domingo, 2 de outubro de 2016

Diego


Um nome bonito, meigo, moderno e com uma alma muito hispânica, Diego tem conquistado milhares de corações ano após ano! Desde o início d'O Blog dos Nomes muitas foram as publicações que fizemos sobre as variantes deste nome e realmente parece que nos falta apenas uma ou duas para terminarmos todas as variantes que existem. Pelo poder das circunstâncias, Diego parece ter sido uma das últimas a ter aqui destaque, mas é um destaque bem merecido, não fosse dono de uma popularidade inegável e um excelente companheiro de compostos!

Conforme foi explicado na publicação sobre Diogo em Setembro de 2015, Diogo e, neste caso, Diego são parentes de Jacob por via de um processo linguístico evolucionista muito complexo mas interessante. Na verdade, Yaakov (hebraico) foi traduzido pelos gregos para a Bíblia como Iakobus, mais tarde traduzido para o Latim como Iacobus, que evoluiu para Jacob. Ora, Jacob em português chegou a ser traduzido como Iago, que posteriormente originou Diogo, Tiago e Santiago. Assim sendo, Diego significaria aquele que sucede.

Uma outra teoria etimológica, bem mais simples e também abordada na referente publicação, avança que Diogo provém da forma latinizada de didacus, palavra grega que está associada à doutrina e ao seu ensinamento, sendo, portanto, Diogo aquele que faculta a doutrina, aquele que ensina, o professor. Sendo Diego a variante hispânica deste nome, a partilhar a etimologia partilha também o significado. Assim sendo, e resumindo o exposto Diego pode significar aquele que sucede ou aquele que ensina.

Fazendo uma análise retrospetiva ao uso de Diego em Portugal, rapidamente chegamos à conclusão de que é um nome recente no nosso cenário de nomeação, não existindo registos antes de 1975. Só a partir dos anos 80 é que começaram a aparecer os primeiros meninos com este nome que só se passou a popularizar com a emergência dos anos zero deste século! Não possuímos dados posteriores a 1980 e anteriores a 2013, mas sabemos que neste último ano foram registados já 467 meninos em Portugal com este nome (o que é um valor espetacular)! No ano seguinte, em 2014, foram registados 595 e em 2015 outros 584! É um nome popular, disso não há dúvidas! Temos também a informação de que em 2014 foram registados 106 diferentes compostos com Diego em primeiro ou segundo nome, sendo os mais populares Diego Miguel (50), Diego Alexandre (41), Diego Filipe (35), Diego Martim (21) e Diego Rafael (18). Outros compostos que achei que funcionaram bem foram Diego Isaac, Diego Matias e Diego Valentim. Todos com uma vibração bem moderna.

No Brasil, o nome também parece não ter sido utilizado antes de 1970, data a partir da qual o nome começa a popularizar-se rapidamente atingindo registos extraordinários em poucos anos: em 1980 verificou-se uma média de 158 mil registos e em 1990 uma média de 178 mil registos! São dados absolutamente incríveis que nos provam os efeitos da popularização de um nome. O IBGE dá-nos conta da existência de cerca de quase meio milhão de homens chamados Diego no Brasil! E, apesar de nos dar a indicação de que o nome começou a decrescer depois dos anos 90, sabemos que hoje em dia o nome continua a fazer parte do Top 100 Brasileiro (90º lugar em 2015)! Sabemos que só em São Paulo, em 2015 nasceram 714 meninos com este nome e foram registados variadíssimos compostos, sendo os mais populares Diego Henrique (72), Diego Gabriel (18), Diego Miguel (11), Diego Augusto (10) e Diego Rafael (7).

Das referências internacionais é impossível não mencionar Diego Maradona e na literatura/arte cinematográfica, Don Diego Vega (Zorro) e o tigre dente-de-sabre da Idade do Gelo! Se quisermos, podemos ainda considerar este um nome geográfico, dada grande cidade de San Diego na Califórnia (EUA).

Abstraindo-se da popularidade, consideraria utilizar Diego?


Fontes consultadas:
Ana Belo (1997) Mil e tal nomes próprios, ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, NameBerry, O Blog dos Nomes, SPIE.

12 comentários:

  1. Adoro Diego. Quando penso neste nome só penso no personagem da novela mexicana, Rebelde. O nome é lindo e sonoro. Considero utilizar, mas a popularidade Ainda me preocupa um pouco.
    Ótima publicação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugiro fazer uma publicação sobre Silas. Gosto muito do nome e gostaria de saber mais a respeito dele.

      Excluir
    2. Luiza,
      Assim que possível o post sobre Silas será publicado. Agradecemos a sua participação :)
      Equipe O Blog dos Nomes

      Excluir
  2. Acho Diego um nome bonito, mas a grande popularidade me fez enjoar. A confusão com Diogo, outro nome muito popular("é Diego ou Diogo?")também é um ponto fraco.

    ResponderExcluir
  3. É divertido e tal, mas não gosto nada. Diego, Diogo, Tiago, Santiago, detesto todos estes...

    ResponderExcluir
  4. Oi, Patrícia! Que bom ler um pouco mais sobre meu nome. É sempre bom saber o que nossa referência traz e de certa forma se envolve com nossa energia. Eu sou professor, é Diego, além de tudo é “aquele que ensina”. Olha que coisa !

    Muito obrigado!

    Bjão!

    Diego, Vida & Letras
    www.vidaeletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bonita coincidência Diego! É mesmo interessante essa troca de energia entre nossa personalidade e nosso nome. Que bom que gostou do post! Bjs!

      Excluir
  5. Olá, minha busca por nomes compostos com Diego e q pus no meu filho o.nome do pai, q o abandonou 1 ano depois q nasceu, então queria mudar hj ele já tem 8 anos, mas não sei se mudo por completo ou apenas ponho outro nome q aos poucos ele vai se acostumando

    ResponderExcluir