quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Zéfiro


Zéfiro é um nome misterioso, intrigante, e diria que é também poético, o que não poderia ser diferente: Zéfiro é o mitológico deus do vento oeste, aquele que com sua brisa suave anuncia a chegada da primavera, o renascer das plantas. Linda associação que desperta mais interesse! A inicial Z,  raramente vista em nomes do nosso cotidiano, dá o ar diferenciado, exótico. Totalmente incomum em nossos países, Zéfiro é um nome ousado e único.

Do grego Zephyros, seu significado é vento oeste ou deus do vento oeste, ou seja, está intimamente relacionado com a mitologia. Nas lendas gregas, Zéfiro é um dos filhos de Eos (para os romanos Aurora) e Astreu; seus irmãos são Bóreas (o vento norte), Noto (o vento sul) e Eurus (o vento leste). Zéfiro era o mais gentil dos ventos, conhecido como o vento da frutificação, o mensageiro da primavera. Vivia em uma caverna da Trácia. Foi apaixonado por Clóris, a deusa das flores (Flora para os romanos) e com ela teve um filho, Carpo - o fruto. Um de seus outros amores foi Íris, a deusa do arco-íris. Desempenhou papel importante no mito de Jacinto.

Fazendo uma completa conexão com a natureza, Zéfiro é também nome de flor! Diversas espécies do gênero Zephyrantes são conhecidas como lírio-do-zéfiro, lírio-da-chuva ou lírio-do-vento. As flores são lindas e muito utilizadas em decoração. Podem ser encontradas por toda América e suas cores variam entre rosa, branco e salmão. Para quem gosta de nomes masculinos de flores pode encontrar em Zéfiro uma excente opção! E que tal seria o par de irmãos Zéfiro e Lírio? Para mim ficaria muito bem!

Zéfiro é um nome raro pelo mundo e em nossos países não é diferente: nunca fez parte de rankings de popularidade e não há notícias de registros recentes nem no Brasil e nem em Portugal. Para terem uma ideia, Zéfiro não aparece nos dados do IBGE, o que indica que durante todo o período que vai de 1930 até 2010 foi registrado menos de 20 vezes! Em Portugal, segundo o SPIE, de 1920 a 1980 Zéfiro só obteve 2 registros (em 1951). Sem dúvida é um nome extremamente incomum! Apenas esse ano foi admitido pela lista do IRN de Portugal (para saber mais clique aqui).

Uma variante mais conhecida é Zeferino, nome dedicado à Zéfiro. São Zeferino foi o primeiro Papa do século III. Natural de Roma, foi eleito em 199. Sofreu grande martírio, sendo venerado como santo.

Sendo um nome pouco usual suas referências não são muitas, mas existem: Zefiro Giassi é um empresário brasileiro fundador da rede Giassi de supermercados; na versão italiana, Zeffiro, encontramos Zeffiro Furiassi (jogador de futebol e treinador italiano) e Zeffiro Ciuffoletti (historiador italiano). Algumas fontes dentro da doutrina espírita indicam a existência de um espírito chamado Zéfiro, que teria auxiliado Allan Kardec em seus primeiros passos no mundo espiritual.

Tenho muita afeição por Zéfiro, acho que é um nome extremamente interessante e que poderia ser lembrado com mais frequência por nossas populações. Os ventos podem soprar à favor de Zéfiro não acham?

Gostam deste nome mitológico?


Fontes consultadas:
ARPEN, Behind the Name, Cultura Mix, Engeplus, Eventos da Mitologia Grega, Harmonia Espiritual, IBGE, IRN, Jardineiro Net, O Blog dos Nomes, SPIE, Wikipédia.

8 comentários:

  1. Amei seu blog ❤❤❤
    Nomes lindos podemos encontrar aqui. Além dos nomes, conhecemos a história é nós apaixonamos mais ainda. Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Simpatizo com Zéfiro, muito pela figura do vento. Também acho que, dos ventos, é o que tem o nome mais bonito. É bem exótico, a foto ficou muito bem!

    ResponderExcluir
  3. Zéfiro é deslumbrante. É aquele nome que tem tudo que eu amo. Único, Exotico, inicial Z, significado mitológico, nome masculino de flor sem ser delicado.
    Zéfiro tem apenas um pequeno contra: foi codinome de um cara que escrevia historias pornograficas no Brasil durante os anos 70. But who cares? Isso foi ha uns 50 anos atras, nenhuma criança de hoje saberia isso.
    A-M-O Zéfiro! É o unico nome masculino que me desperta verdadeiro amor. Se um dia eu tiver um menino farei de tudo para esse ser seu nome.

    ResponderExcluir
  4. Ah, que amor eu sinto por esse nome, e que medo tenho dele tornar-se popular!!!
    Que continue com menos de 20 registros, ou serei obrigada a parir logo e por esse nome na cria antes que possa ser considerado moda hahahha

    ResponderExcluir