sábado, 11 de março de 2017

Mérida - Atendendo a Pedidos


Em 2012 quando estreou o filme Brave eu fiquei apaixonada pelo nome Mérida, talvez a personagem tenha ajudado ao meu encanto pelo nome por quebrar o estereótipo da princesa em apuros à espera do príncipe encantado, mas sobretudo a sonoridade exótica foi provavelmente o que mais me cativou.

Sem dúvida que os nomes das personagens usadas nos filmes de animação são um poço de inspiração para quem procura um nome digno de princesa para a filha e por isso hoje apresento-vos Mérida

Os criadores da personagem Mérida dizem que o significado do nome é mulher que alcançou um lugar de honra o que para quem viu o filme sabe que casa muito bem com os ideais e com a personalidade da princesa impetuosa que não se interessa pelos assuntos da realeza e que quer assumir o seu próprio destino. 

Quando fui pesquisar no Behind the Name sobre este nome não encontrei informações precisas, existe apenas uma submissão de um usuário que nos diz que Mérida tem origem no latim a partir da palavra espanhola Colónia Latina Augusta Emerita. Portanto, é a forma feminina de Emérito que significa veterano

Mérida é um nome geográfico presente em diferentes locais: Mérida é um município da Espanha e  cidade capital da comunidade autónoma da Extremadura; é também o nome da capital e maior cidade do estado de lucatan no México; para finalizar, na Venezuela existe o estado e a cidade de Mérida.

Este nome não é permitido em Portugal e apesar de no Brasil não existir uma lista que controla os nomes que podem ou não ser registados, no estado de São Paulo no ano passado, Mérida não teve nenhum registo. 

Confesso que hoje em dia Mérida já não faz os meus olhos brilharem e admito que é preciso ser-se ousado para registar uma criança com este nome, no entanto, iria adorar conhecer uma pequena Mérida.

Acham que este nome deveria ser admitido em Portugal? 



Fontes consultadas:

Behind the Name, IRN, SPIE, IBGEBabyNamesPedia, Dicionário de Nomes Próprios, Wikipédia

15 comentários:

  1. Gosto! :) A princesa ajuda imenso, aliás foi através dela que conheci o nome.

    ResponderExcluir
  2. Sim,devia ser permitido. Acho muito giro.

    ResponderExcluir
  3. Simpatizo com Mérida e acho que a maioria das pessos o conheceu através do filme Valente. Acho que deveria ser admitido em Portugal sim, aliás acho que nem deveria existir essa lista de nomes permitidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe mas concordo com a existência da lista SIM. Senão era uma bagunceira com os nomes. A lista é bem extensa as pessoas não têm que reclamar na falta de nomes. Até por respeito. Já foi comentado que até Songoku (acho que é assim que escreve)
      propuseram, que palhaçada é esta? Entre outros nomes que não vale a pena referir agora.

      Excluir
  4. a sonoridade do nome não me agrada... não tem musicalidade aos meus ouvidos.

    ResponderExcluir
  5. No Brasil não há acento no nome da personagem. É Merida, com o "ri" como sílaba tônica. Pra falar a verdade me agrada mais do que Mérida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou brasileira e só conheço a pronúncia Mérida, como Érica. Nunca vi pronunciarem merída.

      Excluir
    2. Na verdade me expressei mal, só conheço esse nome por causa do desenho, nunca vi esse nome em outro lugar. Talvez seja mais comum como Mérida mesmo. Eu que não conheço. Mas em "Valente" na versão em português do Brasil a pronúncia é Merída mesmo, com "ri" como sílaba tônica.

      Excluir
    3. O link do trailler https://youtu.be/bKC5fTOoHco

      Excluir
    4. Eu conhecia o nome por causa da cidade de Mérida, na Espanha. Realmente no trailer dublado falam merída e sinceramente achei horrível, descaracterizaram o nome. No trailer original em inglês é dito mérida mesmo.

      Excluir
  6. "[...] no estado de São Paulo no ano passado, Mérida não teve nenhum registo."

    Em São Paulo, principalmnete na capital, se pronuncia um r vibrante, italiano, que forma um som parecido com "ri" (mais ou menos), então palavras como "normal" (nor(i)mal), "carma", etc. são assim. A palavra Mérida na cidade de São Paulo tem uma sonoridade muito parecida com a palavra "merda". Eu acredito que é por isso que não houve registros.

    ResponderExcluir
  7. Minha família e toda Mérida ( Merida)...moramos em São Paulo

    ResponderExcluir
  8. Concordo com Angélica Telles não me agrado só com a sonoridade do nome apesar de ser um nome bonito mas pode haver bullying pela sonoridade do nome

    ResponderExcluir
  9. Quero te aprendentar a minha Merida. Mas a minha é sem acento! Ela tem 5 meses e faz jus ao nome.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorável,Sua Filha Agora tem 11 meses?,Nome Lindo Mérida

      Excluir