sábado, 17 de setembro de 2016

Rita


Rita, um nome familiar para todos nós, que ano após ano continua a receber muito apreço por parte das famílias portuguesas e é, simultaneamente, alvo de esquecimento por parte das famílias brasileiras! Mas Rita não é um nome de intenso contraste nos nossos dois países, não fosse o famoso Maria Rita um composto clássico tanto para portugueses como para brasileiros!

Tivemos oportunidade de ver na publicação sobre os Nomes Femininos Aristocráticos do Século XIX que Rita contava entre os nomes mais utilizados do século, conquistando um confortável 17º lugar no ranking ao lado de nomes como Joana e Emília! E, embora Emília tenha sido esquecido por muitos anos, Rita e Joana mantiveram-se relativamente estáveis ao longo dos anos, podendo-se, inclusive, considerar que são nomes clássicos em Portugal! Durante o século XX Rita continuou, portanto, bastante presente, baixando dos 100 registos anuais apenas em 1940 e 1943, momento a partir do qual iniciou uma subida que estabilizou nos 400 registos anuais que ainda hoje em dia se verificam.

Na verdade, em 2013 foram registadas 511 Ritas (como primeiro nome), colocando-o no 18º lugar do top português. No anto seguinte, foram registadas 444 (23º lugar) e em 2015 foram registadas 396 (27º lugar). É possível que, após tanto tempo, Rita comece a diminuir o seu estatuto em Portugal. Ainda assim, em 2014 foram registados 335 compostos, sendo os mais comuns Maria Rita (108), Ana Rita (92), Rita Maria (17), Joana Rita (14) e Rita Sofia (12).

No Brasil o nome já foi bastante usado, estimando-se que existam cerca de 350 mil pessoas com este nome em todo o território brasileiro, independentemente do ano de nascimento. O IBGE também nos dá conta de que Rita foi bem mais utilizado em 1960 e 1970, pelo que aqui salientamos a grande diferença entre Portugal e Brasil: enquanto, Rita sempre foi utilizado em Portugal sem grandes picos de popularidade, no Brasil o nome parece ter ficado muito associado à geração que hoje em dia tem os seus 40/50 anos. Isto faz com que um nome possa parecer datado e, por consequência, ultrapassado para os dias atuais. Talvez esta explicação justifique a ausência de Rita dos tops brasileiros há anos! 

Consultando os registos de São Paulo, 2015, reforçamos esta ideia ao constatar o registo de apenas 44 meninas com este nome, ainda que tenham sido registadas 165 Maria Rita’s. Curiosamente foram também registados alguns compostos fora do comum como Valentina Rita e Lorena Rita. Embora os achasse mais melodiosos ao contrário, acho que foi uma forma original de conjugar Rita com nomes que estão em voga no Brasil, tornando-o mais contemporâneo.


Mas, afinal, que nome é este? Qual a origem de Rita? Rita deriva de Margarida que é um nome grego e significa pérola. Rita começou por ser um mero diminutivo deste nome na sua versão italiana: Margherita mas depressa se popularizou e adquiriu o estatuto de nome próprio! E por estar associado a Margarida, de uma forma indireta e nada literal, Rita quase que pode ser considerado um nome de pedra preciosa! Maravilhosa associação, não?

Rita também é um nome que pode ser encontrado em algumas casas reais antigas, tendo sido o nome da Imperatriz do Império Bizantino, Rita da Arménia, e era também um dos muitos nomes da Rainha Maria I de Portugal, conforme vimos na publicação sobre Rainhas de Portugal. É também o nome de uma santa muito apreciada em Portugal, Brasil e Itália, Santa Rita de Cássia, uma italiana do século XV que se refugiou na vida religiosa após a morte da sua família. É vulgarmente conhecida como a santa das causas impossíveis.

Entre as Ritas mundialmente famosas, damos destaque à diva do cinema dos anos 40, Rita Hayworth, à multi-galardoada atriz porto-riquenna Rita Moreno e à famosa cantora britânica Rita Ora. Maria Rita é também o nome de uma conceituada cantora brasileira, filha de Elis Regina, e a inesquecível Rita Lee. Em Portugal é o nome da jornalista e apresentadora de televisão Rita Ferro Rodrigues, da atriz e modelo Rita Pereira e da cantora Rita Guerra. E para quem aprecia música e é, particularmente, fã dos Beatles não pode ignorar a canção da sua autoria: Lovely Rita!


Fontes consultadas:
Ana Belo (1997) Mil e tal nomes próprios, ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, NameBerry, O Blog dos Nomes (Nomes Femininos Aristocráticos do Século XIX, Nomes de Rainhas de Portugal) SPIE.

4 comentários:

  1. Simpatizo com Rita, mas prefiro nos compostos Ana Rita e Maria Rita. Adorei o post Joana, foi uma ótima leitura!

    ResponderExcluir
  2. Mais canção com o nome Rita:
    A Rita - Chico Buarque de Holanda (cantor brasileiro);
    Rita Jeep - Jorge Ben Jor (cantor brasileiro).

    ResponderExcluir