terça-feira, 25 de julho de 2017

Lázaro



Há já alguns anos, no vasto mundo da internet, li algures o comentário de uma mãe portuguesa que dizia ter dois filhos: o Lázaro e a Angelina. Até então, Lázaro era-me um nome completamente indiferente, associava-o à história bíblica e pouco mais. Nunca conheci ninguém assim chamado e na lista dos meus antepassados também não figurava o nome. Mas, de repente, ei-lo num comentário aleatório na internet lado a lado com aquele que é o meu nome predileto para menina.

Agora quando penso em Lázaro consigo apontar com facilidade o que mais me atrai nele. E começo desde já pela sonoridade: é forte, bonita e marcante. Adoro o som dos -r- tal como já disse em tantas publicações antes e, além disso, adoro a grafia: morro de amores por aquele  -z- ali bem demarcado a meio. E apesar desta força toda, é inegável que Lázaro continua a me parecer um nome simultaneamente suave e delicado. Como cereja no topo do bolo, é um nome antigo que à primeira vista pode parecer um nome meio empoeirado – chamem-me ultrapassada mas no geral são só estes nomes que me cativam o coração!

Na verdade, o nome é realmente é antigo – remonta o tempo de Jesus Cristo se bem se lembram da história do homem, amigo de Jesus, que havia morrido e foi por ele ressuscitado – mas nem por isso foi alguma vez popular. Durante o século XX em Portugal foi pouco utilizado (nunca ultrapassando os 16 registos anuais) e , no mesmo período de tempo no Brasil, foram registados 56 mil homens com este nome.

Nos últimos anos, temos o registo de 26 meninos nascidos em São Paulo em 2015, e 55 em 2016. Em Portugal, em 2014 foram registados 8 meninos (um deles Lázaro Luís), em 2015 foram registados 6 e em 2016 4. Os números são reveladores de um desinteresse generalizado pelo nome, mantendo-o muito afastado dos tops – o que é ótima notícia para aqueles que adoram nomes pouco utilizados mas simultaneamente familiares.

Como todos os nomes que pertencem a esta categoria, reserva-se alguma atenção ao facto de a população em geral estranhar uma escolha tão diferente do habitual. Nesta linha de pensamento, partilho convosco que soube de um menino chamado Lázaro que nasceu há pouco tempo. Foi uma surpresa para todos (imaginem os comentários!) mas percebi que o nome foi dado em função de uma gravidez muito complicada e, em parte, foi recuperado pela associação ao Lázaro da Bíblia, que venceu a maior adversidade do mundo: a morte. Neste sentido, até acho que o nome é imbuído de um simbolismo muito bonito, o renascimento, o recomeço, como a analogia da fénix. Muito interessante, muito bonito. O próprio significado corrobora esta ideia, pois Lázaro, que é um nome hebraico (originalmente Eleazar), significa “Deus ajudou”.

Consigo ver Lázaro a formar um par lindíssimo com Valentim, por exemplo, um nome que tem conquistado cada vez mais os portugueses. Como par feminino podia dar mais exemplos, nomeadamente Lázaro & Victória pelo significado, mas nenhum chegaria aos calcanhares de Lázaro & Angelina, que fez com que eu gostasse do nome em primeiro lugar.

Não sei se Lázaro teria hipóteses de entrar nas vossas listas, fica aqui apenas a minha opinião de que é um pequeno tesouro que não deve deixar embaraço a ser utilizado. É forte, é sonante, tem uma história forte e um simbolismo bonito. Em termos sonoros e gráficos também o equiparo a Baltasar/Baltazar. Não tenhamos medo de usar nomes fora da caixa!

Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, SPIE.

5 comentários:

  1. Gostei muito de ler Joana! Sinto que faz falta coragem aos pais para se atrevem a ser diferentes, e dar "nomes personalizados" a seus filhos. Um nome com significado bonito e ainda mais adaptado ao nascimento em causa significa muito amor, um belo começo para essa criança. Obrigada por partilhar a estória desse pequeno Lázaro!

    ResponderExcluir
  2. Como sabes adoro Lázaro. É um dos meus nomes favoritos :) não gostei do par Lázaro e Angelina porque não gosto de Angelina mas amei Lázaro e Baltazar. Também adoro esse Z aí no meio do nome, adoro a letra Z!

    ResponderExcluir
  3. Adoro Lázaro. E gostaria que escrevesse sobre o nome Zaqueu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falaremos sobre Zaqueu assim que possível. Gratos pelo interesse :)

      Excluir