quarta-feira, 12 de abril de 2017

As Marias - Maria do Céu


Maria do Céu é um dos nomes da minha vida, cresci a ouvir e a conviver com este nome, e sem dúvida alguma, é o meu composto com Maria favorito. O céu é fonte de inspiração, é poesia, é misticismo. Em Portugal, infelizmente, Céu só pode ser registado como segundo elemento do nome, precedido da partícula "do".

Tal como a minha avó paterna, acredito que maior parte das Maria do Céu, sejam tratadas apenas por Céu e é esta possibilidade que me faz gostar tanto deste composto.

Maria do Céu tem uma conotação muito grande com a religião o que pode ser uma vantagem para uns e uma desvantagem para outros. De qualquer modo, Maria do Céu parece-me bem mais fresco do que Maria da Conceição, Maria do Rosário ou Maria do Carmo, por exemplo.

Em 2014, em Portugal, 4 bebés foram registadas Maria do Céu, nasceram 3 Maria da Conceição, 15 Maria do Rosário e 67 meninas receberam o nome Maria do CarmoAcredito que os 15 e os 67 registos se devam ao facto da religiosidade ser fortemente marcada no nosso país e também devido aos tão amados diminutivos RosarinhoCarminho.

Mas voltando agora ao meu querido Maria do Céu, não tenho dúvidas que uma pequena Maria adorasse ter este nome, é um composto primoroso. Imagino uma criança portadora deste nome a fazer inúmeros desenhos do céu e a mostrar-se orgulhosa por ter um nome tão sublime, delicado, encantador e romântico.

Partilham da mesma opinião que eu sobre Maria do Céu ou o vosso coração palpita mais por outro composto com Maria?


Fontes consultadas:
IRN, SPIE, O Blog dos Nomes.

7 comentários:

  1. Nome da minha avó materna, que não cheguei a conhecer.. :) Gosto do nome, acho-o muito giro e fresco, lembra-me a Primavera!

    ResponderExcluir
  2. Nome pra mim, não pode ter duplo significado. Aprendi na escola que substantivo próprio é bem distante de substantivo comum. Então ouvir um substantivo comum como próprio dá uma agonia no ouvido... não dá. Nunca ouvi esse nome aqui na minha cidade. Nome é nome. e composto com MARIA, fico com o meu MARIA ANGÉLICA.

    ResponderExcluir
  3. Acho Céu lindo como nome próprio, mas o composto Maria do Céu me soa pesado. Ana Céu me passa mais leveza, prefiro. Mas composto com Maria nessa mesma vibração literal, é Maria Lua o que mais gosto!

    ResponderExcluir
  4. Céu é um dos meus nomes favoritos. Acho-o um mimo absoluto, mas tenho sempre receio em utilizar nomes literais não convencionais. Acho que não o conseguia fazer, mas adoro imaginar uma filha chamada Céu - não Maria do Céu :)

    ResponderExcluir
  5. A minha mãe é Maria do céu! Sempre foi tratada por céu. Adoro o nome e acho que ficava perfeitamente usável nos dias de hoje!

    ResponderExcluir
  6. Não gosto acho pesado. Mas gosto só de Céu.

    ResponderExcluir
  7. Hoje, não sei o porquê, me veio esse nome em mente. Vim pesquisar. É lindo e doce!

    ResponderExcluir