sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Octávio/Otávio


Um nome com garra, com espírito de guerreiro e alma imperial! Um nome que chega até nós desde os confins do Império Romano, com toda a sua pujança e exuberância. Um nome forte ao qual é difícil ficar indiferente. Ou se gosta ou não se gosta!

Pessoalmente, quando um nome tem uma história tão demarcada é fácil chamar-me à atenção. Octávio/Otávio é um nome romano, deriva do latim octavus, que significa oitavo. Começou por ser um nome de família romana, inclusive o nome da família do primeiro Imperador de Roma, Caio Júlio César Octaviano Augusto. Um dos seus parentes mais conhecidos é o seu sobrinho-neto e filho adotivo, Caio Octávio, que foi posteriormente declarado Augusto também. Com a expansão familiar o nome de família facilmente se tornou um nome próprio, também utilizado no feminino Octávia, que acho muito imponente, e em muito semelhante a Máxima, que adoro.

Em Portugal, onde apenas a grafia Octávio consta na lista dos nomes admitidos, o nome foi de uso discreto durante o século XX, encontrando-se vulgarmente acima dos 40 registos anuais, atingindo 71 registos na década de 70 e diminuindo a partir de então até à atualidade. Recentemente sabe-se que em 2013 foram registados 3 Octávios e um Otávio, que em 2014 foi registado um Otávio Rafael e três meninos com a grafia com c (sendo um deles Octávio Taciano, bem romano!) e em 2015 foi apenas registado um Octávio no país inteiro.

E é aqui que as coisas se tornam muito interessantes. De Portugal para o Brasil, o nome é de um contraste imenso, com Otávio (nesta grafia) na 51ª posição do ranking de 2015! Um nome que anda nas bocas do Brasil, muito cobiçado pelas famílias modernas! E que bom! Logo um nome cheio de História! Os dados do IBGE dizem-nos que existem cerca de 100 mil pessoas com este nome no Brasil nascidas entre 1930 e 2000, tendo Otávio começado a crescer em popularidade ainda nos anos 90! Dos anos 90 até agora tem sido sempre a somar! Em São Paulo, em 2015, estima-se que tenham sido registados 821 meninos com este nome e 48 na grafia Octávio. Entre os compostos mais utilizados encontram-se Luiz Otávio (247), Otávio Henrique (47), Otávio Augusto (62), João Otávio (58) e José Otávio (47)!

O nome tem potencial e continuará a ser uma grande opção para os brasileiros nos próximos anos, já para os portugueses, acredito que se mantenha bem fora do radar, mas é um nome bonito e pujante, é apenas questão de se lhe dar atenção para se reconhecer as mais-valias! Que acham de Octávio/Otávio?


Fontes consultadas:
Ana Belo (1997) Mil e tal nomes próprios, ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, SPIE, Wikipedia

8 comentários:

  1. É um nome forte e tem sua elegância, mas não me empolga, prefiro Olavo.

    ResponderExcluir
  2. Otávio é um belo nome, gosto muito dele.

    ResponderExcluir
  3. É um bom nome so não faz meu estilo gostaria de saber sobre o nome Gisley sao duas irmã Niele e Gisley existe esses nomes mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro/a leitor/a,

      Estivemos a procurar sustentação nas nossas fontes de trabalho e não encontramos qualquer referência a nenhum dos nomes, pelo que supomos que se tratem de adulterações de outros nomes existentes.

      A Equipa do Blog dos Nomes

      Excluir
  4. Um nome tão perfeito com um significado péssimo. Deviam criar um significado semelhante ao do nome Otto para este nome.

    ResponderExcluir