama das águas, que pertencia às lendas arturianas, mas afinal, qual é mesmo a sua história, para ser um nome que dá tanto que falar aos conhecedores da onomástica? A história diz-nos que Nimue, a Dama do Lago deu a Excalibur ao Rei Artur, a conhecidíssima espada. Nimue era a mãe adotiva de Lancelot, e amada de Merlin, que lhe ensinou toda a magia que conhecia. Quando Nimue se tornou mais poderosa que este, aprisionou-o.

Bernard Cornwell, em As Crónicas de Artur compartilha de uma versão diferente: Merlin acolhe uma menina náufraga e muda o seu nome para Nimue, em homenagem à deusa das águas. Ela envolve-se sexualmente com o mestre e ele ensina-lhe tudo que sabe. O autor descreve-a como sendo como uma feiticeira bastante entusiasta e sonhadora. Outra referência para além da personagem é uma marca de cosméticos com este nome. Voltando às personalidades, desta vez reais, apresento Nimue Smith, modelo holandesa e Nimue Brown, autora britânica.

Não sei se é só de mim mas imagino sempre este nome dito como Nimuê, e não em inglês – Nimuei – e adoro-o assim! Penso que seja um nome completamente aceitável em Portugal e no Brasil, é um nome como há poucos, mágico e subtil. Eu com certeza usaria Nimue!

O que pensam deste nome?


Fontes consultadas:
Wikipedia, Behind the Name, IRN, Público, SPIE, Names.org, IBGE, ARPEN/SP.

9 comentários:

  1. Tem realmente uma história encantadora, é interessante, mas a sonoridade é pouco apelativa. De qualquer forma que seja pronunciado, Nimue não me entusiasma.

    ResponderExcluir
  2. Achei a história fantástica e o texto foi mesmo muito esclarecedor e vê-se muita pesquisa envolvida na redação! No entanto, Nimue (eu li sinceramente Nimué) como nome não me cativou.

    ResponderExcluir
  3. Não sabia que este nome tinha tanta história envolvida, achei o artigo muito interessante.
    Em 2004 adotei uma gatinha, na época eu estava lendo As Brumas de Avalon e quando me deparei com esse nome fiquei encantada e acabei dando o nome de Nimue à minha gatinha. Até hoje acho o nome encantador e diferente, e a minha Nimue continua comigo ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que interessante!li este livro a mais ou menos uns 18anos atrás.e na plataforma da Netflix estão exibindo a série cursed,a lenda do lago.

      Excluir
  4. Vejo um ar misterioso nesse nome a começar pela pronúncia dele. Nímue, Nimuê, Nímuei, etc,.. então adotar ou gostar de um nome assim, acho pouco provável....

    ResponderExcluir
  5. Sei não, mas tem muitas semelhanças deste nome com o do patriarca bíblico Noé, em inglês é quase um anagrama, veja: Nimueh e Noah. Coincidência, demais!!! Fora que ambos sobrevivem a um dilúvio global, Nimueh de Avalon e ambos tem história relacionadas com a água. Interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me parece ter viajado com a aproximação bíblica, Mário.

      Excluir