segunda-feira, 10 de abril de 2017

Ester/Esther - Atendendo a Pedidos


Hoje trago-vos Ester, um nome pequeno, mas cheio de qualidades! Este é um dos poucos nomes que realmente me agrada melodicamente, só o consigo equiparar a Dalila e a Aurora, que aliás, tenho a certeza que fariam um trio formidável.

Ester/Esther significa estrela em persa. Alternativamente, pode ser derivado do nome da deusa Ishtar (deusa acádia) que mais tarde foi assumida pela mitologia nórdica adoptando a forma Easter. Na área da astrologia, manuscritos antigos, relatam que o signo Virgem teve origem no Zodíaco a partir de Ishtar.  A porta de Ishtar da Babilónia, que já foi considerada uma das sete maravilhas do mundo antigo, encontra-se no Museu Pergamon em Berlim.

Ester é ainda uma figura feminina importante na Bíblia pois salvou o seu povo judeu de ser assassinado e tornou-se a rainha da Pérsia. No entanto, o nome original hebraico é Hadassa, cujo significado é árvore de mirto.

Este nome tem sido usado no mundo da língua inglesa desde a Reforma Protestante. Na América houve um impulso na popularidade após o nascimento de Esther Cleveland, segunda filha do então Presidente dos Estados Unidos, Grover Cleveland.

Outras personalidades e curiosidades:
  • Esther Renay Dean - cantora, compositora e produtora americana;
  • Maria Esther Guerne Garcia de Lemos (mais conhecida como Esther Lemos) - romancista, ensaísta, biógrafa, autora de livros infantis e tradutora que recebeu o Prémio Eça de Queirós pelo seu livro Companheiros;
  • Esther foi o nome escolhido para a personagem principal do filme de terror Orphan;
  • Éster na química orgânica e na bioquímica é o produto formal da reação de um oxiácido com um álcool, fenol, heteroarenol ou enol, pela perda de água formada pelo hidrogénio ácido do primeiro grupo com o grupo hidroxila do segundo.


Em Portugal, Ester já foi um nome muito mais utilizado do que é hoje, em 1935, ano em que foi mais registado, Ester foi alvo de 91 registos, isto equiparado ao ano 2016 é equivalente à popularidade de uma Luna e de uma Érica.

No ano passado, em Portugal, Ester foi registado 29 vezes e no estado de São Paulo, no Brasil, 1213 meninas foram registadas com este nome. Vou ainda salientar dois compostos muito bonitos e elegantes registados em 2015 em São Paulo: Ester Heloísa e Ester Valentina.

Sei que muita gente não gosta de Ester por lembrar a palavra "estéril", mas eu acho este nome tão bonito e tem conotações tão positivas que sinceramente me passa um bocado ao lado. E vocês, gostam de Ester/Esther? Qual é a grafia que vos agrada mais?


Fontes consultadas:
Behind the Name, IRN, SPIE, IBGEBabyNamesPedia, Dicionário de Nomes Próprios, Wikipédia.

20 comentários:

  1. Gosto de Esther :) Ester ainda acho um bocado pesado.

    ResponderExcluir
  2. Esther é um nome clássico,internacional, muito bonito e cheio de história. Portanto deveria ser mais usado!

    ResponderExcluir
  3. Adoro Esther(prefiro nessa grafia), acho bonito, simples e elegante. O significado é mais um ponto positivo, é lindo e inspirador.

    ResponderExcluir
  4. Prefiro Esther, gosto mas nao adoro. Derrepente pensei no par Esther e Lídia e adorei.

    ResponderExcluir
  5. Minha filha tem 3 anos e se chama Esther. Então, nem precisa falar que amo este nome, né? Não gosto da grafia "Ester", pois parece que está faltando alguma coisa. Acho com "h" mais harmonioso e muito mais bonito. :)

    ResponderExcluir
  6. A minha filha chama Esther valentine,até agora não consegui achar mais alguém com mesmo nome, alguém conhece?

    ResponderExcluir
  7. Eu estava pensando exatamente nesse nome
    Esther Valentine olha que curioso pois não imaginei que axaria esse nome rsrsrs
    Acho que daqui umas 3 semanas viu ter minhá princesinha que ainda não tem nome,mais quem sabe não coloco mesmo Esther Valentine que é muito liiindo ❤

    ResponderExcluir
  8. Olá eu amo o meu nome pois é Ester eu acho que é um nome delicado,um nome que nos faz pensar na realeza.

    ResponderExcluir
  9. Eu acho um nome lindooooooo,doce,delicado e meigo na medida. Imponente,chic e por incrível que pareça nunca associei ele a estéril. Fico muito em dúvida entre Ester e Aurora.

    ResponderExcluir
  10. Meu apelido é Ester(:

    ResponderExcluir
  11. A minha filha é Ester Sofia e sou apaixonada por esse nome

    ResponderExcluir
  12. Meu nome é Esther e gosto muito dele. Meu pai queria um nome bíblico e lembrou da Imperatriz Ester, que foi corajosa ao defender os judeus.

    ResponderExcluir