quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Orion


Não poupo elogios a este nome, adoro-o! E mesmo muito!! Acho-o tão perfeitinho, tão harmonioso, tão sonoro, tão diferente sem causar escândalo algum!

Orion é um herói da Mitologia Grega, filho do deus dos mares, Poseidon, e da filha do Rei de Creta. As lendas dizem-nos que era um excelente caçador que acompanhava frequentemente a deusa Ártemis/Artemisa e a sua mãe Leto. Entusiasmado com as suas próprias capacidades, terá afirmado que iria caçar todos os animais à face da terra. Gaia, deusa da Terra, sabendo disto enviou um escorpião para matar Orion! O plano foi bem-sucedido, mas Ártemis/Artemisa, sendo-lhe Orion tão querido, pediu a Zeus para o colocar no céu noturno – uma grande honra para os gregos antigos. Zeus assentiu e assim se formou a bonita e muito conhecida constelação de Orion!

Orion também se encontra mencionado nas grandes obras épicas do mundo, nomeadamente na Ilíada de Homero, onde é já apresentado como constelação sendo a estrela Sirius apresentada como uma representação do seu cão de caça (um bom par)! Na Odisseia também é apresentado como caçador e constelação, havendo uma menção à sua relação amorosa com a deusa da aurora, Eos. Olhando para o contexto português e brasileiro, recomendo também o par Orion e Aurora! No que diz respeito ao seu significado, a verdade é que a origem de Orion deixa várias dúvidas, mas os etimologistas apontam para que seja um nome de raízes gregas (horion) relacionado com fronteira, limite ou que seja advindo do acádio antigo que significa luz do céu. Se isto for verdade, Orion brilha ainda mais intensamente!

Atualmente este nome não é permitido em Portugal, não existindo, por isso, registos antigos ou atuais. No Brasil, onde não existem restrições, pode utilizar o nome à vontade, sabendo que ele é também muito raro (entre 1930 e 2000 nasceram menos de 800 pessoas com este nome). No entanto, em São Paulo (2015) nasceram três meninos com este nome! ***Atualização: a partir de novembro de 2017 Orion passou a ser autorizado em Portugal***

Resumindo, não só Orion tem esta associação à mitologia, como é também um nome associado às estrelas, um nome de constelação! É um nome que se adapta muito bem à língua portuguesa e é muito cool. Como pedir mais de um nome? Acho encantador! E por falar nestas ligações, não posso deixar de notar que Orion e Lira são um par absolutamente perfeito! Mitológicos, com raízes gregas e com ar moderno, ambos associados a constelações! Mais perfeito que isto acho bem difícil, não concordam?!


Fontes consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, Greek Mythology, IBGE, IRN, SPIE, Wikipedia.

5 comentários:

  1. Eu tb adoro Orion! Acho mesmo bonito! Tem um ar místico e hippie encantador! Orion & Lira é um par inspirador e muito estelar, adorei. Tb gosto muito de Orion & Sírius, acho uma dupla perfeita! Só que prefiro a grafia Órion, acho que nesse caso o acento dá um charme à mais :)

    ResponderExcluir