sábado, 1 de outubro de 2016

Neusa/Neuza


Um pouco por todo o território do Brasil e Portugal já nos fomos habituando a encontrar pessoas com este nome, tanto na grafia Neusa (atualmente proibida em Portugal) como na grafia Neuza. No entanto, este nome parece ser circunscrito às nossas realidades, não se encontrando referências a ele em fontes de pesquisa internacionais (Behind the Name e NameBerry, por exemplo). Será, portanto, um nome bem português e bem brasileiro. Mas de onde vem ele?

Pelas pesquisas conduzidas, o mais correto é dizer que não se conhece verdadeiramente qual a origem do nome, como é defendido por José Pedro Machado, no Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa, a maior obra alguma vez redigida sobre o tema. No entanto, podemos expor algumas teorias que se encontram na internet – salientando que o mais correto é não nos vincularmos a nenhuma explicação.

De acordo com Sebastião Laércio de Azevedo (Dicionário de Nomes de Pessoas), é possível que Neusa/Neuza derive do grego éneusa, que significaria a que nada ou nadadora, uma perspetiva que também é defendida pelo conhecido site Dicionário de Nomes Próprios. Uma outra explicação que, admito, é um bocado pessoal pela semelhança sonora, é que Neusa/Neuza tenha chegado até nós através do nome feminino Neus, muito utilizado na Catalunha como forma contraída de Neves. Como se sabe, Neves é um nome com conotação religiosa associado ao composto Maria das Neves (em honra a Nossa Senhora das Neves), e até tem esta associação literal muito agradável. No entanto, reitero, é perigoso assumir qualquer informação acerca da origem de Neusa/Neuza como verdadeira.

Neusa/Neuza era um nome praticamente desconhecido dos portugueses no passado e só começou a crescer entre nós na década de 70 onde angariou mais de 100 registos anuais em 1979. Acabou por ficar datado e hoje ainda é usado, mas em pouca frequência: 19 registos em 2013, 16 em 2014 e 26 em 2015. Em 2014 registaram-se, ainda 12 compostos, dos quais destaco Neuza Alexandra, Neuza Isabel e Neuza Rosa.

No Brasil o cenário é bem diferente, estima-se que existam cerca de 115 mil pessoas chamadas Neusa e 114 mil com a grafia Neuza! No entanto, os dados apontam para que o nome tenha sido incrivelmente popular na década de 50 e tenha decaído até os dias de hoje, podendo ser classificado de nome datado, tal como em Portugal, mas com maior expressão. Prova disso foi um único registo de uma Neusa em São Paulo (2015) e o registo de apenas 6 compostos.

Neusa/Neuza parece já ter tido melhores dias, mas ainda o considerariam para uma bebé nascida em 2016 e adiante?


Fontes consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, Ciber-Dúvidas da Língua Portuguesa, Dicionário dos Nomes Próprios, IBGE, IRN, NameBerry, SPIE.

22 comentários:

  1. Não gosto! Acho-o muito datado

    ResponderExcluir
  2. Acho muito pesado. No Brasil é considerado bem ultrapassado, nem consigo imaginar uma criança com esse nome.

    ResponderExcluir
  3. É um bom nome mas infelismente me lembra o comercil do remedio nelzaldina que fala "dor de cabeca chama Neuza"
    Gostaria de saber sobre o nome Naila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro/a leitor/a,

      Assim que possível daremos resposta ao seu pedido!

      A Equipa do Blog dos Nomes

      Excluir
    2. Naila ou najla é o mesmo que serpente. 😊

      Excluir
    3. Pelo contrario, o nome Neusa/Neuza é muito romântico , suave e de fácil pronúncia e sem nenhuma sofisticaçao. Recomendo ouvir e meditar sobre a linda canção Neuza, interpretada por Carlos José. É um primor de musics !

      Excluir
    4. Vou ver se acho essa canção, para escutar. Tbm sou Neusa Cristina Rollsing de

      Excluir
  4. Eu sou Neuza e gosto muito. Antes Neuza que Joana ou Cláudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também me chamo Neusa e adoro meu nome. Claudia e Joana também são lindos.

      Excluir
  5. Além de que e extrema falta de respeito dar opinião sobre nome dos outros... Gente de cabeça pequenina

    ResponderExcluir
  6. Também me chamo de Neuza e não tenho preconceito com outros nomes qualquer reflitam sobre isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu próximo romance tem como protagonista uma bela mulher a que dei o nome de Neusa.

      Excluir
    2. É a primeira vez que terá uma novela com o meu nome/ oh Glória a DEUS.

      Excluir
  7. Adoro meu nome Neusa sou portuguesa de coragem Africana...Neusa e um nome diferente bonito e sexy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diferente bonito e sexy foi a razão porque dei esse nome à protagonista do meu próximo romance.

      Excluir
  8. Me chamo Neusa e gosto muito. Desnecessário preconceito sobre esse nome, e lamento que não seja usado hoje em dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nome é Neusa e tive uma patroa que dizia todas as Neusa são bonitas.

      Excluir
  9. Sou neusa e me amo o carater das pessoas não é formado pelo nomevou nadar enquanto tiver vida e fe garanto que nunca morri na praia♥️

    ResponderExcluir
  10. Me chamo Neusa e hoje gosto muito. Se tornou diferente e pouco comum. Ainda mais com "s".O nome representa a pessoa com o tempo e se vc construiu uma boa imagem para si só fica mais lindo!!!

    ResponderExcluir
  11. Adoro meu nome,me faz sentir uma Deusa.rs😘

    ResponderExcluir