terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Edite/Edith


O tempo às vezes esconde nomes. E é curioso como às vezes os esconde atrás das rugas das suas portadoras. Os nomes antigos têm muito que se lhe diga, na minha opinião, mas também sou suspeita. Adoro-os de coração, todos os nomes ficam com mais brilho quando lhes descubro história e tradição.

Edite/Edith é um desses nomes que ficou para trás no tempo. Outrora muito utilizado, cada vez menos famílias olham para ele como nome de criança e isso reflete-se muito nitidamente nos registos anuais, quer em Portugal, quer no Brasil.

Consultando as bases de dados da SPIE, referente à utilização dos nomes próprios em Portugal entre 1920 e 1980, sabemos que Edith era uma grafia utilizada no início do século passado que veio a desaparecer em meados dos anos 30. Curioso que hoje em dia Edith até poderia ser considerado mais moderno que Edite, uma vez que é a grafia mais internacional. Ainda assim, paralelamente, Edite era bastante mais utilizado pela população portuguesa, rondando os 30 registos anuais nos anos 30, que foram crescendo década após década, até que Edite atinge os 100 registos anuais entre 1960 e 1970. A partir de então, o nome começa a decair até hoje, onde em 2013 se registaram apenas 3 (2 na grafia internacional) e em 2014 também 3 (1 na grafia internacional). Em 2014 foram ainda registados os compostos Edite Isabel, Edite Maria e Maria Edith. Nos últimos dois anos não houve um único registo.

No Brasil estima-se que entre 1930 e 2000 tenham sido registadas mais de 50 mil pessoas com a grafia Edite (sobretudo nas décadas de 40 e 50) e 8 mil pessoas com a grafia Edith (sobretudo na década 30). O que é certo é que depois das datas expostas, tal como acontecem em Portugal Edite/Edith começou a cair a pique, estando longe de entrar num possível top 100 brasileiro. Na verdade, em São Paulo (2015) foram registas 2 Edites e 5 Ediths, havendo registos de compostos como Angelina Edite, Edite Beatriz, Edith Guadalupe, Edith Sara, Edite Vitória ou Milena Edith.

Mas qual é a origem de Edite/Edith? Segundo o NameBerry, este é um dos grandes sobreviventes da tradição onomástica anglo-saxónica. Vem, portanto, do inglês antigo Eadgyð, que combina os elementos ead que significa fortuna, prosperidade e gyð que significa batalha ou guerra. Assim, um significado aproximado seria aquela que é próspera na guerra ou aquela que é afortunada na batalha.

Existem várias mulheres históricas com este nome, desde logo a filho do Rei Edgar, o Pacífico (Saxões) e a musa da música francesa, Edith Piaf! Edith era também o nome da mãe de Anne Frank, da segunda mulher do Presidente Roosevelt e mais recentemente, o nome da personagem do sucesso cinematográfico, Downton Abbey. Em Portugal temos a professora e política portuguesa, Edite Estrela.

Acredito que Edite/Edith tem um arzinho vintage inspirador, que o coloca ao lado de nomes como Amélia, Graça, Irene ou até mesmo Luzia! No fundo, este é um nome para o qual pouco se tem olhado, mas não é para descartar logo à primeira sem se atentar a ele! Mas digam de vossa justiça, que acham de Edite/Edith, e qual a grafia que acham mais adequada?


Fontes consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, SPIE.

10 comentários:

  1. Não gosto de Edite nesta grafia, mas de Edith já gosto, acho muito fofo :)

    ResponderExcluir
  2. Minha professora mais querida, da quarta série, se chamava (chama) Edite Elisa.
    Com e está muito associado ao verbo editar, que é bastante utilizado nos nossos dias, e por isso creio que haja alguma resistência ao nome.
    Também apostaria num composto para dar mais frescor: Ana Edith, talvez. Mas ainda prefiro Ana Ruth.
    Minha trisavó se chamava Esther, e tinha irmãs chamadas Judith e Ruth. Essa Esther teve uma filha chamada Edith.

    ResponderExcluir
  3. Gosto. Não tinha visto a grafia Edite antes, mas é bonita também.

    ResponderExcluir
  4. Acho que é um nome discreto e suave, tem seu valor. Prefiro a grafia Edith.

    ResponderExcluir
  5. Gosto mas duas grafias. Acho bonito e delicado, gosto muito.

    ResponderExcluir
  6. É um nome muito forte, imponente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao meu ver, o nome em si não é forte, porém, é o tipo de nome dado a pessoas de personalidade forte, sóbria, com certo ar de seriedade... parece um nome mais voltado para uma senhora, sabe? É essa a impressão que Edith me passa, mas com certeza não é nem um pouco feio. Só acho sério demais.

      Excluir
  7. meu nome é Edith ..e eu não gosto dele..não gosto da pronuncia

    ResponderExcluir
  8. Meu nome é Edith Maria, os nome de minhas avós, e também uma tia, que é minha madrinha. É comum, na família de meu pai, que se repitam nomes. Minha avó e minha tia são mulheres muito inteligentes, independentes, de pensamento à frente de seu tempo. Espero que eu seja assim também. Gosto muito do meu nome.

    ResponderExcluir
  9. Hoje com 54 anos descobri que meu nome estava errado a vida toda pois na verdade no cartório em Santa Maria onde nasci estava Edith e minha certidão e documentos meu nome estava como Edithe kkk é hilário

    ResponderExcluir