sábado, 19 de novembro de 2016

Aladino



Desengane-se quem acha que Aladino é um nome só dos contos de fantasia. É verdade que este nome surgiu a partir de uma das maravilhosas histórias das Mil e Uma Noites, Aladdin e a Lâmpada Mágica, mas Aladino é um nome aceite em Portugal e existem muitas pessoas por esse mundo a fora que carregam este nome mágico e misterioso.

Aladino é a versão portuguesa do árabe علاء الدين‎‎, ʻAlāʼ ad-Dīn, que significa servo de Deus, Alaa significa Deus, supremacia, excelência e din significa religioso, .

Aladino tem imensas versões sendo a mais conhecida a inglesa Alladin e curiosamente algumas delas foram usadas por muitos sultões de Deli, Índia no passado assim como por inúmeros sultões na região arábica nas versões Allaudin e Ala al-din a versão original.

O nome continua a ser usado hoje em dia mas é muito raro, provavelmente pelo fato de ser uma personagem tão conhecida de todos após a Disney resolver ter trazido a estória do Aladino para o grande ecrã em 1992 com o filme animado Aladdin que conquistou o coração de quase toda a gente com a bela história do mendigo corajoso que se apaixona pela bela princesa Jasmine. Um filme cheio de aventura, magia e gargalhadas. Nesse filme o nome Jasmine e suas variantes tornou-se um sucesso por todo o lado e ainda o é hoje, um dos nomes das princesas da Disney mais usados mas o mesmo já não aconteceu com Aladdin

Como referi atrás Aladino é aceite em Portugal mas ao consultar os registos de 2015 constatei que nenhum Aladino ou Aladdin foi registado em Portugal e no SPIE também mostra o mesmo. Não existem Aladinos em Portugal de acordo com estas pesquisas desde o início do século passado.

Já no Brasil sim, mas são muito pouquinhos também. De acordo com o IBGE existem 178 pessoas no Brasil chamadas de Aladino sendo a maior taxa por 100 000 no Amazonas. E pude verificar que nas décadas até 1960 nasceram Aladinos tendo na decada de 40 um pico de 51 pessoas assim registadas. Achei o máximo! Ao pesquisar pelo versão Aladin ainda aparecem mais 367 pessoas com este nome e Aladim 549! Juntando as três versões já dá um número bem grandinho de pessoas assim chamadas. Mesmo assim, tendo em conta o tamanho do Brasil, é um nome raro mas não em desuso como acontece em Portugal. No estado de São Paulo não foi registada nenhuma destas versões em 2015.

Eu acho Aladino, nesta versão, um nome bem interessante e digno de atenção. Imagino facilmente num composto com um nome clássico como por exemplo João Aladino ou José Aladino. Acho que funciona muito bem a mistura entre o exótico e o clássico. Mas claro é uma questão de gosto pessoal.

Acham que Aladino é somente um nome de conto-de-fadas ou merece ser considerado um nome normal como tantos outros literários? Eu acho que sim!


Fontes consultadas:
Behind the Name, IBGE, IRN, SPIE, Wikipedia, quranicnames.com.

7 comentários:

  1. Prefiro Aladim gostaria de saber sobre o nome Aislan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Não encontramos dados sobre Aislan nas nossas fontes de consultadas, o que nos leva a crer que trata-se de um nome inventado, uma provável adulteração de outros nomes já existentes. Os mais próximos que encontramos são Aislin, nome feminino de origem irlandesa que significa "sonho" ou "visão" e Aslan, nome masculino de origem turca que tem como significado "leão". Temos um post sobre Aslan, se for do seu interesse a leitura segue o link logo abaixo. Esperamos ter ajudado!
      Equipe O Blog dos Nomes

      Excluir
    3. http://oblogdosnomes.blogspot.com.br/2015/11/aslan.html?m=1

      Excluir
  2. Não conhecia Aladino e até achei simpático(me lembra alado), mas tb prefiro Aladim.

    ResponderExcluir
  3. Acho muito giro, e a associação à personagem da disney e às noites da arábia é fascinante. No entanto, pelos mesmos motivos pode tornar-se uma escolha relativamente caricata. Nunca tinha pensado em Aladim, mas achei uma boa versão também.

    ResponderExcluir
  4. Meu nome é aladin e do meu filho também eu tenho 57 anos e não sei porque meu pai colocou esse nome maís eu gosto kkkkkkk

    ResponderExcluir